Você sabe produzir fotos para a sua loja virtual? Essa é uma dúvida frequente e que tem prejudicado muitos lojistas. Por isso, vamos abordar o assunto por meio de dicas que poderão ser implantadas em seu negócio. Antes de prosseguirmos, já adiantamos que todas elas são viáveis e fáceis de serem adotadas!
Você deve, em muitos momentos, se questionar se, realmente, é necessário se preocupar com as fotos dos produtos expostos em seu e-commerce. Olha, podemos afirmar que sim e que esse fator é essencial para as suas vendas. Vamos entender tudo isso?
Por que ter boas fotos em minha loja virtual?
Quando você vai comprar algo em um comércio físico, você pode ver o produto de perto, tocá-lo e experimentá-lo. Já em uma compra virtual, isso ainda é impossível.
Assim, é tão necessário que você publique fotos fiéis aos produtos ofertados. Imagens em alta resolução, que ofereçam detalhes da mercadoria, serão decisivas para o fechamento da compra.
Para isso, é necessário investimento de tempo e dinheiro, porém, garantimos ser bem menos do que você imagina. Então, se você não pode contratar um fotógrafo profissional, separamos algumas dicas que vão te guiar na produção de fotos bonitas e funcionais para o seu e-commerce.
Mas, antes, vamos saber mais sobre as opções de câmeras disponíveis no mercado e qual é a mais indicada para o seu uso.
Como escolher a minha câmera fotográfica?
Primeiro, é preciso que você saiba que há duas opções de câmeras no mercado: as compactas e as profissionais.
As compactas possuem bom preço e uma boa qualidade. Geralmente, elas são pequenas e de fácil manuseio, podendo oferecer zoom eficaz, aproximando em até três vezes a distância.
Já as profissionais, como o próprio nome sugere, são equipamentos voltados para um uso específico e apresentam mais funções do que as compactas. Porém, existem opções para iniciantes.
Então, como decidir? Tenha em mente que uma câmera top não é a sua necessidade no momento. Então, descarte a compra de um modelo caro e cheio de funções que você, provavelmente, não vai utilizar.
Mesmo as câmeras compactas, que são mais simples, podem ser úteis nesse momento. Elas possuem boa resolução e irão proporcionar facilidade na utilização.
Outra dica boa é apostar nos modelos voltados para profissionais iniciantes, já que eles unem bom preço, qualidade superior às compactas, funções necessárias para boas fotos e facilidade no manuseio.
Para saber mais detalhes, separamos um post que explica tudo isso, publicado no blog do Conservatório de Belas Artes de Joinville.
Dicas para produzir as fotos da sua loja virtual
Agora que já conversamos um pouco sobre a escolha da câmera, vamos às sugestões para que você e sua equipe produzam, de maneira independente, as fotos da sua loja virtual.
Como dissemos, mesmo as opções compactas fornecem boas fotografias. O importante é que você conheça todas as funções do equipamento escolhido e saiba manusear o controle de luz, foco e velocidade do clique. Tudo para que as imagens não saiam tremidas.
Monte um pequeno estúdio
Quando a gente fala em estúdio fotográfico, logo imaginamos um local grande e cheio de equipamentos. Porém, você pode ter o seu cantinho de fotos sempre a postos para você e sua equipe.
O que você vai precisar? Equipamento de fotografia, papel ou tecido branco para as fotos still (imagens que não utilizam pessoas) e uma boa iluminação.
Opte por luzes brancas e evite as amareladas.
Alta resolução
Uma coisa muito importante: ofereça imagens em alta resolução, com qualidade acima de 300 dpi ou 2 MB. Essa opção é essencial para que o cliente visualize o seu produto de forma satisfatória.
Opte pela luz do dia
Fotografar de dia sempre será a melhor opção. A luz natural favorece qualquer tipo de foto e vai trazer melhores resultados para você. Pode apostar!
Utilize duas fontes de luz
E, por falar em luz, indicamos a utilização de duas fontes de luz branca, tudo para que a sua foto fique com a iluminação adequada e sem pontos escuros.
Utilize um fundo branco
Ter um fundo branco proporciona destaque ao seu produto. Isso porque essa é a cor ideal para não “brigar” com nenhum detalhe.
A técnica para esse efeito é chamada de “curva infinita” e você pode fazer de maneira fácil. Quer ver? Posicione um papel ou tecido branco atrás do produto, prenda a parte de cima com ganchos, de forma a criar uma ligeira curva, e pronto!
Mostre todos os detalhes do produto
Como explicamos no início do texto, as pessoas não poderão ver seu produto de perto. Então, ofereça imagens em vários ângulos e, se possível, com o recurso do zoom.
Evite o flash da câmera
Como dissemos, a luz natural sempre será a ideal para a foto. Então, sempre que possível, use essa opção e evite o flash. Poucas pessoas ficam atentas a isso, mas proporciona um aspecto artificial e pode prejudicar detalhes do produto como, por exemplo, a alteração de cor.
Humanize as suas fotos
Humanizar as fotos, principalmente se você trabalha com roupas e acessórios, faz com que o cliente se identifique com a peça. Além de aumentar as chances de vendas casadas.
Quer ver? Se você ofertar uma camisa, as chances da pessoa também querer o shorts da foto são muitas!
Outra dica é sempre oferecer uma foto still (sem o uso de uma modelo) + uma opção com alguém utilizando o produto.
Mas, aqui, um cuidado: o foco sempre será no produto e não na pessoa que está servindo como modelo. A ideia é que o cliente visualize como a peça fica no corpo.
Na descrição da foto, também é indicado incluir todas as medidas da modelo.
Utilize editores de imagem
Por fim, você pode utilizar alguns programas para fazer correções e produzir fotos, mas não exagere, ok?
Para isso, indicamos o Photoshop (há muitos tutorais no Youtube que ajudam iniciantes), o Pixrl e o Fotor. Vale ressaltar que os dois últimos são mais fáceis de mexer!
Você está preparado para produzir fotos para a sua loja virtual?
Agora que você já sabe como começar a produzir fotos próprias para a sua loja virtual, baixe o nosso eBook sobre Marketing Digital para o seu e-commerce. Por ele, você vai ter ideias incríveis para aproveitar essas imagens não só em seu site, mas também nas suas promoções via e-mail, marketing, redes sociais.
Cuide com muito cuidado da preparação das fotos da sua loja virtual. Com certeza, esse é um fator que pode influenciar bastante nas suas vendas. Sobre isso, se você quer saber mais sobre o que tem prejudicado o seu negócio, solicite um check-up gratuito conosco!
Boas vendas 😉