Você conhece ou já escutou falar sobre o termo “Featured Snippets”? Também conhecido como “posição zero” do Google, ele é uma das mais importantes estratégias para que o seu negócio esteja no topo das buscas na internet, e tudo, claro, começa a partir do SEO. Vamos entender juntos? Confira!
O que são os Featured Snippets e a relação do termo com estratégias de SEO?
Como contamos no spoiler acima, os Featured Snippets têm relação direta com estratégias de SEO, uma das principais do mercado do marketing digital.
O SEO funciona a partir de um estudo de palavras-chave que serão fundamentais para o rankeamento do seu conteúdo e/ou site nas buscas do Google. Neste texto, explicamos mais sobre SEO para e-commerce, além de detalhar como funciona esse mecanismo de busca.
Estando bem rankeado, entre as primeiras posições, o seu site/conteúdo poderá se tornar um Featured Snippet, alcançando o principal destaque para a busca de determinado termo. Como ele aparece antes mesmo da primeira posição, o Featured Snippet ficou também conhecido como “posição zero” do Google.
Abaixo, veja o exemplo de um de nossos conteúdos. Ao buscar por “calendário do e-commerce”, o nosso texto aparece com destaque, sendo reconhecido como o principal resultado para aquele assunto.
O que é preciso para se tornar um Featured Snippets?
Antes de tudo, é necessário ter uma boa estratégia de SEO e se comprometer com ela. Isso começa antes mesmo de colocar a sua loja virtual no ar, já que o SEO está em tudo dentro do seu site: desde conteúdos no blog até nos nomes inseridos nos seus produtos e descrições. Baixe o e-book que preparamos sobre o assunto, é de graça!
Então, sim, tudo começa pelo SEO. Mas, estar na primeira posição te garantirá a posição zero? Nem sempre. Após pesquisas, foi confirmado que há como ser um Snippet sem, necessariamente, estar como o melhor resultado na busca.
Segundo pesquisa feita pela equipe do Rob Bucci, fundador e CEO da STAT Search Analytics, dos snippets encontrados, apenas 30% eram linkados ao primeiro lugar da busca. Já os outros 70% eram puxados de outras posições – todas dentro da primeira página do Google.
Sendo assim, você pode estar no terceiro lugar e aparecer como a posição zero para determinada palavra ou termo. Antes, era até possível ser um snippet e, também, ser visto novamente na primeira página, contabilizando duas menções ali. Mas, desde janeiro de 2020, isso mudou e vamos contar mais à frente.
Um Snippet irá aparecer a partir de um resumo completo para a persona que faz tal busca dentro do Google. Por isso, para além da posição no ranking, o seu conteúdo precisa ser completo, direto, focando em uma construção real de informações, e não apenas na repetição de termos para serem lidos por um robô.
Por que é tão importante alcançar a posição zero no Google?
A concorrência na internet aumenta a cada dia. Todos os dias há milhares de conteúdos sendo publicados, novos sites e e-commerces sendo lançados. Então, é preciso se destacar e a melhor forma para isso é estar no topo das buscas de determinado assunto.
Conquistar isso de maneira orgânica, sem anúncios, traz mais credibilidade para o leitor/consumidor, que terá o seu site/blog/e-commerce como referência para outras pesquisas futuras. Além de pegar aquele determinado clique, há muitas chances de converter o usuário para mais visitas.
Por fim, também podemos afirmar que temos cada vez menos tempo para ficar em pesquisas na internet, e o ranking do Google funciona como uma curadoria do que é válido ou não ver sobre determinado tema. Então, se está no principal destaque, já é um grande sinal de que, sim, ali estará toda a informação da qual você necessita.
Featured Snippets e as mudanças feitas pelo Google em 2020
Era apenas o início do ano, mas o Google já estava causando entre as comunidades e especialistas de marketing digital.
Após anunciar várias mudanças, que visam deixar as páginas de buscas mais diretas, a empresa contou que os Featured Snippets deixarão de aparecer duas vezes na primeira página da plataforma.
Então, em resumo, antes você poderia ter um snippet e, também, estar no ranking 2 daquela busca. Porém, agora, isso não acontecerá mais e esse seu conteúdo será “apenas” a posição zero do Google – caso ele seja reconhecido como tal. Portanto, não haverá duplicidade de menção.
Isso é ruim? Se analisarmos bem, não. De acordo com o Google, muitos usuários saiam das páginas após perceberem que os conteúdos mostrados eram, na verdade, um mesmo texto/página já listado no destaque.
Então, a iniciativa irá diminuir, por exemplo, a taxa de rejeição daquele material e, claro, otimizar as estratégias do Google para a SERP (páginas de resultados nos mecanismos de busca) ser, cada vez mais, objetiva.
Sendo assim, a longo prazo, será bom para os usuários, empresas e para o Google. Então, deixe as polêmicas de lado e foque em construir páginas e textos otimizados para SEO, mas também ricos em informações e realmente relevantes para o público.
Aqui na Bertholdo, oferecemos consultoria para além da construção do seu e-commerce e podemos te ajudar a ser vários Featured Snippets. Contacte-nos e saiba mais! #VempraBertholdo