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Experiência do usuário: por que ela é essencial para o e-commerce

Saiba como resolver problemas da sua loja virtual fazendo uma análise e entendendo a experiência do usuário, dentro do e-commerce.

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A forma com que os consumidores se relacionam com as marcas vem passando por mudanças diárias. Trazer esses consumidores para o centro do seu projeto não é uma tarefa fácil — mas muito menos impossível. Analisando e entendendo a experiência do consumidor dentro do e-commerce, os pontos a serem melhorados ficam mais evidentes — para que, assim, as ações sejam tomadas de maneira assertiva.

Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos a importância da experiência do usuário para a sua loja virtual, e como ela pode facilitar o relacionamento dele com a sua marca. Confira!

Experiência do usuário

Facilitando a jornada do consumidor pelo e-commerce

O objetivo da experiência do usuário no e-commerce é atender às necessidades específicas do consumidor — mas sem causar confusões ou incômodos nele. Isso acontece quando você consegue fazer esse consumidor cumprir o objetivo dele, sem desistência, dentro da loja virtual — por meio de passos simples e práticos que o levam a navegar pela loja sem dificuldades.

A experiência de alta qualidade do usuário ocorre quando o conjunto do e-commerce possui o mesmo foco — ou seja, quando as áreas de marketing, engenharia, design gráfico e industrial, cadastro de produtos e design de interface atuam para melhorar a passagem desse consumidor pela loja. Juntas, essas áreas devem levá-lo para o foco central do projeto.

Conhecendo as reais necessidades do consumidor

Para entender o que faz sentido para um determinado consumidor, precisamos conversar com ele, ouvi-lo e observá-lo. Apenas compreender o seu comportamento não certifica o sucesso do projeto — muito menos garante que ele vá comprar os produtos no seu e-commerce. Portanto, entendê-lo e saber como ele se comporta na sua loja virtual te ajuda a aumentar significativamente as chances do seu negócio dar certo.

Com base nos conhecimentos adquiridos a partir da experiência do usuário, os times envolvidos no desenvolvimento do seu e-commerce passam a ter insights que vão estimular, por meio de atitudes inovadoras, a melhoria da navegação da loja como um todo.

Fique por dentro de novidades e dicas para a sua loja virtual!

Reconhecendo a importância da experiência do usuário

Todas as ações que envolvem experiência do usuário em um e-commerce levam o consumidor a ter mais engajamento e envolvimento, aumentando as chances de conversão. Isso torna o processo de compra mais rápido e fácil — e, inclusive, fideliza esse consumidor.

Mas essa experiência nem sempre começa a partir do momento em que ele chega ao site da loja virtual. Ela pode iniciar-se com as campanhas de marketing nas mídias sociais, que dão o tom certo ao que o seu e-commerce pretende ser ou é.

Além disso, otimizar a navegação do início ao fim faz com que as taxas de abandono de carrinho diminuam. Hoje, 80% dos consumidores que abandonam os seus carrinhos o fazem porque, nas lojas, existem problemas sérios relacionados às informações solicitadas — ou excesso de campos para preencher nos cadastros.

Entendendo a diferença entre experiência do consumidor, interface do usuário e usabilidade

A interface do usuário é aquela parte visível para ele durante a navegação pelo seu e-commerce. Apesar de ela parecer impecável, com campos bem delimitados e cores chamativas para os cliques corretos, a interface pode ser prejudicada caso o banco de dados da loja virtual não funcione perfeitamente durante uma busca por um produto, por exemplo.

Já a usabilidade é um atributo da interface do usuário. Ela está relacionada à qualidade do quão fácil o sistema é de aprender, agradável de navegar e eficiente nas respostas daquilo que estamos buscando fazer. Por fim, a experiência do consumidor entra como um conjunto desses dois fatores.

Gostou das nossas dicas de experiência do usuário? Coloque-as em prática e você vai ver como seu e-commerce vai crescer! E para que a experiência do consumidor não seja afetada a ponto de ele não querer retornar, confira também nosso post com os sete erros que o seu e-commerce deve evitar para não perder clientes!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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