Não se fala em outra coisa nas redes sociais: as estratégias de marketing no BBB 20 (Big Brother Brasil) estão se tornando verdadeiros cases de sucesso. Mas, o que isso pode ajudar nas vendas do seu e-commerce?
Neste conteúdo, vamos te explicar sobre elas e trazer, também, inspirações para o seu negócio: do marketing de influência à fórmula de lançamento.
Entenda o contexto do Big Brother Brasil 20
Quando a Rede Globo anunciou que o BBB 2020 teria influenciadores digitais, logo, surgiu aquele burburinho nas redes sociais e, também, nos veículos especializados. “Será que vai dar certo?”. Afinal, o reality show sempre foi focado em anônimos.
Dando certo ou não, já no início, o programa fez com que pessoas, que antes não assistiam a ele, tivessem a curiosidade de, pelo menos, dar aquela espiadinha. Ali também estavam, além do time de famosos, um grupo que, ainda, não era conhecido pelo público.
A estratégia, chamada de Multiplataforma, visava unir a mídia tradicional, TV, com as novas plataformas, como é o caso do Instagram. Nessa, duas participantes, Manu Gavassi e Bianca Andrade, a Boca Rosa, saíram à frente e estão sendo analisadas, e apontadas, como cases de marketing dentro do BBB 20. O motivo? Vamos ver agora!
As estratégias de marketing no BBB 20: da influência nas redes aos lançamentos físicos
Marketing de Influência
A primeira grande sacada das estratégias de marketing do BBB 20, claro, começou quando Boninho, diretor do programa, viu nos influenciadores digitais um meio de alcançar um público que nem era nascido quando a primeira edição do BBB foi ao ar, ou, então, pessoas que não assistem mais à TV.
O fato é que, hoje, os influencers são os divulgadores de várias ações, produtos e lançamentos, tornando-se os porta-vozes de uma ideia nas redes sociais (Instagram, Youtube, Spotify e por aí vai).
Dizem que o BBB, só neste ano, irá faturar mais de 200 milhões de reais, sendo que nos últimos anos o valor chegava a “apenas” 20 milhões.
Por isso, escolha influenciadores que têm a ver com o seu produto e aposte nessa estratégia que continuará sendo muito forte em 2020.
Fórmula de lançamento e storytelling
A cantora, atriz e influenciadora Manu Gavassi já era muito conhecida por boa parte do público desde que surgiu na equipe da revista Capricho, voltada para o público adolescente. Porém, ainda era um nicho específico e ela, então, tem utilizado o BBB para ampliar esse reconhecimento.
Amiga de celebridades como Bruna Marquezine, Manu tem sido constantemente citada pelos amigos, que torcem por ela e compartilham seus momentos dentro do programa. Mas, o grande trunfo está sendo as suas estratégias de “Storytelling” e “Fórmula de Lançamento”, que ela e sua equipe deixaram prontas antes da entrada na casa.
Manu Gavassi gravou vários vídeos, em formato storytelling e tem postado no Instagram (Feed e IGTV) desde o início dessa temporada do BBB. Neles, Manu contou, de maneira divertida, como e porque aceitou participar do “retiro espiritual”.
A ideia viralizou e ela, em um único dia, ganhou mais de 1 milhão de seguidores, sendo reconhecida como a pessoa que mais ganhou “follow” naquele dia.
E tem mais: após 2 semanas de programa, Manu Gavassi colocou a “Fórmula de Lançamento” em prática e divulgou o seu novo single, “Áudio de Desculpas”.
Um dia antes, sua equipe publicou uma foto onde dizia: “Big News: hoje, às 19h”. Claro que os seguidores ficaram curiosos e ligados! Assim, no horário marcado, estava lá um teaser do novo clipe da cantora, simultaneamente postados no Youtube. O resultado: em apenas 1 dia, mais de 1 milhão e meio de views!
E ela continua, já que, recentemente, foi lançado o seu EP na plataforma Spotify. Vamos ver o que mais Manu Gavassi irá lançar enquanto estiver dentro do reality show. Mas, de uma coisa temos certeza: as estratégias de marketing no BBB 20, para ela, estão além dos números, já que Manu se tornou uma das queridinhas da edição.
Personal Branding e estratégia OFF + Online
Bianca Andrade, a Boca Rosa, entrou no BBB como a famosa mais seguida e mais polêmica da casa. A ideia da influencer e empresária, inicialmente, era melhorar a sua imagem junto ao público e, também, alavancar as vendas físicas das suas marcas “Boca Rosa Beauty” e “Boca Rosa Hair”.
Além disso, ela também queria ampliar a divulgação e o alcance de seus “publis”, todos já programados antes do início do programa.
A verdade é que, começando pela estratégia de “Personal Branding”, algumas coisas não deram tão certo, já que, após polêmicas também dentro do Big Brother Brasil, Bianca, até então, já perdeu quase 1 milhão de seguidores.
O público não gostou nada de algumas atitudes dela em relação às suas críticas ao Feminismo, um suposto interesse em outro participante mesmo com namorado aqui fora, e outras coisas mais.
Analisando o comportamento de Bianca Andrade no programa, podemos dizer que uma equipe preparada, ótima verba e ótimas ferramentas não conseguem segurar mal comportamento do influencer/marca em questão.
Por isso, ao fazer o “Personal Branding” seja coerente com as causas que abraça e divulga, assim como declarações publicadas e postadas. O público está de olho e não perdoa a falta de verdade e coerência.
…mas, Bianca Andrade conseguiu que parte da estratégia desse certo
Porém, nem tudo tem dado errado para ela, já que após divulgar sua linha de make dentro do programa, mostrando que após festas, choros e etc, tudo ainda está intacto, as vendas subiram, o que fez com que a Payot, parceira de Bianca Andrade, emitisse um comunicado que não irá desfazer o contrato atual com a influencer.
E lembra dos “publis” que citamos lá em cima? Pois bem! A cada domingo, dia de votação no BBB, sua equipe publica fotos com marcações das grifes parceiras de Bianca, alavancando as vendas das empresas e popularizando seus looks.
Como isso aconteceu? Ela fotografou TODAS as produções previamente, deixando tudo planejado em relação a isso.
Viu só como o seu e-commerce pode se beneficiar, e muito, das redes sociais? Saiba como fotografar suas peças e gerar desejo no consumidor.
Aplique as estratégias de marketing do BBB 20 no seu negócio.
Se precisar de ajude, conte com a gente.
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