O Big Brother Brasil 21 está dando mais um show quando o assunto é marketing. A bola da vez é a estratégia de cupons de descontos que o reality show montou para a atual edição. Você tem reparado em quantas oportunidades estão disponíveis a cada programa? Vem que a gente te conta!
Ano após ano, depois de um período de certa decadência e baixa audiência, o BBB vem chamando a atenção pela forma como tem unido as plataformas convencionais às digitais. Leia, aqui, mais sobre os influenciadores digitais na edição de 2020.
Esse tipo de tática é chamada de Omnichannel, que é quando uma determinada marca utiliza de vários canais de comunicação para repassar uma mensagem. O intuito é que haja convergência de mídias e o usuário/telespectador não veja diferença entre o universo online e offline.
Como exemplo, e assunto deste texto, destacamos a estratégia de cupons de descontos, em que, durante os programas, são lançadas promoções para quem assiste ao reality Global. Marcas como Lojas Americanas, Ifood e McDonald’s já foram alguns dos destaques.
Para alcançar êxito nesse tipo de ação é necessário que o desconto seja atraente e tenha um período determinado para ser utilizado, gerando urgência e escassez na mente do consumidor. Para além disso, também deve haver uma estratégia de comunicação condizente com a oferta.
Veja, abaixo, como a Americanas tem utilizado o espaço em horário nobre para crescer ainda mais em venda e em reconhecimento de marca.
Loja Americanas no BBB 21: estratégia de cupons de descontos. Use a ideia no seu e-commerce!
A Loja Americanas é um dos patrocinadores principais desta edição do Big Brother Brasil. Por isso, a marca está na atração, praticamente, duas vezes por semana. Seja nas batalhas ou nas festas dos brothers.
Mas são nas provas que os descontos, muito atrativos, aparecem e fazem a alegria dos espectadores. Durante as competições, Tiago Leifert, apresentador do Big, conta mais sobre a novidade e funcionamento da mesma, destacando as promoções vigentes para aquele dia.
A partir de um código QRCode exposto na tela da TV, ou código específico para o cupom, as pessoas migram do offline ao online rapidamente, de forma fluída e simples. Basta pegar o smartphone e aproveitar! Para isso, muitas ofertas são por tempo limitado ou com quantidade máxima de usos.
O resultado, além do aumento de vendas, é o reforço da marca na internet, aumentando as buscas do termo “Lojas Americanas” em toda a rede. Confira o gráfico abaixo retirado do site Google Trends durante fevereiro/março de 2021:
E como levar a estratégia de cupons de descontos para a sua loja virtual?
A boa notícia é que você pode se inspirar nos cases do BBB e utilizar esse tipo de ação no seu e-commerce. Para isso, selecionamos algumas dicas abaixo. Tome nota:
- Disponibilize cupons com descontos atrativos (30%, 50%. 60% por exemplo);
- Deixe claro que a promoção é por tempo limitado ou apenas para as X primeiras compras;
- Divulgue a novidade em suas redes sociais, e-mail marketing e site;
- Promova publicações no Facebook e Google Ads;
- Não prorrogue a ação e/ou não torne a ideia algo cotidiano, já que isso faz com que os consumidores não criem urgência em relação às ofertas;
- Utilize a estratégia de cupons de descontos para vendas vendas presas no estoque;
- Fazer esse tipo de ação em datas comemorativas é muito válido, mas que tal surpreender seus clientes e fugir do óbvio? Eles vão adorar e ne irão lembrar da concorrência!
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