fbpx

Como embalar e enviar produtos pelos Correios corretamente?

O envio de produtos é um dos pontos mais importantes para que um e-commerce seja bem-sucedido. Leia o artigo e descubra como executar essa tarefa de maneira eficiente!

✓ Conteúdo criado por humano

É fundamental que o dono de um e-commerce saiba como enviar produtos pelos Correios. Afinal, se erros forem cometidos nesse processo, a encomenda pode levar mais tempo para chegar até o cliente e — em alguns casos —, ela pode até ser perdida.

Esse é um problema que, além de gerar prejuízos para a loja virtual, prejudica a sua imagem, o que pode fazer, inclusive, com que novos clientes em potencial deixem de adquirir os seus produtos. Levando esse fato em consideração, preparamos este conteúdo para ajudar você com essa importante etapa do pós-venda. Leia o artigo e descubra agora como embalar e enviar produtos pelos Correios!

Como embalar e enviar produtos pelos correios

Um guia para embalar e enviar produtos pelos Correios

O modo como o produto — enviado por um e-commerce — é entregue impacta diretamente a visão dos clientes sobre a loja em questão. Por essa razão, é fundamental que os lojistas considerem a experiência do consumidor e tomem os devidos cuidados nesse processo.

Para ser bem-sucedido nessa tarefa, continue a leitura e descubra como embalar e enviar mercadorias pelos Correios!

Embalagem interna

Embalar uma mercadoria, e deixá-la em segurança, começa pela proteção utilizada dentro da caixa. Abaixo, listamos dicas para que produtos frágeis resistam à viagem via Correios:

  • embalar com plástico bolha: Famoso e querido por muitos, o plástico bolha evita atritos e protege utensílios de porcelana e vidro, por exemplo;
  • Isopor ou bolinhas de isopor: Colocar o produto em um ambiente de isopor, evitando com que ele fique de um lado para o outro dentro da caixa principal é outra dica de ouro quando falamos em enviar produtos pelos Correios;
  • Espuma: Essa ideia funciona para evitar o mesmo problema acima;
  • Jornais e revistas e retalhos de tecidos: Uma forma muito fácil e barata de manter a mercadoria firme dentro da caixa principal, sendo também uma maneira de reciclar papéis que você não usaria mais;
Uau box -
O cuidado na entrega dos produtos da Uau Box, empresa de assinatura com foco em produtos de beleza

Junto a isso, ter diferenciais como mimos (como um cupom de desconto para a próxima compra, balinhas, amostras e etc), um cheirinho agradável e até um cartão de agradecimento vai deixar o recheio ainda mais atraente aos olhos do seu cliente!

Embalagem externa

Após preparar a mercadoria, é hora de colocá-la na última proteção: a caixa externa. Lembre-se que esse será o primeiro contato visual do cliente com o produto adquirido no seu e-commerce, então, a primeira dica é ter caixas de papelão resistentes e de boa qualidade.

É indicado que a caixa seja um pouco maior do que a mercadoria. Aqui, no site dos Correios, tem dicas das dimensões, assim como limites de peso. Para pesar, tenha uma balança doméstica (daquelas de cozinha ou de banheiro).

Depois de embalado, ainda é necessário medir o comprimento, a largura e altura, tudo em centímetros. Isso ajudará na hora do envio, evitando imprevistos já que tudo isso impacta no valor final do frete. Nesse momento, também indicamos encapar a caixa com papel pardo, o que ajudará, ainda mais, na proteção e na estética.

Enviar produtos pelos Correios também é uma chance de fazer propaganda da sua loja virtual, sabia? Colocar adesivos da sua marca, na caixa, além de deixar um ar profissional também reposiciona seu nome para quem tiver contato com a entrega.

Para isso, elabore adesivos onde tenha, além do nome e logo, o endereço do seu e-commerce e o segmento! Por fim, e não menos importante, nunca se esqueça de anexar, dentro de um plástico transparente, a nota fiscal, combinado?

#DicaBertholdo: evite comprar caixas dos Correios, o valor é mais elevado. Compre junto a empresas especializadas e em maior quantidade.

Como embalar e enviar produtos pelos correios

Black Bertholdo

A hora de enviar produtos pelos Correios

Chegou o momento de colocar os endereços: o destinatário e o remetente. Não os coloque juntos, mas, sim, na frente e no verso. Também passe uma fita adesiva larga e transparente sobre o papel. Essa dica evita que a folha se rasgue pelo caminho e que haja algum problema com a entrega.

Os fatores que influenciam o custo do frete

Um dos pontos mais importantes que uma pessoa — que deseja saber como enviar produtos pelos Correios — precisa entender é a formação do preço do frete. Afinal, esse fator influencia diretamente os seus custos de envio e, dependendo de seu valor, pode até mesmo fazer com que os clientes desistam de comprar as mercadorias.

Basicamente, os custos de envio dos Correios estão relacionados às seguintes variáveis:

  • o CEP de origem da encomenda;
  • o CEP de destino da encomenda;
  • o peso da encomenda;
  • a modalidade de envio selecionada;
  • as dimensões do pacote da encomenda;
  • os custos relacionados a serviços adicionais.

Levando essas informações em consideração, o lojista pode implementar estratégias para reduzir os seus custos de frete. Ele pode — por exemplo — focar os seus anúncios nas regiões cujo CEP tem custos mais baixos de envio. Isso tende a reduzir os gastos para o cliente, tornando, assim, a sua loja uma opção mais interessante.

As modalidades para entregas de encomendas grandes pelos Correios

Dependendo do tipo de produto negociado pela loja online, é possível que ela precise lidar com o envio de mercadorias grandes. Essa é uma questão que tende a criar muitas dúvidas para os lojistas.

Basicamente, os Correios contam com duas opções para o envio desse tipo de encomenda — SEDEX Grandes Formatos e PAC Grandes Formatos. Continue a leitura e confira algumas de suas principais características!

SEDEX Grandes Formatos

O SEDEX Grandes Formatos nada mais é do que uma versão da famosa modalidade de envios SEDEX, que é voltada exclusivamente para o envio de mercadorias grandes. Assim como ocorre com o SEDEX convencional, essa modalidade garante uma entrega rápida e segura. Contudo, obviamente, os seus custos são mais elevados em relação ao PAC Grandes Formatos.

Guia para embalar e enviar produtos pelos Correios

PAC Grandes Formatos

Já o PAC Grandes Formatos, por sua vez, é a versão do já bem conhecido PAC para a entrega de mercadorias maiores. Assim como ocorre com o SEDEX Grandes Formatos, essa modalidade do PAC oferece uma entrega segura e eficiente.

É importante levar em consideração, porém, que os envios feitos pelo PAC Grandes Formatos levam mais tempo para chegar a seu destino. Esse é um problema que pode ser compensado pelo fato de o seu custo ser inferior ao do SEDEX Grandes Formatos. Por fim, é interessante ressaltar que, para os dois modelos de envio, tanto o SEDEX Grandes Formatos quanto o PAC Grandes Formatos, existe um limite de peso. Eles só entregam encomendas com um peso igual — ou inferior — a 30 kg.

Os cuidados com o endereçamento

Outro ponto muito importante, quando pensamos no envio de produtos pelos Correios, é o endereçamento. Isso ocorre porque, se os dados relacionados ao endereço estiverem incompletos ou errados, a encomenda simplesmente não pode ser enviada. Para que esse entrave seja evitado, um dos lados do pacote deve conter as seguintes informações:

  • o CEP do destinatário da encomenda;
  • o endereço completo do destinatário da encomenda — inclusive, o nome da cidade e a sigla do estado;
  • o nome completo do destinatário da encomenda.

Já do outro lado do pacote, o lojista deve acrescentar os seus próprios dados. Uma vez que a tarefa de preencher todas essas informações pode ser complexa para um negócio que lida com muitos envios, o site dos Correios tem uma área exclusiva para que as pessoas criem etiquetas de endereçamento online.

Como visto, é fundamental que o lojista saiba como enviar produtos pelos Correios corretamente. Afinal, sem esses conhecimentos, a experiência do cliente pode ser comprometida, o que seria ruim para o próprio negócio. A grande questão é que outros fatores podem afetar negativamente a satisfação do público e, dentre eles, o atendimento pode ser encarado como um dos mais importantes.

A propósito, levando esse fato em consideração, preparamos um e-book para apresentar a você a importância do SAC para o e-commerce. Baixe o material e tenha acesso a esse conhecimento!

5/5 - (5 Votos)
Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima