O bom e velho e-mail marketing continua sendo uma das principais estratégias de comunicação entre você e o seu público. Isso porque, mesmo com o crescimento das redes sociais, ninguém deixou de lado o hábito de checar e-mails.
Por isso, muitas empresas apostam nessa ferramenta como uma forma eficaz de manter um relacionamento com os seus clientes e fidelizar a base a longo prazo.
Porém, para alcançar o retorno desejado, é preciso estudar e estar atento às melhores práticas. Criamos, então, este conteúdo para servir como um guia, te proporcionando um passo a passo para um eficiente planejamento de e-mail marketing na sua empresa.
Vamos? Descubra como funciona, dicas para aplicar as melhores práticas e ainda um checklist do que não pode faltar. Confira!
E-mail marketing: como funciona?
O e-mail marketing nada mais é do que uma conversa entre você e os seus seguidores. Sabe quando você quer contar uma novidade para alguém querido e envia um e-mail à pessoa? É isso! Exemplificar o que esse contato significa, facilita (e muito) o entendimento de como você deve agir.
Pense, sempre, que você está conversando com alguém muito próximo. Abandone textos muito rígidos e cheios de regras! É claro que nós recomendamos adotar um bom português, mas nada de exageros ou excesso de termos técnicos — a não ser que seu público goste disso!
Para ter sucesso com campanhas de e-mail marketing, as mensagens devem conter conhecimento relevante para o público-alvo, algo que seja útil para ele. Só assim, ele terá uma interação com o material e poderá tomar uma determinada ação que você espera.
Por que o e-mail marketing é uma das melhores estratégias de comunicação?
O e-mail marketing é uma das melhores maneiras de manter o relacionamento contínuo com o seu público. Isso porque, por meio dele, você irá informar sobre lançamentos, promoções, novidades do seu e-commerce e muito mais, sempre de maneira próxima e amigável.
Com ele, há também um baixo custo de investimento. Sistemas como o Mail Chimp oferecem planos gratuitos e muito eficazes. Então, há como iniciar um bom planejamento de e-mail marketing do zero, transformando a ideia em retorno financeiro (conversões em venda) e construção de base de usuários (fidelização).
Um dos pontos altos é a assertividade na entrega do conteúdo. Por meio do e-mail marketing, se o envio for feito a 100 pessoas e todos os e-mails estiverem corretos, todos os destinatários irão receber a sua comunicação. Isso não acontece em plataformas como o Facebook e o Instagram que, cada vez mais, têm o alcance prejudicado pelos algorítimos.
Além disso, através desse meio, há como mensurar os retornos sem interferências. As plataformas de e-mail marketing entregam 100% dos resultados para a sua análise como, por exemplo, as taxas de abertura, que é um indicador tão importante para você saber como está a qualidade da sua base e seus conteúdos.
Quais são as melhores práticas para o e-mail marketing?
É preciso ter boas maneiras na hora de enviar o e-mail marketing. Permissão de envio, solicitação de encerramento do recebimento, frequência, relevância e tamanho do arquivo são alguns dos cuidados que você deve ter na hora do envio.
Os e-mails não solicitados podem se tornar um problema para a equipe que cuida dessa área nas empresas, porque os mesmos podem ser confundidos com spam. Então, para resolver essa e outras questões, existe o Código de Autorregulamentação do E-mail Marketing.
O documento foi elaborado por várias empresas e pode ser consultado. Assim, você não corre o risco de parecer invasivo. Por fim, tente fazer uma campanha precisa, na qual o cliente tenha uma percepção do que ele está vendo e lendo. Pense em uma linguagem visual e textual de fácil entendimento para a criação do seu e-mail marketing.
Como escolher quem irá ler as mensagens?
Antes de enviar seu e-mail marketing, pense: quem está aberto a conversar com a minha empresa? Quem deve estar na minha lista de envio das mensagens? Nada de enviar e-mail para todo mundo! O ideal é que você trace o perfil do seu consumidor e conheça suas preferências. É em cima disso que você vai criar laços com o seu público.
Para isso, montar um mailing é fundamental e você pode organizá-lo de duas maneiras:
- A primeira é selecionar os contatos já existentes em seu sistema e direcioná-los de forma específica. Por exemplo, se a sua loja virtual trabalha com descontos para clientes VIPs, crie uma lista para esse grupo. Assim, você poderá enviar campanhas com descontos diferenciados para eles.
- Agora, no caso de captura de novos leads (potenciais compradores), uma boa estratégia é criar landing pages. Essas páginas, que ficarão em seu site, funcionam como um formulário de registro de e-mails. Mas tenha calma! Recomenda-se não pedir muitas informações. Foque no nome e endereço eletrônico do usuário, ok? Atualize sempre os seus grupos de contato. Facilite seu trabalho e use um software que agende os e-mails. Otimize a sua vida!
Antes de enviar, como revisar seu e-mail marketing?
Agora que você já sabe o que representa essa estratégia, como planejar e escolher os destinatários, vamos mostrar uma checklist para você fazer uma revisão e não errar. Acompanhe!
Pense no calendário de envios
Para revisar seu e-mail marketing, crie um planejamento de envios. Isso é muito importante para evitar mandar mensagens demais em um curto espaço de tempo ou, ao contrário, para não ficar um longo período distante, o que pode fazer com que você seja esquecido pelo público.
O ideal é que você tenha um controle dos dias e até mesmo dos horários em que fará os envios dos e-mails. Se você seguir sempre um padrão, seu público já saberá da rotina e ficará esperando a próxima mensagem com ansiedade.
Verifique o conteúdo
Revisar o texto do seu e-mail marketing é primordial! Na verdade, esse é um ponto obrigatório. Se a mensagem chega ao leitor com erros de escrita, isso demonstra falta de cuidado e até mesmo uma certa inexperiência. Como consequência, a credibilidade da marca em si pode ser altamente afetada.
Uma boa dica para fazer essa revisão é utilizar corretores ortográficos automáticos, como o Word. Eles podem apontar alguns erros básicos. Mas atenção: nenhum corretor substitui a sua própria revisão! Então, tenha muita atenção à forma como você escreve. É muito interessante que você, antes de enviar o e-mail para sua lista de contatos, envie-o para você mesmo. Assim, leia novamente o conteúdo, clique em todos os links presentes e veja se está tudo certo.
Analise o layout da mensagem do e-mail marketing
Será que o layout que você escolheu para a mensagem está adequado? Esse é um dos pontos da nossa checklist para revisar e-mail marketing. Observe se o fundo da mensagem está agradável, se o texto está bem legível e se a aparência do e-mail é agradável. Verifique também se as imagens estão carregando corretamente.
Defina o público
Enviar um mesmo e-mail para toda a sua lista de contatos pode não ser uma boa ideia, pois cada consumidor tem necessidades diferentes.
O ideal é você traçar um fluxo de nutrição de conteúdo para cada etapa do funil de vendas. Assim, com os leads posicionados no funil, você saberá exatamente para quem deve enviar cada uma das mensagens, tornando-as mais relevantes e aumentando, assim, as taxas de abertura e conversão.
Determine e controle os indicadores
Por fim, não se esqueça de determinar e acompanhar os indicadores de desempenho. A taxa de abertura, por exemplo, avalia a parcela de pessoas que abriram o seu e-mail em relação ao total enviado. Já a taxa de cliques apresenta a parte que clicou nos links inseridos na mensagem.
É muito importante acompanhar esses indicadores para avaliar se a estratégia está realmente sendo eficiente. Com a mensuração dos resultados, você será capaz de conhecer melhor o seu público, identificando os conteúdos que mais despertam a atenção e a curiosidade dele.
E então, o que achou deste conteúdo? Agora que você já sabe quais são as melhores práticas para criar e revisar e-mail marketing, veja o que não deve ser feito de forma alguma em suas campanhas!
Quer descobrir como a Bertholdo utiliza o e-mail marketing em sua estratégia digital? É só assinar a nossa newsletter. Você recebe direto na sua caixa nosso melhor conteúdo todas as semanas.