As compras de supermercado online , também conhecida como e-grocery, estão alcançando os consumidores rapidamente. Entre 2020 e 2021, a venda de alimentos nesse modelo cresceu em 900% no país, segundo levantamento da Linx, empresa especialista em tecnologia para varejo.
Outra pesquisa da empresa indica que, no primeiro trimestre de 2022, as compras online em supermercado tiveram aumento de 12%. Os hábitos dos consumidores mudaram e o potencial dessa indústria não deve parar de se expandir nos próximos anos.
Se você quer aproveitar a onda de digitalização dos supermercados, precisa conhecer a tendência chamada e-grocery. Neste post, vamos explicar como ela funciona e os desafios envolvidos na sua implementação. Confira!
O que é e-grocery?
E-grocery consiste em uma plataforma online que permite que as mercearias vendam seus produtos pela internet. A palavra é uma junção do prefixo “e-”, que significa “eletrônico”, com o termo “grocery”, que significa “mercearia” ou “mercado” em português. Em resumo, podemos dizer que é uma “mercearia digital”.
Como funciona o e-grocery?
Os clientes não precisam ir de loja em loja em busca de determinado produto ou marca. Em um supermercado digital, tudo está presente na frente de seus olhos, ou melhor, na tela do celular.
Basta selecionar os produtos no carrinho de compras virtual, escolher uma forma de pagamento e confirmar o pedido. Normalmente, o consumidor pode esperar o pedido chegar ao endereço cadastrado ou fazer a retirada em um ponto de vendas.
Existem alguns modelos de e-grocery que podem apresentar características únicas. Por exemplo, a sua mercearia pode fazer parte de um aplicativo de comida como o iFood ou ter um site/aplicativo próprio para receber os pedidos.
Quais os desafios de implementar essa tendência?
Podemos resumir em três principais desafios a implementação do e-grocery. Veja quais são eles a seguir.
Armazenar e garantir a qualidade dos produtos
O modelo de negócios do e-grocery gira em torno do armazenamento de produtos e da entrega aos clientes. Em alguns casos, pode ser mais difícil manter o frescor dos produtos comestíveis.
Uma das soluções para esse desafio é comprar uma quantidade limitada dos produtos perecíveis. A ideia é manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda, evitando desperdício de produtos por causa do excesso de estoque.
Gerenciar as entregas
Uma mercearia online e outra que só atende da maneira tradicional apresentam dinâmicas diferentes. Em um aplicativo de comida, por exemplo, é necessário que um ou mais funcionários fiquem responsáveis por aceitar os pedidos, selecionar os produtos, despachar o pedido ao entregador e atualizar seu status em tempo real.
Conquistar a fidelidade do cliente
Não é fácil diferenciar um negócio do outro no setor de venda de alimentos e bebidas. Se você estiver na rua e quiser comprar uma garrafa de água, provavelmente recorrerá ao primeiro estabelecimento que vende esse produto. No e-grocery, a diferença entre as lojas também não é muito evidente para o cliente.
Por isso, é importante pensar em como fazer os consumidores se lembrarem das ofertas da sua loja. Por exemplo, recursos de pesquisa, filtragem e classificação dos produtos na loja virtual ou no aplicativo ajudam o cliente a encontrar rapidamente o que está procurando e criam uma experiência marcante.
Se você vende em aplicativos de entrega, pode fazer a diferença para o consumidor encontrar uma ampla variedade de produtos e receber o pedido dentro de um tempo menor em comparação com outras lojas.
Viu como o e-grocery tem tudo para ser uma forte tendência nos próximos anos? Se você tem um negócio no setor alimentício e ainda não começou a vender seus produtos online, não perca mais tempo: a hora é agora!
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