O e-commerce evoluiu muito nos últimos anos. Junto com esse segmento de negócio, vimos crescer também as exigências do consumidor. O constante avanço da tecnologia faz com que as pessoas busquem cada vez mais praticidade e rapidez em seu relacionamento com as empresas.
Diante desse contexto, o mercado vai se adaptando para oferecer aquilo que os consumidores procuram. Quando falamos de varejo e lojas virtuais, existe um conceito que é muito interessante e pode ajudar o seu negócio a se destacar da concorrência. Neste artigo, vamos falar da relação entre e-commerce e Omnichannel. Confira!
O que é o Omnichannel?
Trata-se de uma estratégia que consiste em integrar todos os canais de uma empresa, com o objetivo de oferecer uma experiência completa ao consumidor. Em outras palavras, é quando seu cliente não enxerga barreiras entre sua loja física e virtual – a visão que ele tem da sua empresa é única.
Imagine a seguinte situação: a cliente comprou um vestido na sua loja virtual e deseja efetuar a troca. Ela trabalha perto da sua loja física, então, é mais vantajoso ir trocá-lo pessoalmente.
Oferecer essa opção aos seus consumidores é um exemplo de Omnichannel, pois não existe barreira entre o mundo online e off-line. Todos os canais estão conectados e prontos para atender o cliente da forma que ele preferir.
Quais são as vantagens do Omnichannel?
Agora que você conferiu o que é o Omnichannel, veja suas principais vantagens:
- melhora a captação de clientes;
- permite uma maior coleta de dados;
- aumenta a conversão;
- traz credibilidade para a marca;
- deixa o consumidor mais seguro;
- fideliza o cliente;
- destaca da concorrência.
Como implantar o Omnichannel no e-commerce?
Todas as áreas do negócio devem estar envolvidas para garantir que o consumidor tenha a mesma experiência em todos os seus canais de venda.
O primeiro passo é pensar em soluções tecnológicas que consigam integrar sistemas e oferecer uma visão única ao cliente. É ideal que todas as interações sejam registradas, seja na loja física, virtual, aplicativos ou SAC.
O trabalho da equipe de marketing é fundamental nesse projeto que envolve o e-commerce e o Omnichannel. É necessário fazer a segmentação de clientes, identificando as necessidades de cada grupo para desenhar o fluxo de venda ideal.
Pense como o seu público-alvo: eles têm facilidade para realizar a troca online? Costumam ter muitas dúvidas sobre os produtos? Traçar esse perfil é importante para definir os processos.
Com esse volume de informações em mãos, é hora de iniciar uma estratégia de comunicação. Utilize as redes sociais, o e-mail marketing e o Google Adwords para destacar que a marca oferece facilidades na compra. Aproveite a segmentação para enviar a mensagem para cada perfil específico, aumentando as chances de conversão.
A implantação do Omnichannel é um desafio, mas pode ser a solução para melhorar o desempenho das suas lojas física e virtual. Realizar esse investimento é uma maneira de se destacar do mercado, atrair mais clientes e fortalecer a sua marca.
Tendências de 2021 para e-commerce e omnichannel
Com a pandemoa da Covid-19, mais pessoas passaram a comprar online, aumentando a necessidade, e urgência, na construção de estratégias de omnichannel.
Por isso, podemos vislumbrar tendências fortes para este ano de 2021. Veja abaixo:
Compra online com retirada em pontos físicos
Já falamos sobre o quanto o preço do frete pode prejudicar as suas vendas. Em muitos casos, o envio chega a ser mais caro que o produto.
Uma das soluções mais inteligentes e permitir a retira do mesmo em pontos físicos. Caso você não tenha uma loja convencional, a dica é fazer parcerias com estabelecimentos como o Pegaki.
Lojas conceitos
A Amaro, que comercializa roupas e acessórios, foi uma das percusoras das lojas conceitos. Logo após a Natura e tantas outras embacaram na ideia e isso irá crescer em 2021.
Esses locais não foram pensados para o varejo como conhececemos, mas sim como um espaço para que os consumidores vejam os produtos de perto, experimente-os, façam os pedidos e recebam em casa.
PIX
Se estamos falando de facilidade e agilidade nos processos de onminichannel, não podemos deixar de fora a entrada do PIX como forma de pagamento.
Com a rápida confirmação do pedido, ele ajudará a complementar a ótima experiência do cliente durante a jornada de compra.
Voice Commerce
Será cada vez mais comum o uso de comandos de voz para as compras online. Um exemplo é a Alexa da Amazon. Você já utilizou a ideia? Conta pra gente nos comentários.
Segundo uma publicação do site “E-commerce Brasil”, aproximadamente 20% dos consumidores americanos já fizeram compras online com o auxílio dos assistentes virtuais.
Por aqui no Brasil, a ideia ainda é nova e tem sido utilizada por grandes players do mercado. Por enquanto, ela ainda não impacta o mercado do varejo com tanta força. Mas, vale dizer que é uma tendência promissora e, em breve, vai se espalhar pelo País. Quem estiver atento já sairá à frente!
Shoppable content
Cada vez mais as empresas estão investindo na produção de conteúdo para aumentar a sua força de branding. Seja por post’s nas redes sociais, blog, infográficos, vídeos e outros, essa estratégia surgiu há alguns anos e chegou, definitivamente, para ficar.
Uma das novidades que promete ser uma das grandes tendências para e-commerce 2021 é o shoppable content. Mas, o que é isso?
Essa é uma forma de inserção em meios que permitam o usuário a comprar, instantaneamente, um produto que ele viu em um conteúdo. O Instagram e o Pinterest já estão fazendo isso e tem sido um sucesso!
Mas, para além do digital, isso pode ser feito no offline em uma revista impressa, jornal ou TV. Atravé de um QR Code, mostrado na veiculação da propaganda, o leitor/telespectador, poderá, ao apontas a câmera, ser direcionado à página de compra.
Acompanhe nossos conteúdos e saiba mais sobre E-commerce e Omnichannel
Agora que você já sabe qual é a relação entre o e-commerce e Omnichannel, é só aplicar essa estratégia no seu negócio para otimizar as suas vendas e, consequentemente, seu faturamento.
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