Que o Facebook é uma ótima plataforma para divulgar um negócio, todos os empreendedores já sabem — ou deveriam saber!
Porém, essa estratégia necessita de muito planejamento, empenho e alguns cuidados especiais para que os resultados esperados sejam alcançados. Muitas empresas começam a divulgar o e-commerce nessa rede e não alcançam os objetivos porque cometem erros graves.
Para que isso não aconteça com você criamos este artigo, que vai mostrar os principais erros cometidos e como você deve evitá-los. Confira!
1. Não criar uma estratégia
Esse é, talvez, o principal erro cometido em divulgar o e-commerce no Facebook. Simplesmente criar uma página ou perfil na rede não garante bons resultados. É preciso criar um planejamento, saber o que você quer conquistar com essa estratégia e quais caminhos serão percorridos.
Faça uma análise do potencial dessa rede social. Avalie como o seu público-alvo utiliza a plataforma, o que mais chama a sua atenção e interesse. Estude a linguagem utilizada pelos consumidores, as informações buscadas. Lembre-se também de criar indicadores de desempenho para que você consiga avaliar se as metas estão sendo alcançadas.
Com esse estudo você conseguirá montar uma boa estratégia, com os passos necessários para alcançar os objetivos traçados.
2. Não ter uma agenda
As redes sociais são utilizadas diariamente, com diversas finalidades. É um ambiente bastante disputado e democrático: não importa o tamanho da empresa, ela poderá estar presente e divulgar seus produtos ou serviços.
Alguns empreendedores acabam pecando nesse ponto e não conseguem manter uma frequência adequada de postagens. Isso faz com que a empresa perca espaço na mídia.
Então, para conseguir atrair a atenção do público e se destacar é preciso criar uma agenda. Dessa forma você garante que vai manter uma periodicidade correta de publicações, sempre com conteúdos de qualidade, úteis para o seu público.
3. Investir na quantidade e esquecer da qualidade
Algumas empresas pecam bastante na qualidade dos conteúdos divulgados. No erro listado anteriormente, de não criar uma agenda, pode-se pensar que criar várias publicações aleatórias vai resolver o problema. Isso pode até piorar a situação!
Seu público só receberá bem o que for realmente útil para ele. Invista na qualidade dos conteúdos. Crie artigos memoráveis, que sirvam de referência para o assunto tratado.
4. Pensar somente em novos consumidores
Um objetivo comum das empresas é atrair novos consumidores. Porém, muitas delas acreditam que o esforço está encerrado quando um lead se torna cliente. É um erro gravíssimo!
Segundo Philip Kotler, uma referência mundial em marketing, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um antigo”. Então, o Facebook é uma ótima forma de reter seus clientes e manter um bom relacionamento. Crie conteúdos para novos e atuais consumidores da marca.
5. Não atentar para os horários
As redes sociais têm picos de acesso. Quem não observa esses melhores períodos pode estar criando bons conteúdos, mantendo uma boa frequência de postagens, mas conquistando resultados não tão expressivos.
Faça alguns testes para verificar quais são os dias e horários com maior engajamento do seu nicho de mercado. Registre e mantenha uma boa presença nesses períodos.
Evite esses erros no Facebook e tenha sucesso ao divulgar o seu e-commerce
O Facebook é uma excelente ferramenta para buscar novos consumidores, manter contato com seus clientes já conhecidos, apresentar as novidades da marca e buscar novas oportunidades, tudo isso com um ótimo alcance e baixo investimento necessário.
Porém, muitos empreendedores cometem erros graves que prejudicam todo o resultado das ações. Então, crie uma boa estratégia, mantenha uma agenda com a frequência correta de publicações e crie posts interessantes e úteis ao seu público.
Não foque somente em novos clientes, pense em todo seu mercado. Por último, estude os horários com maior presença dos consumidores para aumentar o engajamento.
Tenha atenção com cada erro destacado e evite-os. Dessa forma você conseguirá bons resultados ao divulgar seu e-commerce no Facebook.
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