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Trade marketing digital: use a estratégia em seu e-commerce

Já ouviu falar em Digital Trade Marketing? Essa estratégia é essencial para que a sua loja virtual seja conhecida no mercado e venda mais!

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Já ouviu falar em Digital Trade Marketing? Essa estratégia é essencial para que a sua loja virtual seja conhecida no mercado e venda mais!

Você já ouviu falar sobre o trade marketing digital, que, em português, significa marketing para comércio digital? Com o crescimento do e-commerce, o famoso termo trade marketing, que antes era utilizado para lojas físicas, renovou-se e agora tem ajudado muitos lojistas a venderem mais na internet.

De olho no futuro, que digamos já é um presente sólido, vamos ajudar você a entender essa transformação e, também, a implementar a ideia em sua loja virtual. Dando um pulinho nas décadas passadas, vamos entender mais sobre o conceito do trade marketing. Boa leitura!

O que é e como funciona o trade marketing?

O trade marketing é uma técnica utilizada por empresas para auxiliar de maneira efetiva seus parceiros intermediários, no intuito de impulsionar as vendas e otimizar a visibilidade dos produtos nos pontos de venda. Isso porque, em vez de se concentrar apenas no consumidor final, essa estratégia se fundamenta na parceria com os intermediários para alavancar um posicionamento mais forte no mercado.

O maior objetivo do trade marketing é desenvolver uma relação de cooperação que beneficie ambas as partes. Ao trabalharem conjuntamente, as empresas e seu parceiros intermediários podem otimizar a distribuição dos produtos, melhorando as suas respectivas exposições nas prateleiras e desenvolvendo estratégias de marketing direcionadas.

Na realidade, o trade marketing tem como premissa desenvolver relacionamentos sólidos com os parceiros intermediários, de uma maneira que eles se sintam mais propensos a promover os produtos da sua marca e alocar espaço premium nas lojas deles. Assim, cria-se um ambiente em que todos ganham.

Trade marketing digital: use a estratégia em seu e-commerce

Como o trade marketing deu origem ao trade marketing digital?

No início, o trade marketing foi criado para que o comércio físico fizesse marketing, promoções e demais campanhas de divulgação de determinado produto nos pontos de venda. Com o tempo, a ideia evoluiu e se tornou uma estratégia fundamental para que as marcas se aproximarem do cliente no momento de seus lançamentos, principalmente.

Podemos dizer, então, que o trade marketing foi, e segue sendo, o responsável por promover os produtos nos locais em que o consumidor está: shoppings, feiras, supermercados, entradas de condomínios etc. De acordo com a Nielsen, empresa com sede em NY e que produz estudos sobre mercados, 70% das pessoas decidem o que comprar quando estão em frente a uma prateleira, sendo que 50% delas fazem isso de forma habitual — ou seja, sempre.

Por isso, confirmamos que o segredo é fazer com que o produto seja encontrado de forma fácil, tenha sua identidade reforçada de maneira contínua, seja atraente e, claro, tenha um preço competitivo em seu mercado de atuação. Entendido? Hora de, então, falarmos sobre o assunto principal do post: trade marketing digital.

Como o trade marketing digital aproxima o consumidor da divulgação online?

O conceito digital, basicamente, tem como intuito trabalhar as características e funções do original. Porém, o trade marketing digital tem como foco a internet. O meio online fez com que os consumidores se sentissem, literalmente, em casa na hora de buscar um produto. Eles pesquisam mais e, com isso, estão mais informados (além de mais exigentes!).

Dessa maneira, mais do que vender, é preciso fidelizar, a ponto de que as pessoas se tornem fãs da sua loja/marca. Então, o trade marketing digital trabalha de várias formas, fazendo com que o usuário conheça a empresa, queira consumi-la e, por fim, retorne a ela.

“Mas, Bertholdo, eu também tenho um ponto de venda físico. É válido investir em trade marketing digital?”. A resposta é sim! Veja: um estudo realizado pela Deloitte, uma das maiores empresas de prestação de serviços no mundo, divulgou que 56% de todas as vendas do varejo são influenciadas pelos canais digitais.

Sendo assim, é importante que off e online, quando for o caso, caminhem juntos! Todos buscamos a internet para pesquisas, mesmo quando optamos por comprar em uma loja física. Agora que você está por dentro dos conceitos e da sua importância, vamos à prática!

Como trabalhar o trade marketing digital em seu e-commerce?

Muitas são as dicas que você verá por aí. Mas para começar, indicamos as 10 tarefas a seguir.

Faça uma descrição completa dos seus produtos

Experiência do usuário: pense nessas palavrinhas mágicas! Afinal, o cliente precisa se sentir de frente para o produto, como se pudesse tocá-lo. Para tanto, descreva todas as características do item: cores, textura, tamanho, largura, profundidade e outros detalhes. A pessoa interessada não pode ficar com nenhuma dúvida!

De acordo com o Índice de Qualidade do E-commerce (o EQI), o e-commerce brasileiro teve nota de 5,32 em 10, em relação à experiência do consumidor. Seja diferente e saia à frente. Ainda sobre isso, utilizar palavras-chave e imagens de qualidade vão tornar o SEO da sua página forte, fazendo com que você seja encontrado mais facilmente nas buscas do Google. E, por falar em imagens, vamos a elas!

Produza ótimas imagens e tenha um visual atrativo em seu e-commerce

Além de produzir, ou escolher, as fotos dos produtos, é essencial que o seu e-commerce tenha um design profissional. Os dois itens citados anteriormente trarão confiabilidade, algo essencial para o trade marketing digital, já que a primeira missão é apresentar sua loja a um potencial cliente.

Para isso, veja a possibilidade de contratar uma equipe especializada em e-commerce para auxiliar você. Aqui na Bertholdo, oferecemos vários serviços e consultoria a valores acessíveis. Fale com a gente!

Fique de olho na concorrência

De nada adianta deixar sua loja e os produtos apresentáveis, tornando a experiência do usuário agradável, se você se fechar em um mundo paralelo. Ficar de olho nos concorrentes é a melhor forma de se manter em movimento e nunca se acomodar. Afinal, certamente, você não quer que a sua loja virtual fique para trás.

Fique por dentro de novidades e dicas para a sua loja virtual!

Observe o que eles estão fazendo: lançamento de produtos, forma de apresentá-los, descontos, promoções, redes sociais etc. Tudo isso contará para você como está a estratégia de trade marketing digital do concorrente.

Mantenha seu e-commerce preparado para o mobile

Também é importante pensar em como o site pode ser amigável para os diferentes dispositivos móveis. Se o trade marketing digital tem como pilar a experiência do usuário, permite que os internautas acessem os produtos de qualquer dispositivo, sem precisar enfrentar páginas muito lentas ou desconfigurações no layout.

Pesquisa do Google demonstra que 53% dos consumidores online abandonam um site mobile que demora mais de 3 segundos para carregar. A pesquisa ainda revela que o site mobile de 75% das principais marcas brasileiras demoram mais de 20 segundos para carregar, o que é um grande prejuízo para a experiência do usuário.

Integre os diferentes canais de atendimento

Para um bom desempenho com a estratégia trade marketing digital, os donos de lojas virtuais precisam se preocupar com a integração dos diferentes canais de atendimento ao cliente.

A integração de canais online e offline deve acontecer no caso de negócios que também atuam com lojas físicas. É um desafio conhecido como omnichannel, que se refere à integração de canais para reduzir o tempo de atendimento e melhorar a experiência do usuário.

Dessa forma, além de ter diversas maneiras de entrar em contato com seu negócio, o cliente não precisa repetir as informações caso necessite trocar de canal para um mesmo atendimento. Isso gera notoriedade e reconhecimento para a marca.

Invista em inbound marketing

Se você quer criar uma presença digital forte com o trade marketing digital, precisa conhecer e aplicar o inbound marketing. Também conhecido como marketing de atração, a estratégia de inbound se baseia na capacidade de gerar interesse para o público por meio da produção de conteúdo interessante em diferentes formatos (e-mail, posts em redes sociais e blogs, vídeo etc.).

Dessa maneira, seu negócio online consegue converter o máximo de visitantes em leads e, posteriormente, em clientes. Para alcançar esse objetivo, é importante investir no marketing de conteúdo e nas técnicas de SEO, o que aumenta a chance de a sua marca ser encontrada nas páginas de busca do Google.

Foque a experiência do usuário

Para tirar todo o proveito do trade marketing relacionado ao comércio eletrônico, é essencial dirigir esforços para oferecer uma experiência de compra excepcional aos usuários. Isso inclui fazer com que o site seja tranquilo de navegar, com design responsivo, ou seja, que funcione bem em dispositivos móveis.

Utilize técnicas de SEO

Utilizar técnicas de otimização para buscas na internet (SEO) é fundamental para fazer com que seus produtos sejam encontrados por quem realmente esteja procurando. Essa técnica envolve a pesquisa e a implementação de palavras-chave de relevância nas descrições das mercadorias, imagem e criação de conteúdo de qualidade, o que pode aparecer na forma de blogs e guias de compra.

Acompanhe de perto os resultados

Realizar um acompanhamento detalhado é igualmente importante para otimizar ainda mais as suas estratégias. Ao utilizar ferramentas analíticas, você pode monitorar taxas de conversão, comportamento de compra e identificar o tipo de tráfego mais eficiente.

Essa prática possibilita ajustar suas táticas de marketing por meio de dados concretos, o que otimiza os resultados do seu e-commerce e maximiza o retorno sobre o investimento.

Entenda a jornada de compra do cliente

Muitos donos de lojas virtuais ainda não sabem exatamente como os usuários chegam até os seus produtos e decidem fazer uma compra. Entender essa “jornada” é um passo fundamental para identificar os canais que realmente estão gerando resultados para a estratégia de trade marketing digital.

Definir as etapas da jornada do cliente permite que você proponha melhorias para os canais de vendas, saiba o que está dando certo e o que pode ser feio para diminuir a taxa de abandono de carrinho. Você otimiza cada vez mais a experiência do cliente e tem o faturamento que espera nos próximos anos.

Como mensurar os resultados do trade marketing digital?

Aplicar métricas para verificar os resultados do trade marketing no e-commerce é essencial para identificar o que está dando certo e onde as melhorias podem ser aplicadas. Para tanto, você deve utilizar ferramentas analíticas que forneçam insights detalhados sobre o andamento das suas ações.

Assim, é possível monitorar métricas como taxa de conversão, taxa de abandono de compras, tempo médio de visita no site e valor médio dos pedidos. Além disso, analisar a origem do tráfego auxilia a compreender quais canais estão dando maior retorno.

Com base nas informações coletadas, é possível ajustar sua estratégia de acordo com o necessário, melhorando as páginas descritivas dos produtos para gerar mais tráfego, reavaliando o design do site para otimizar a experiência do usuário ou mesmo ajustando as campanhas de mídia para direcionar recursos para os canais online mais eficazes.

Mensurar constantemente esses indicadores e manter-se adaptado às tendências de consumo permite que você aprimore sua estratégia de trade marketing para garantir melhores resultados ao longo do tempo.

O trade marketing digital é uma solução para tornar a experiência do usuário mais agradável no seu e-commerce. Como vimos, enquanto o trade tradicional executa ações em pontos de venda físicos, o trade digital se preocupa com a gestão de canais online. Então, se ainda não aplicou o conceito, comece pelas nossas dicas e converta cada vez mais leads.

Gostou do texto? Ficou com alguma dúvida sobre o conceito de trade marketing digital para e-commerce? Deixe seu comentário!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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