O comportamento do consumidor está sempre em evolução. Em relação às compras online, antigamente bastava acessar um site com uma relação de produtos, o e-commerce, montar o carrinho e efetivar a compra. Hoje em dia, contudo, o público sente muito mais a necessidade de explorar todas as possibilidades antes de fechar negócio.
É aí que entra o digital commerce, um formato capaz de revolucionar a experiência de compra do consumidor e impactar diretamente os resultados da sua loja. Mas o que é digital commerce, qual a sua diferença em relação ao e-commerce e quais são esses impactos? Confira no material que preparamos para você!
Afinal, o que é digital commerce?
Imagine o seguinte cenário: você estava passeando pelo shopping e viu em uma vitrine um calçado que te agradou. Entrou na loja, experimentou o produto, mas ainda não tinha uma opinião a respeito dele.
Resolveu usar o seu smartphone para descobrir o que outros consumidores achavam daquele calçado, se ele era durável ou costumava apresentar defeitos com pouco tempo de uso, mas só encontrou relatos positivos de quem já comprou. Agora, já convencido da qualidade, você, enfim, decidiu efetivar a compra na loja física.
Todo esse processo representa o conceito de digital commerce. Em tradução para o português, o termo significa “comércio digital” e se trata da integração da jornada de compra do consumidor entre o físico e o digital, ou seja, por meio de lojas físicas, aparelhos eletrônicos (como o smartphone) e a internet.
Como ele se diferencia do e-commerce?
Você deve ter notado alguma semelhança entre esse processo e o ato de comprar nas famosas lojas virtuais, os e-commerces. Apesar de parecidos, os dois termos representam conceitos bastante diferentes.
O e-commerce é uma plataforma em que todo o processo de compra é feito de maneira digital. Ou seja, o consumidor escolhe os produtos que deseja por meio de uma espécie de vitrine, preenche o seu carrinho, faz o pagamento e finaliza a compra, tudo isso pela internet. A única fase física desse processo envolve o estoque, transporte e entrega dos produtos adquiridos.
O digital commerce, por sua vez, é um conjunto de fases não lineares que envolvem tanto o mundo físico como o virtual no processo de compra e influencia diretamente a experiência do cliente.
Quais os benefícios do digital commerce para o negócio?
Um formato tão amplo de negócios como o digital commerce é capaz de causar vários impactos positivos nas empresas que o adotam. Alguns desses benefícios incluem:
- mais oportunidades de vendas, uma vez que ao ter uma boa experiência com a loja, os clientes divulgarão os seus produtos;
- otimização dos processos, que podem ser automatizados e proporcionar economia de recursos e mão de obra;
- personalização da experiência do cliente, o que ajuda a ampliar a visibilidade da sua marca e também os seus resultados.
Quais as perspectivas do digital commerce para o varejo?
O digital commerce veio como uma evolução dos processos de compra pela internet. A personalização da jornada e da experiência do consumidor nesse sentido se tornou um requisito para quem deseja se destacar.
Conforme uma pesquisa do Opinion Box, mais de 90% dos consumidores consideram a experiência com as lojas importante para tomar uma decisão. E essa experiência abrange desde o primeiro contato até o pós-venda, reforçando a importância de estar atento a esse movimento.
Ao longo deste conteúdo você conheceu o digital commerce, suas diferenças em relação ao e-commerce e o poder de influência que ele tem sobre o negócio e seus clientes. Acompanhar as novidades envolvendo essa tendência é, portanto, essencial para oferecer uma excelente experiência de compra aos seus consumidores.
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