A logística para loja virtual é um dos principais pontos de atenção para quem deseja entrar nesse modelo de negócio. Os consumidores não querem esperar um prazo longo para ter seus produtos entregues e também não aceitam pagar valores altos de frete. Por isso, é importante planejar todo o processo de envio para que não haja problemas.
Quer saber como conseguir essa proeza? Criamos este artigo que mostrará as melhores dicas para construir uma boa logística para sua loja virtual. Confira!
1. Estruture todo o processo de envio
Por trás do e-commerce há todo um trabalho de preparação dos pedidos, controle de estoque, gestão financeira, manutenção e atualização do site, além do trabalho de parcerias com fornecedores e outras empresas.
Quando um pedido é confirmado na loja virtual, o trabalho de preparação dos produtos é iniciado. Essa tarefa é muito importante e deve ser bem estruturada para garantir que os produtos sejam enviados de forma rápida, sem cometer erros.
- Automatização: Utilize sistemas de gestão de pedidos que automatizam processos como separação de produtos, impressão de etiquetas e envio.
- Responsabilidades Claras: Defina os responsáveis por cada operação, como separar os produtos do pedido no estoque, embalar, gerar etiquetas para o transportador e enviar.
- Monitoramento em Tempo Real: Implante ferramentas que permitam monitorar o status dos pedidos em tempo real para evitar atrasos.
2. Mantenha um bom controle de estoque
O controle de estoque é fundamental para manter uma boa logística para loja virtual. Se o que está disponível no site for divergente do que há de fato, sua empresa pode gerar insatisfação e arriscar a sua reputação por estar colocando à venda produtos que não tem para pronta entrega ou ainda itens que não são ofertados ao público.
- Sistema Integrado: Utilize um sistema de gestão de estoque integrado com a plataforma de e-commerce para atualização automática.
- Previsão de Demanda: Aplique métodos de previsão de demanda para evitar excessos ou falta de produtos.
- Auditorias Regulares: Realize auditorias regulares no estoque para garantir a precisão dos dados.
3. Faça parcerias com os transportadores
Um dos principais benefícios em atuar com um e-commerce é poder oferecer seu mix de produtos para qualquer pessoa no mundo, sem que haja uma barreira física. Porém, é preciso planejar como serão os envios para as mais variadas regiões, e isso pode depender das especificações dos produtos.
- Diversificação de Transportadores: Além dos Correios, considere parcerias com transportadoras privadas, motoboys, empresas de transporte com bicicletas e opções de retirada no local.
- Negociação de Contratos: Negocie contratos com transportadores para obter melhores tarifas e condições.
- Transporte Sustentável: Avalie opções de transporte sustentável para reduzir a pegada de carbono e atrair consumidores conscientes.
4. Crie embalagens resistentes
Por fim, criar embalagens resistentes pode ser uma grande saída para garantir que seus itens cheguem aos clientes em perfeito estado. Suas cargas podem atravessar o país e, infelizmente, o transportador pode não ter o cuidado que o produto merece.
Então, para garantir a satisfação dos seus consumidores e não ter problemas com trocas e devoluções, crie embalagens fortes e resistentes.
5. Invista em Tecnologia de Rastreamento
O uso de tecnologia de rastreamento pode transformar a experiência de compra do cliente e melhorar significativamente a eficiência logística.
- Rastreamento em Tempo Real: Ofereça aos seus clientes a capacidade de rastrear seus pedidos em tempo real. Isso não só melhora a transparência, mas também reduz as consultas ao atendimento ao cliente.
- Notificações Automatizadas: Implemente notificações automáticas via SMS ou e-mail para atualizar os clientes sobre o status de seus pedidos, desde a confirmação até a entrega.
6. Ofereça Várias Opções de Entrega
Diversificar as opções de entrega pode atender melhor às necessidades dos seus clientes e melhorar a satisfação geral.
- Entrega Expresso: Para clientes que precisam dos produtos rapidamente, ofereça uma opção de entrega expressa, mesmo que tenha um custo adicional.
- Entrega Agendada: Permita que os clientes escolham a data e a hora de entrega que melhor lhes convém. Isso pode ser especialmente útil para produtos volumosos ou para clientes com horários apertados.
- Pontos de Retirada: Estabeleça pontos de retirada em locais estratégicos onde os clientes possam pegar suas compras pessoalmente, reduzindo os custos de envio e proporcionando mais conveniência.
Logística para loja virtual: caminho para o sucesso
Como vimos em nosso artigo, criar uma boa logística para e-commerce é muito importante para que seu negócio tenha sucesso. Esse trabalho garante que você mantenha um bom controle de entradas e saídas de mercadorias e que seus clientes recebam suas compras em tempo hábil, sem atrasos e problemas.
Para isso, estruture todo o processo de envio, mantenha um bom controle de estoque, faça parceria com os transportadores e crie embalagens resistentes. Seguindo essas dicas você não terá problemas de envio e poderá usufruir todas as vantagens do comércio virtual.
Se você deseja entender um pouco mais sobre logística para loja virtual, entre em contato conosco, converse com a nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços!