O design de loja virtual é um dos pontos mais importantes para as vendas online. Afinal, é o espaço que o público tem para conhecer melhor os produtos e serviços oferecidos, além de descobrir se realmente é o que ele busca como solução. Nesse caso, contar com uma identidade visual bem resolvida não apenas trabalha o branding, mas também impulsiona as conversões.
Continue a leitura para descobrir como o trabalho com os elementos visuais de um e-commerce pode ser a resposta a fim de garantir uma boa experiência para o usuário, facilitando que a persona caminhe pela jornada do cliente. Veja também dicas sobre os principais aspectos que devem ser observados na hora de trabalhar com o design da sua página. Boa leitura!
Qual a importância do design para alavancar as vendas da loja virtual?
A seguir, trazemos alguns dos principais diferenciais do design virtual para alavancar as vendas da sua loja. Confira!
Gera autoridade e confiança para o consumidor
Você provavelmente já pensou nos pontos que podem ser desenvolvidos para melhorar a imagem da marca, agregar valor ao produto e garantir que seu negócio consiga um bom posicionamento no mercado. Enquanto em uma loja física o empreendedor precisa dar atenção à vitrine, à ambientação interna e às decorações, na loja virtual, esse papel é construído pelo design.
Com a identidade visual é possível gerar emoções, transmitir valores e reforçar a segurança do e-commerce. Assim, o usuário sente maior confiança, diminuindo a objeção de compra pela possibilidade de a loja ser uma fraude ou não apresentar a qualidade anunciada.
Otimiza a experiência do usuário com a loja virtual
O ciclo de vendas em uma loja virtual passa por diversas etapas, e é muito importante ter consciência de quais pontos podem contribuir para que o consumidor finalize a compra. Muitas vezes, o que impede esse processo pode ser a própria usabilidade do e-commerce, que deixa as informações mais confusas e difíceis de serem localizadas.
Uma das funções do design é justamente facilitar o uso para prospects e clientes. Isso pode ser tanto para buscar um produto quanto para entender as formas de pagamento e o prazo de entrega, canais para tirar dúvidas ou simplesmente fechar o carrinho para fazer o pagamento do pedido.
Engloba todos os pontos fundamentais para impulsionar resultados
Nas plataformas virtuais, o papel do design é bem abrangente e importante, porque afeta diretamente várias particularidades do processo de compras, como:
- arquitetura da informação: com todos os dados apresentados de forma clara, melhorando a experiência e a usabilidade;
- uso adequado de CTAs e landing pages: favorecendo que o usuário clique nas chamadas e realize as conversões;
- criação de um layout responsivo: possibilita que o consumidor tenha uma boa experiência, independentemente do formato de tela, podendo acessar a loja virtual pelo computador, tablet ou smartphone.
Quais são as melhores práticas de design para loja virtual?
Agora que você já sabe por que vale a pena investir nesse quesito, chegou a hora de conhecer estratégias para desenvolver um design poderoso para a sua loja virtual. Acompanhe!
Siga a identidade visual da sua marca para o visual geral
Conforme vimos, a identidade visual amplia a reputação e o reconhecimento do seu negócio, aumenta a confiabilidade da marca, melhora a reputação da empresa, além de permitir se destacar da concorrência.
Por essa razão, é importante que o design da loja virtual siga o padrão já adotado, de modo que haja reconhecimento no público e contribua para fixar a imagem da sua loja no imaginário dos potenciais clientes.
Limite os pop-ups
Pop-ups são importantes para a estratégia, especialmente quando é preciso reduzir a taxa de rejeição do canal ou direcionar sua audiência para uma página específica. No entanto, quando há muitos deles, a experiência do visitante é prejudicada. Levando isso em conta, fique de olho nesse ponto para que os usuários não fujam e para ter mais chances de conversão.
Nesse caso, o mais indicado é aplicar testes. Não há um número exato de qual seria o ideal. Portanto, analise continuamente o comportamento do público no canal e, quando possível, solicite feedbacks sobre a percepção daquelas pessoas mais fiéis à sua marca.
Utilize imagens de qualidade
Quando o assunto é design de loja virtual, não podemos nos esquecer da importância de contar com imagens de qualidade. No caso de um estabelecimento físico, existe a possibilidade de o potencial comprador ter contato com o produto de seu interesse, manuseá-lo e entender se ele de fato atende às suas expectativas.
Já pelo site, essa percepção só é transmitida pela imagem e pela descrição. Mas você sabe como produzir fotos para a sua loja virtual? Veja dicas práticas que podem ajudar nessa tarefa:
- monte um pequeno estúdio com bons equipamentos, como câmera e tripé;
- opte por fotografar durante o dia, pois a luz natural favorece o produto;
- utilize duas fontes de iluminação branca;
- providencie um fundo branco para fazer as fotos.
Conte com um design responsivo
Por fim, indicamos que você conte com um design responsivo para a sua loja virtual. Sabemos que a venda de tablets e smartphones nunca foi tão alta em todo o país. Em uma pesquisa feita pelo Capterra com mais de 1.000 consumidores, inclusive, 64% das pessoas afirmaram ser mobile first, o que comprova o protagonismo desses aparelhos.
Por esse motivo, o design das suas páginas precisa ser adaptado para diferentes formatos de tela. Independentemente de onde o consumidor vai realizar a sua compra, ele terá uma boa experiência e conseguirá concluir o processo sem dificuldades, sendo esse outro fator que reflete na taxa de conversão e em resultados mais atrativos.
Percebeu como o design de loja virtual é fundamental para conquistar mais vendas? Seja qual for seu segmento de mercado, essa estratégia ajuda a agregar valor, transmitir segurança e aumentar as conversões. Claro que, para isso, é interessante contar com a parceria de profissionais capacitados que estão sempre se atualizando para obter os melhores resultados.
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