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Design de loja virtual: Como fazer? Quais as melhores práticas?

Neste conteúdo, a gente explica quais são as melhores práticas de design de loja virtual para chamar a atenção dos clientes e vender mais. Fique por dentro!

✓ Conteúdo criado por humano

O design de loja virtual é um dos pontos mais importantes para as vendas online. Afinal, é o espaço que o público tem para conhecer melhor os produtos e serviços oferecidos, além de descobrir se realmente é o que ele busca como solução. Nesse caso, contar com uma identidade visual bem resolvida não apenas trabalha o branding, mas também impulsiona as conversões.

Continue a leitura para descobrir como o trabalho com os elementos visuais de um e-commerce pode ser a resposta a fim de garantir uma boa experiência para o usuário, facilitando que a persona caminhe pela jornada do cliente. Veja também dicas sobre os principais aspectos que devem ser observados na hora de trabalhar com o design da sua página. Boa leitura!

Importância do Design de loja virtual

Qual a importância do design para alavancar as vendas da loja virtual?

A seguir, trazemos alguns dos principais diferenciais do design virtual para alavancar as vendas da sua loja. Confira!

Gera autoridade e confiança para o consumidor

Você provavelmente já pensou nos pontos que podem ser desenvolvidos para melhorar a imagem da marca, agregar valor ao produto e garantir que seu negócio consiga um bom posicionamento no mercado. Enquanto em uma loja física o empreendedor precisa dar atenção à vitrine, à ambientação interna e às decorações, na loja virtual, esse papel é construído pelo design.

Com a identidade visual é possível gerar emoções, transmitir valores e reforçar a segurança do e-commerce. Assim, o usuário sente maior confiança, diminuindo a objeção de compra pela possibilidade de a loja ser uma fraude ou não apresentar a qualidade anunciada.

Otimiza a experiência do usuário com a loja virtual

O ciclo de vendas em uma loja virtual passa por diversas etapas, e é muito importante ter consciência de quais pontos podem contribuir para que o consumidor finalize a compra. Muitas vezes, o que impede esse processo pode ser a própria usabilidade do e-commerce, que deixa as informações mais confusas e difíceis de serem localizadas.

Uma das funções do design é justamente facilitar o uso para prospects e clientes. Isso pode ser tanto para buscar um produto quanto para entender as formas de pagamento e o prazo de entrega, canais para tirar dúvidas ou simplesmente fechar o carrinho para fazer o pagamento do pedido.

Engloba todos os pontos fundamentais para impulsionar resultados

Nas plataformas virtuais, o papel do design é bem abrangente e importante, porque afeta diretamente várias particularidades do processo de compras, como:

  • arquitetura da informação: com todos os dados apresentados de forma clara, melhorando a experiência e a usabilidade;
  • uso adequado de CTAs e landing pages: favorecendo que o usuário clique nas chamadas e realize as conversões;
  • criação de um layout responsivo: possibilita que o consumidor tenha uma boa experiência, independentemente do formato de tela, podendo acessar a loja virtual pelo computador, tablet ou smartphone.

Design para alavancar as vendas da loja virtual

Quais são as melhores práticas de design para loja virtual?

Agora que você já sabe por que vale a pena investir nesse quesito, chegou a hora de conhecer estratégias para desenvolver um design poderoso para a sua loja virtual. Acompanhe!

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Siga a identidade visual da sua marca para o visual geral

Conforme vimos, a identidade visual amplia a reputação e o reconhecimento do seu negócio, aumenta a confiabilidade da marca, melhora a reputação da empresa, além de permitir se destacar da concorrência.

Por essa razão, é importante que o design da loja virtual siga o padrão já adotado, de modo que haja reconhecimento no público e contribua para fixar a imagem da sua loja no imaginário dos potenciais clientes.

Limite os pop-ups

Pop-ups são importantes para a estratégia, especialmente quando é preciso reduzir a taxa de rejeição do canal ou direcionar sua audiência para uma página específica. No entanto, quando há muitos deles, a experiência do visitante é prejudicada. Levando isso em conta, fique de olho nesse ponto para que os usuários não fujam e para ter mais chances de conversão.

Nesse caso, o mais indicado é aplicar testes. Não há um número exato de qual seria o ideal. Portanto, analise continuamente o comportamento do público no canal e, quando possível, solicite feedbacks sobre a percepção daquelas pessoas mais fiéis à sua marca.

Utilize imagens de qualidade

Quando o assunto é design de loja virtual, não podemos nos esquecer da importância de contar com imagens de qualidade. No caso de um estabelecimento físico, existe a possibilidade de o potencial comprador ter contato com o produto de seu interesse, manuseá-lo e entender se ele de fato atende às suas expectativas.

Já pelo site, essa percepção só é transmitida pela imagem e pela descrição. Mas você sabe como produzir fotos para a sua loja virtual? Veja dicas práticas que podem ajudar nessa tarefa:

  • monte um pequeno estúdio com bons equipamentos, como câmera e tripé;
  • opte por fotografar durante o dia, pois a luz natural favorece o produto;
  • utilize duas fontes de iluminação branca;
  • providencie um fundo branco para fazer as fotos.

Conte com um design responsivo

Por fim, indicamos que você conte com um design responsivo para a sua loja virtual. Sabemos que a venda de tablets e smartphones nunca foi tão alta em todo o país. Em uma pesquisa feita pelo Capterra com mais de 1.000 consumidores, inclusive, 64% das pessoas afirmaram ser mobile first, o que comprova o protagonismo desses aparelhos.

Por esse motivo, o design das suas páginas precisa ser adaptado para diferentes formatos de tela. Independentemente de onde o consumidor vai realizar a sua compra, ele terá uma boa experiência e conseguirá concluir o processo sem dificuldades, sendo esse outro fator que reflete na taxa de conversão e em resultados mais atrativos.

Percebeu como o design de loja virtual é fundamental para conquistar mais vendas? Seja qual for seu segmento de mercado, essa estratégia ajuda a agregar valor, transmitir segurança e aumentar as conversões. Claro que, para isso, é interessante contar com a parceria de profissionais capacitados que estão sempre se atualizando para obter os melhores resultados.

E então, gostou das nossas dicas de design de loja virtual? Você pode ter acesso a vários outros conteúdos como este sem precisar pagar nada por isso. É só assinar a nossa newsletter para receber os materiais da Bertholdo diretamente na sua caixa de entrada!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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