As datas comemorativas podem ser uma das principais estratégias para vender mais no seu e-commerce. Com as compras online aumentando a cada ano, é comum que o volume de buscas e, consequentemente, de vendas, cresça nesses períodos sazonais.
Neste artigo, mostraremos como criar o melhor calendário do e-commerce, com as melhores datas para você realizar suas campanhas e vender mais. Quer descobrir como? Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Natal: uma das principais datas comemorativas para vender
As vendas no Natal são muito impactantes para os mais variados nichos do comércio. Esta é a época do ano que concentra o maior movimento devido às trocas de presentes e à preparação para as festas de final de ano.
Decorar o e-commerce, criar promoções e garantir um tempo de entrega viável são algumas das estratégias importantes para essa época do ano.
Black Friday: aqueça as vendas do seu e-commerce
A Black Friday tornou-se uma tendência no e-commerce que veio para ficar. Uma das principais campanhas para renovar o estoque da loja, oferecendo preços irresistíveis para o consumidor e aproveitando a saída do 13º salário e a proximidade do Natal.
Além de manter um bom relacionamento com os fornecedores, é fundamental otimizar a gestão de estoque para aproveitar essa data. Além disso, crie ofertas reais, os falsos descontos podem gerar o efeito contrário, afastando os clientes e associando a marca à Black Fraude.
Dia das mães: aproveite a segunda melhor data para vender no Brasil
No dia das mães, e-commerces de produtos para o público feminino como perfumarias, lojas de maquiagem, roupas e acessórios, além de produtos para casa e eletrodomésticos, são os que mais se beneficiam nessa data. Entretanto, produtos das mais variadas áreas como tecnologia ou livrarias também registram um pico de vendas nesta época do ano, pois os gostos e as preferências das mães estão cada vez mais diversificados.
Assim como nas outras datas comemorativas, para vender mais no e-commerce, as campanhas para este período devem ser específicas e reforçar o apelo que a época traz, que, neste caso, a relação com as mães.
Dia do consumidor: engaje seu público
No dia do consumidor o foco é claro: o seu cliente. Seu e-commerce pode aproveitar essa data para fidelizar a base de clientes e também para atrair novos consumidores, com promoções e ofertas que agreguem valor ao público.
Outras datas relevantes: adapte seu calendário conforme seus produtos
Existem muitas datas comemorativas para vender mais no e-commerce e a escolha das melhores épocas sazonais faz toda a diferença. Não adianta a empresa fazer campanhas quase todos os dias usando temas diferentes, é melhor focar entre 5 e 7 grandes eventos para seu e-commerce impulsionar as vendas no ano.
Para isso, é fundamental ter planejamento, entender que o cliente nem sempre busca redução de preço, mas também valor agregado (como brindes exclusivos para aquela campanha). Aposte em experiências ou sorteios.
Como você deve ter percebido, as melhores datas comemorativas para vender variam de acordo com o mix de produtos, o posicionamento da marca e o comportamento do cliente no seu e-commerce. Por isso, entenda como seu público age, descubra quais são os produtos e épocas do ano mais favoráveis para criar suas campanhas e seja um sucesso de vendas.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto, confira nosso texto sobre o calendário do e-commerce 2024 e impulsione já suas vendas!