O Facebook, quando bem utilizado, pode ser uma excelente ferramenta de marketing para as marcas que desejam divulgar seus serviços ou produtos. Sabemos que grande parte da população mundial está presente nessa rede social. Por isso, planejar estratégias eficientes para atrair o público-alvo é uma opção lucrativa. O ponto de partida é criar público no Facebook.
Porém muitos ainda têm dúvida sobre como criar um público no Facebook e acabam perdendo a oportunidade de segmentar os usuários de acordo com seu nível de interesse na marca.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas valiosas sobre como criar esse público para que você atraia mais clientes e melhore o desempenho das suas campanhas. Afinal, boas estratégias geram bons resultados, certo? Aproveite a leitura!
As vantagens em usar o Facebook na estratégia de marketing
O Facebook é a maior rede social do mundo. Segundo dados divulgados em 2018, o número de usuários ativos no Brasil já passava da marca de 127 milhões. Com todo esse alcance, engana-se quem pensa que essa rede é usada apenas para entretenimento!
As empresas já enxergaram o grande potencial que essa e outras redes sociais têm para as estratégias de marketing.
Não só criar uma página ou perfil e publicar materiais interessantes, mas essas plataformas, também, permitem criar anúncios direcionados, assim como o Google Adwords.
No Facebook Ads, plataforma específica para a criação da publicidade paga, o anunciante pode determinar qual é o público-alvo da campanha, tornando o seu investimento mais direcionado.
Imagine, por exemplo, que um restaurante deseja investir nos anúncios dentro da rede social, no intuito de aumentar o número de frequentadores. Então o foco deveria ser o público do local do estabelecimento, e não pessoas que estão a muitos quilômetros de distância. Por isso, criar público no Facebook não é só possível, como totalmente indicado.
Passo a passo de como criar público no Facebook
Agora que você já sabe qual é a importância de determinar o seu público nas estratégias do Facebook, mostraremos o passo a passo para fazer isso na plataforma. Acompanhe!
Acesse os públicos
O primeiro passo para montar uma estratégia eficiente é acessar seus públicos, verificando se você já tem algum específico e dentro dos objetivos da empresa. Caso você ainda não tenha, clique em “Criar um Público Personalizado”.
Nessa opção, você poderá criar um público com as pessoas que estão cadastradas. Ou seja, você pode carregar uma lista de clientes ou potenciais consumidores da sua marca.
No entanto, não se prenda somente a essa opção, pois ainda há outras alternativas para sua estratégia. Avalie qual delas se encaixa melhor para o perfil de sua marca.
Segmente os anúncios
A segmentação de anúncios torna a sua estratégia mais específica e direcionada para aqueles que você deseja atrair até a sua página. Sendo assim, nessa etapa é essencial analisar quem, de fato, faz parte do seu público-alvo.
Para atingir a audiência que deseja, estude como será sua campanha, quais os objetivos e o que desperta o interesse do público. Tendo esses aspectos em mente, fica mais fácil planejar uma ação que gere resultados positivos.
Esses pontos são importantes para selecionar quem são as pessoas de perfil compatível com o que você vende ou o serviço que oferece. Assim, quando desenvolver uma campanha, ela atingirá aqueles que têm maior potencial de compra.
Por outro lado, sem uma segmentação do público-alvo, a estratégia fica sem direcionamento e, muitas vezes, não atinge o resultado esperado.
Defina um público-alvo detalhado
Fazer o direcionamento correto de seus anúncios faz toda a diferença na hora de mensurar os resultados da campanha. Por isso, essa é uma etapa essencial. Inclua todas as especificações e interesses do público-alvo de forma detalhada.
O Facebook disponibiliza essa opção para que você consiga definir e inserir todas essas informações no “Gerenciador de Anúncios”. Assim, as chances de potencializar sua estratégia são ainda maiores.
Nesse recurso, é possível encontrar diversos aspectos que ajudarão na criação dos anúncios, como interesses, localização, idade e assim por diante.
Tenha cuidado para não segmentar demais
A segmentação é muito importante para aumentar as chances de conversão, afinal você estará destinando os seus recursos somente para aqueles que, realmente, podem ser transformados em clientes.
No entanto, exagerar nas especificações pode deixar o seu público-alvo muito restrito e acabar limitando o seu alcance.
O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio. Você não deve criar público no Facebook de forma muito ampla, com várias características heterogêneas, mas também não pode afunilar ao ponto de perder potenciais interessados nos seus produtos ou serviços.
Como personalizar a conversa com o público
A personalização é uma técnica poderosa para aumentar o engajamento do público com as campanhas e, assim, gerar melhores resultados.
Para isso, uma boa dica é criar segmentações de acordo com o objetivo. Por exemplo, imagine que você utiliza na sua empresa uma ferramenta de automação de marketing para envio de e-mails. Então, analisando a ferramenta, você viu que tem uma lista de pessoas que não estão interagindo com os envios.
A dica é salvar todos esses usuários sem engajamento em uma lista e carregá-la no Facebook. Assim você cria uma campanha específica para tentar reengajar esse pessoal, trazendo esses potenciais consumidores de volta ao seu negócio.
Lembre-se de que a regra de ouro para ter um bom engajamento é ser sempre relevante. Então, qualquer que seja a mensagem enviada ou o anúncio criado, esses materiais precisam ser relevantes para que os alvos tenham interesse em clicar e saber mais.
Quanto mais segmentada a sua estratégia for, mais características você pode usar nas estratégias. A localização é uma boa forma. Você pode criar um material falando da cidade do alvo.
Pronto para segmentar seu público no Facebook?
Ter conhecimento sobre como criar público no Facebook é de grande ajuda na hora de montar uma estratégia de marketing digital. Pontos relevantes como segmentação do anúncio, definição de alvo detalhado e delimitação clara do objetivo da campanha são alguns dos aspectos que não devem ser esquecidos.
Além disso, conhecer a fundo as ferramentas e as opções disponíveis sobre como criar o público no Facebook é indispensável para construir campanhas mais consistentes.
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