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4 tipos de conteúdo evergreen para usar na sua loja virtual

Conteúdo Evergreen pode ser utilizado por longo tempo, sem perder a relevância. Confira 4 dicas de como produzir esse tipo de conteúdo para sua loja virtual

✓ Conteúdo criado por humano

O conteúdo evergreen é a base de uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida. Trata-se de um material construído para permanecer no blog por muito tempo, sem perder valor e atraindo visitantes.

Produzir informações de qualidade é, sem dúvidas, uma excelente maneira de formar novos consumidores, fidelizar aqueles que conhecem a marca e manter um bom fluxo de nutrição de leads. Porém, no momento de criar um material, você deve pensar no tempo de atualização para que ele não perca o sentido. É aí que ganha destaque o conteúdo evergreen!

Esse tipo de material pode ser utilizado por anos. Ele tende a ter uma frequência alta de visitantes, pois sempre serve de consulta para o público. Por isso, criamos este artigo com 4 boas sugestões de conteúdo evergreen para a sua loja virtual. Não perca!

Conteúdo Evergreen

A importância de conteúdos evergreen

O conteúdo evergreen (também chamado de “perene”) aborda informações que não ficam desatualizadas com facilidade. Evergreen significa “sempre verde”, termo que serve para classificar um material que está sempre relevante para sanar dúvidas comuns e educar o leitor.

Um assunto que é facilmente encontrado em conteúdos desse tipo é “como trocar uma lâmpada”. Por mais que os tempos mudem e as tecnologias evoluam, a maneira de trocar uma lâmpada permanece a mesma.

Esse é um caso extremo, mas, nos diferentes nichos de mercado, podemos encontrar diferentes assuntos perenes, ou seja, instruções de “como trocar uma lâmpada” distintas. O público que procura esse tipo de material sempre vai se renovar, por isso, o conteúdo que explora informações perenes se mantém relevante por muito tempo.

Os 4 tipos de conteúdo evergreen para usar na loja virtual

Vimos que a produção em massa desse tipo de material é um trabalho fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo. Agora, veja os tipos de conteúdo evergreen que não podem ficar de fora da estratégia da sua loja virtual.

1. Glossário com os termos mais utilizados

Todo nicho de mercado tem alguns termos específicos — nas áreas de Medicina, Esportes, Advocacia, Farmácia, Tecnologia, Administração e qualquer outra. O importante é que você saiba que cada uma delas apresenta palavras que não são comumente conhecidas por todos. Assim, os glossários são muito interessantes! Eles reúnem uma lista relevante desses termos com as definições e explicações, possibilitando que uma pessoa interessada no assunto possa se inteirar do conhecimento necessário.

2. Guias sobre um determinado assunto

Outro tipo de conteúdo evergreen incrível para lojas virtuais é o guia. Esse material, normalmente, é bem completo e extenso, como um e-book, pois tem o objetivo de trazer detalhes sobre uma dúvida comum do público-alvo. Em outras palavras, o guia é um ótimo material para esclarecer um problema da sua persona.

Um bom exemplo é o guia de como vender pela internet começando do zero! Esse material consegue captar o interesse de várias pessoas, sem perder a sua relevância em longo prazo. Afinal, novos empreendedores entrarão no mercado online e precisarão desse tipo de conhecimento. Portanto, verifique quais são as principais dúvidas do seu público e como um guia pode ajudá-lo. Assim, você garantirá um bom retorno e criará autoridade no mercado!

3. Dicas aos usuários

Além dos glossários e dos guias, outro conteúdo evergreen que faz bastante sucesso é o conjunto de dicas aos usuários. Afinal, quem não quer receber uma boa dica? Informações que ajudam a solucionar um problema, economizam tempo e dinheiro e/ou explicam como fazer uma tarefa de forma otimizada sempre conquistarão a atenção do público.

Fique por dentro de novidades e dicas para a sua loja virtual!

Para ter sucesso, as dicas precisam ser realmente relevantes e ajudar os usuários a enfrentar problemas comuns. Também é importante abordá-las de uma maneira simples e direita, sem jargões ou frases complexas. Só dessa forma, o conteúdo evergreen vai conseguir atingir o grande público e trazer visibilidade para a sua loja virtual.

4. Tópicos sobre perguntas frequentes (SAC)

Nossa próxima sugestão é relacionada aos tópicos com perguntas frequentes que chegam ao serviço de atendimento ao cliente, ou ao SAC, do seu negócio. Com tantas opções, é importante abrir diferentes canais de comunicação para que seus consumidores possam entrar em contato e tirar qualquer dúvida. Dessa interação, nascem as perguntas frequentes.

A partir de um levantamento dos questionamentos mais comuns, crie um blogpost e/ou uma aba no site da loja virtual com uma lista de respostas. Nesse tipo de material, também é fundamental prezar pela simplicidade e pela objetividade. Lembre-se de que o usuário pode estar em busca de respostas que o levem ao fundo do funil de vendas.

Outra vantagem dos tópicos com perguntas frequentes é que, além de criar um conteúdo evergreen que receberá um alto volume de visitantes, você diminuirá a procura do público pelo time de atendimento, que passará a ficar totalmente disponível para casos mais urgentes.

As dicas para a criação de conteúdos evergreen

Até aqui, vimos a importância de conteúdos evergreen e os principais tipos para usar na loja virtual. Antes de começar a se planejar para empregar essa estratégia, separamos algumas dicas para você evitar erros e construir conteúdos realmente relevantes na internet.

Priorize o topo do funil

O conteúdo evergreen é direcionado para os usuários que estão, dentro dos níveis do funil de vendas, no topo, onde está o público mais amplo que chega ao blog da sua loja virtual e ainda não está pensando em fazer uma compra.

Isso mostra que produzir um conteúdo para esse nível do funil de vendas significa atrair cada vez mais usuários para o seu negócio. Portanto, seja em blog ou nas redes sociais, priorize o topo do funil.

Comece com um glossário

Você viu que os glossários são muito interessantes. Eles reúnem uma lista relevante de termos com as definições e explicações, possibilitando que uma pessoa interessada no assunto possa se inteirar do conhecimento necessário.

Vale a pena inserir esse tipo de material logo como um dos primeiros conteúdos do blog. Dessa forma, você pode atualizá-lo com o passar do tempo, incluindo novos termos que surgem dentro do seu nicho de mercado.

Utilize palavras-chave

As palavras-chave são uma das técnicas de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Inseri-las nos conteúdos do blog e no site da loja virtual vai permitir que a sua marca seja encontrada com mais facilidade no Google e em outros buscadores. Elas precisam ser definidas com base nos assuntos que mais geram dúvidas na persona.

Crie links internos

Links internos dentro dos conteúdos evergreen aumentam a relevância do blog nos sites de busca. Eles demonstram que outros materiais do mesmo blog podem ser interessantes para o leitor.

Como vimos em nosso artigo, se você quer investir ou já tem uma estratégia de criação de materiais, não pode se esquecer do conteúdo evergreen. Esse tipo de publicação pode ser um grande gerador de tráfego para o site da sua loja virtual, agregando autoridade no seu nicho e aumentando as chances de converter mais usuários em clientes.

Agora que você já tem boas ideias para criar um conteúdo evergreen, não deixe de ler nosso blogpost sobre como iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce. Até a próxima!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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