Ao falar em loja virtual profissional, é impossível não remeter às marcas que usam o Magento. A robusta plataforma, lançada em 2008, é um sistema open source desenvolvida justamente para o comércio eletrônico — ao contrário de outras que, para isso, utilizam plugins.
Embora seja complexo e exija um aprendizado gradual, o Magento deveria ser sempre a primeira opção de escolha para quem deseja levar sua marca para o mundo do e-commerce de maneira eficiente e segura — pelo menos, aqueles que pensam nisso de maneira séria e sabem que este é um negócio como qualquer outro, e não uma brincadeira de criança.
Para demonstrar melhor o que queremos dizer, trouxemos alguns exemplos de grandes marcas mundiais que usam o Magento. Confira!
1. Samsung
A gigante sul-coreana dos dispositivos eletrônicos já é bem conhecida do público brasileiro, principalmente por seus televisores e seus smartphones — neste quesito, se tornando a principal concorrente da maior empresa do mundo em aparelhos mobile, a Apple.
A Samsung é uma das empresas mais valiosas do mundo, e sua loja virtual é baseada na plataforma Magento. Seu faturamento em 2015 foi de inimagináveis US$ 177 bilhões.
2. Ford
Uma das maiores indústrias automobilísticas do mundo, a americana Ford, fundada no início do século XX, também utiliza o Magento como plataforma para seu site de vendas de acessórios.
Seu fundador, Henry Ford, entrou para a história por ter introduzido novo sistema para fabricação de larga escala em linhas de montagem, que ficou conhecido como fordismo. Com a incrível marca de 6,63 milhões de veículos vendidos somente em 2015, o lucro da empresa foi de US$ 7,37 bilhões, cinco vezes maior que no ano anterior.
3. Lenovo
Esta multinacional chinesa de tecnologia desenvolve hardware e dispositivos eletrônicos, como tablets, laptops, desktops e workstations. Desde 2005, quando comprou a divisão de PCs da americana IBM, a Lenovo passou a ser mais reconhecida e se tornou uma explosão em vendas, exportando produtos para o mundo inteiro.
Utiliza o Magento como plataforma para sua loja eletrônica. Seu faturamento no último trimestre de 2015 foi de US$ 3,2 bilhões.
4. Nike
A empresa americana de calçados, roupas e artigos esportivos mais valiosa do mundo, a Nike também é famosa por patrocinar ícones mundiais do esporte, como o jogador brasileiro Neymar e o tenista suíço Roger Federer.
Sua loja virtual também é baseada na plataforma Magento. Foi avaliada, em 2015, em US$ 26 bilhões, número que fez com que Nike dominasse 95% do mercado de tênis de basquete nos Estados Unidos.
5. 3M
A 3M Company é simplesmente uma megacorporação americana com milhares de produtos disponíveis em áreas tão distintas quanto Saúde, Transporte e materiais para escritório — quem não conhece sua famosa marca Post-It?
Usando a plataforma Magento para crescer seu comércio eletrônico, em 2015 movimentou mais de US$ 8 bilhões somente em vendas B2B.
6. Liverpool FC
Um dos maiores times de futebol do mundo, o inglês Liverpool movimenta milhões de libras por ano em vendas de seus diversos produtos.
As centenas de artigos disponíveis em sua loja virtual, utilizando a plataforma Magento, vão desde roupa a acessórios esportivos, passando por livros, brinquedos e roupinhas para pets, para delírio dos fãs do clube.
Como você viu, o Magento não é uma plataforma qualquer. Grandes empresas investem nela simplesmente porque é a melhor estrutura virtual para um e-commerce.
Apesar de ser um pouco mais complexa de ser implementada, há empresas especializadas na plataforma, de forma que o lojista não precisa se preocupar com isso, e mesmo lojas pequenas ou que estejam iniciando também se beneficiarão das vantagens de usar o Magento como base para seu e-commerce.
Para conhecer um pouco mais, leia também o nosso post em que mostramos 4 grandes lojas brasileiras que utilizam a Magento. Inspire-se e boas vendas!