Qual é o atual comportamento do e-consumidor? Sabemos que o mundo da internet muda a cada dia e, por isso, novas pesquisas foram feitas sobre o tema. Afinal, quem comprava em uma loja online há 5 anos, hoje quer mais facilidade, incluindo buscas otimizadas.
Para quem trabalha com e-commerce, entender o que o consumidor procura, e como isso é feito, é essencial para o sucesso do negócio. Por isso, o melhor exercício é se colocar no lugar dessas pessoas. Por que elas estão comprando online? Aliás, por que você também escolhe essa alternativa?
A resposta parece óbvia: vida corrida, trabalho, filhos, trânsito… mas será que é só isso mesmo? Vamos entender melhor esse assunto tão complexo e que, às vezes, nem Freud explica!
Entenda o comportamento do e-consumidor
De acordo com dados divulgados pelo site da revista Exame, hoje o Brasil conta com mais de 51 milhões de consumidores online, representando um crescimento de 24% em 2015.
Para quem prioriza as compras online, a internet é muito mais do que um refúgio do caos diário. Para essas pessoas, a rede oferece diferenciais que as lojas físicas não têm, como, por exemplo, promoções exclusivas. Isso acontece, principalmente, nos grandes e-commerces, que fisgam clientes diariamente por meio de e-mails marketing tentadores.
Além disso, o fácil acesso à informação também influência a tendência da compra online. Os blogs, sites, redes sociais e as trocas de informações com amigos, e até mesmo com desconhecidos, representam os principais exemplos.
É muito comum acontecer uma conversão após a leitura de conteúdos em blogs e redes sociais. Esse comportamento é tão contínuo que o Instagram e Pinterest trouxeram o botão de compra para as ferramentas.
Quem são os e-consumidores?
Como vimos acima, os e-consumidores são exigentes, criteriosos e possuem livre acesso à informação. Conheça o perfil, divulgado pelo Google em relação à América Latina, de quem compra pela rede:
- As mulheres são a maioria no mercado de compras online
- As classes A e B predominam o consumo online
- A maioria dos e-consumidores têm entre 14 e 34 anos
- 62 % dos compradores online pedem indicações por meio das redes sociais e sites especializados sobre determinado produto
- 83% dos usuários confiam nas informações transmitidas por outros consumidores
O que os e-consumidores querem?
Os e-consumidores querem ser mais que clientes, eles querem ser fãs da sua marca. Uma experiência satisfatória com a sua loja virtual, irá fazer seu público ser um divulgador. Para que isso aconteça, veja as dicas a seguir:
- Produção de conteúdo: mais que comodidade, as pessoas querem informação. Produza conteúdos sobre os seus produtos. Que tal criar um blog e/ou dar dicas de uso ou informações complementares nas redes sociais?
- Promoções exclusivas: você não paga aluguel de loja física, muitos funcionários e contas de luz, por exemplo. Então, use isso a seu favor e ofereça preços competitivos
- Transparência: a sua loja virtual é uma no meio de milhares. Além do preço, é importante ser transparente em todas as etapas da venda. O fornecedor atrasou? Converse com o seu cliente e ofereça maneiras para que a situação seja resolvida da melhor forma
- Facilidade no pagamento: seu sistema só aceita o cartão de crédito da bandeira X? Repense isso! O ideal é oferecer meios que facilitem a compra. Não conseguiu colocar boleto em seu e-commerce? Que tal substituir a ideia por depósito bancário?
- Comunicação instantânea: esteja atento às mensagens enviadas para o seu e-mail de contato e redes sociais. Ninguém quer ser ignorado. Não adianta ter o melhor preço, o melhor produto e um mal atendimento
O mobile como preferência
Se você acompanha o nosso blog, sabe que o crescimento das compras via mobile é uma realidade. Aliás, os e-consumidores estão cada vez mais conectados, independente de onde estão. Podemos dizer que eles são viciados em smartphones e, por isso, o uso deles para as compras se tornou tendência.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Nielsen, os brasileiros, de todas as classes, preferem o wi-fi na hora de se conectar à internet. Os motivos são muitos: no Brasil, os acessos ao 3G e 4G ainda funcionam de forma precária. Vale dizer, também, que o custo para esse serviço ainda é um absurdo se compararmos a outros países. Outra informação divulgada pelo instituto confirma que há 80 milhões de usuários de smartphones no Brasil.
Então, de olho nas estatísticas, o que fazer? Invista em um site responsivo, de forma com que o seu cliente tenha a melhor experiência possível. Isso vai potencializar as suas conversões e fazer o usuário retornar à sua loja virtual sempre. Lembre-se também de que os dispositivos móveis incluem os tablets, produto que muitos brasileiros adoram!
Agora está em suas mãos ser uma boa referência na internet. O e-commerce vai crescer muito mais e você precisa estar preparado para as novidades. Para te ajudar, indicamos o download do nosso e-book sobre Marketing Digital para a sua loja virtual. Aproveite a leitura e boas vendas!