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ChatGPT: Como usar no seu E-commerce? Dicas práticas

O Chat GPT tem sido um dos assuntos mais falados dos últimos meses. Você sabe como usá-lo em seu e-commerce?

✓ Conteúdo criado por humano

O ChatGPT tem sido um dos assuntos mais comentados dos últimos meses. A inteligência artificial chegou para revolucionar o mercado de tecnologia e rivalizar com grandes players, como o Google.

Neste conteúdo, você vai saber mais sobre a novidade e como a ferramenta pode auxiliar o dia a dia das estratégias de marketing do seu e-commerce. Já aproveite para compartilhar esse conteúdo com o seu time, combinado?

Como usar ChatGPT em seu e-commerce?

O que é o ChatGPT?

No fim de 2022 surgiu o burburinho em torno do ChatGPT. De lá pra cá, principalmente nos primeiros meses de 2023, ele se tornou um dos principais assuntos para quem trabalha com tecnologia, afinal, a inteligência artificial chegou para revolucionar. Mas, o que ele é?

A plataforma é um algoritmo baseado em IA e foi desenvolvido pelo laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA, OpenAI, com sua sede em San Francisco, na Califórnia. Aqui, vale ressaltar que um dos criadores da empresa é Elon Musk, o atual Diretor Executivo do Twitter.

O nome ChatGPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – que na tradução para o português significa algo como “Transformador pré-treinado generativo”.

O ChatGPT funciona por meio de um algoritmo que foi desenvolvimento com base em redes neurais e machine learning. Todo o sistema foi pensado com foco em diálogos virtuais, já que o intuito é que a ferramenta aprimorasse a experiência e os recursos disponibilizados por assistentes virtuais como, por exemplo, a Alexa ou o Google Assistente.

Por isso, podemos dizer que, até então, a arquitetura desse tipo de IA foi construída para lidar com textos. Por meio de palavras-chave, a inteligência artificial desenvolve conteúdos escritos explicativos, trazendo o contexto de determinado tema que foi perguntado pelo usuário.

O ChatGPT tem feito tanto sucesso porque trata-se de uma máquina extremamente avançada de geração de texto, algo que ainda não havia sido desenvolvido. O segredo de tanta tecnologia está nas suas várias camadas, essas que permitem que ele entenda diferentes significados para uma mesma palavra-chave.

Dessa forma, a plataforma oferece à pessoa, de maneira simples e muito rápida (em segundos) respostas para suas perguntas e dúvidas.

Para conhecer o ChatGPT, é só clicar aqui!

O ChatGPT é sempre eficaz?

Nem sempre! Isso porque ele pode errar em alguns dados disponibilizados nas respostas entregues aos usuários. Esse tem sido um dos principais pontos levantados desde que a ferramenta foi lançada.

De acordo com a empresa criadora do ChatGPT, a OpenAI, isso ocorre porque o mecanismo ainda está em sua fase Beta, o que significa que ele ainda será aperfeiçoado, com foco em melhorias e deixando-o, cada vez mais, robusto e certeiro.

Fique por dentro de novidades e dicas para a sua loja virtual!

Outro cuidado é que os textos, até então, ainda são escritos em qualidade abaixo de um profissional de redação, principalmente as versões em português. Mas, mais uma vez, a empresa confirma que, em breve, o chat irá oferecer conteúdos mais completos, de maneira com que fique difícil identificar que o trabalho foi feito por uma máquina.

Por isso, indicamos que o Chat CPT seja utilizado com sabedoria, confirmando as informações disponibilizadas por ele, além de tê-lo como um facilitador, mas não (ao menos ainda) um substituto humano. Lembre-se de que o Google, ao identificar textos de baixa qualidade e escritos por machine learning, poderá te penalizar, rebaixando seu site/blog nos resultados da busca (SEO), algo essencial para as estratégias de marketing atuais.

Dicas para usar o ChatGPT em seu e-commerce

Agora que você já sabe mais sobre o que é o Chat CPT, separamos três dicas para utilizá-lo na sua loja virtual. Vamos juntos?

Produção de conteúdos para blog

Já contamos sobre como é importante ter um blog para o seu negócio. Por isso, publicar textos com frequência é um dos segredos do sucesso para uma boa estratégia orgânica.

O ChatGPT pode ser um superamigo para isso! Afinal, ele irá produzir conteúdos que, o seu time, poderá aproveitar e muito! Então, use e abuse da ferramenta para a produção dos seus blog posts. Mas, claro, não se esqueça de confirmar as informações entregues por ele e, mais importante ainda, de que a plataforma não substitui um profissional de jornalismo/marketing.

Produção de conteúdos para redes sociais

Na mesma pegada acima, ele poderá ser um grande suporte na produção de conteúdos para legendas do Instagram e LinkedIn, por exemplo.

Na maioria das vezes, os conteúdos entregues pelo ChatCPT serão bem extensos para as redes sociais, já que elas pedem conteúdos mais rápidos. Por isso, além de revisar as informações, para não divulgar dados incorretos à sua audiência, indicamos um resumo do mesmo, levando apenas o que é mais relevante para esse tipo de mídia.

Lembre-se, sempre, de cada canal pede um tipo de contéudo, combinado? Para ficar por dentro dessa e de outras dicas, nos siga no Instagram.

Pesquisas de novos produtos e demais novidades do mercado

Quer lançar um novo produto ou saber o que está bombando por aí? O ChatGPT te conta!

Pergunte a ele sobre determinado assunto e obtenha a resposta em segundos. Isso te ajudará a entender sobre os principais pontos entregues no conteúdo e, assim, pesquisar de maneira mais profunda sobre cada um deles. Inclusive, muitos estudantes têm utilizado a plataforma para se preparem para concursos e afins.

Então, nada melhor do que trazer essa facilidade para o seu dia-a-dia como empresário ou profissional. Utilize a tecnologia ao seu favor!

Chegou a hora de fazer a sua loja virtual decolar!

Como contamos ao longo deste conteúdo há funções que o ChatGPT ainda não substitui e uma delas só pode ser entregue por um time especializado em e-commerce: planejamento de estratégias para levar a sua loja virtual ao sucesso.

Nesse quesito, o BRT Turbo, um dos nossos principais serviços, te entrega o que você precisa. Afinal, ele é uma super mentoria especializada junto ao diagnóstico do que o seu negócio precisa no momento. Quer saber mais? Clique aqui e conheça!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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