Você sabe o que é um clube de assinatura e como esse benefício pode revolucionar o seu e-commerce? Basicamente, ele é composto por um pagamento recorrente por parte do cliente, gerando entregas periódicas de produtos sortidos por parte da empresa. O clube de assinatura no e-commerce gera maior rentabilidade e fidelização, um sucesso entre os aderentes!
Quer saber como aplicar essa estratégia em sua loja virtual? Leia nosso post e confira 6 dicas!
1. Entenda o perfil dos consumidores
Entender quais são as preferências de compra do seu público é o primeiro passo para apostar no clube de assinatura no e-commerce. Levantar o perfil dos seus clientes e entender o que eles gostariam de receber periodicamente faz toda a diferença.
Conhecer e entender o seu público-alvo é fundamental, como exemplo, você pode lançar um quiz para levantar quais são as preferências e o que eles esperariam do clube de assinaturas do seu e-commerce.
2. Defina o nicho de produtos
Se seu e-commerce vende produtos de beleza, que tal apostar todo mês em um cestinha de produtos para algum cuidado diferente, como: cabelo, rosto, corpo etc.? Lembrando que a variedade é a alma do negócio! Se todo mês os produtos escolhidos forem muito parecidos, com certeza o cliente ficará frustrado.
Que tal, nesse momento, optar por uma gama de produtos em embalagens com tamanhos reduzidos? Se o seu negócio permitir, pode ser uma forma de gerar maior aproveitamento do produto até o próximo envio, além de reduzir custos.
3. Defina o valor
Aqui é o momento de precificar o seu clube de assinatura! Lembre-se que o valor deverá ser fixo durante o período de vigor da assinatura.
Você precisará calcular todo o custo com os produtos, transporte, marketing, entre outros, encare como custos normais da sua operação. Atente-se ao fato que, além da receita recorrente, você também terá gastos recorrentes. Faça um bom planejamento e negocie com seus fornecedores e terceirizados.
Pode ser válido, nesse momento, apostar em mais de um plano de assinaturas, com valores e produtos diferenciados.
4. Pense na logística
Como serão feitas as entregas para os clientes cadastrados no clube de assinatura? Acontecerão durante todo o mês ou se fixará em um dia para todos os clientes? É importante definir qual será a data de envio e deixar claro durante o período, por exemplo, que o envio acontecerá todo o dia 10 de cada mês.
Separar um dia para o envio pode ser interessante para não comprometer o andamento das outras entregas.
Lembre-se do estoque! É importante planejar com antecedência para que os suprimentos estejam disponíveis para entrega na data acordada.
5. Preze pela qualidade
Não adianta enviar produtos com qualidade inferior para os clientes do seu clube de assinaturas. Quando eles adquirem alguns dos seus planos, claramente já gostam dos seus produtos e conhecem sua qualidade.
Mandar algo inferior com o intuito de economizar não garantirá a fidelidade do cliente, e sim reclamações e um possível boicote.
6. Atente-se aos feedbacks recebidos
Fique de olho no que seus clientes irão falar após receber seus produtos! Trate todas as reclamações e elogios de perto. Afinal, esse feedback é muito importante para guiar os próximos envios! Não responde-los pode custar caro e deixar uma imagem negativa!
Que tal montar um clube de assinatura no seu e-commerce?
O diferencial do clube de assinatura no e-commerce é a fidelização de clientes! Gerando, assim, uma receita contínua! Entretanto, é importante lembrar que também há custos recorrentes. Quando bem planejado e estruturado, o clube é sinônimo de sucesso e boa rentabilidade!
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