Ter boas estratégias de marketing é essencial para qualquer negócio. Porém, tão importante quanto isso é saber realmente como mensurar resultados. Afinal, sem isso sua empresa pode alocar os recursos no lugar errado e desperdiçar boas oportunidades.
Por isso, criamos este conteúdo a fim de mostrar por que avaliar os resultados e quais métricas utilizar para fazer isso. Leia e saiba mais sobre o assunto.
Qual é a importância de saber como mensurar resultados?
As equipes de marketing têm uma grande responsabilidade dentro das empresas. São esses profissionais os responsáveis por gerar as oportunidades de vendas, fortalecer o posicionamento da marca no mercado, identificar novas possibilidades e até mesmo vender, principalmente em e-commerce.
No entanto, não adianta ter várias estratégias se elas não podem ser medidas e ter seu desempenho avaliado. Cada ação representa o emprego de recursos financeiros direta ou indiretamente. Logo, deve-se mensurar resultados para saber o que realmente gera benefícios, o que deve ser priorizado e o que pode ser alterado ou até abandonado.
O que são métricas de vaidade?
Para mensurar resultados, são usadas as métricas, mas aí cabe um cuidado muito grande: existem métricas que não trazem uma representação dos resultados desejados e só servem para “inflar o ego”.
Imagine, por exemplo, que em um determinado mês foi traçada uma meta para aumentar em 20% as vendas de uma empresa. O que um aumento no número de seguidores no Instagram da empresa pode trazer de relação para alcançar essa meta? Praticamente nada.
Número de seguidores, visualizações em vídeos, likes e outros dados do mesmo estilo são chamados de métricas de vaidade. Não que você deva se esquecer delas, mas mensurar resultados analisando só elas não fornecerá informações relevantes.
Quais são as métricas de resultados e como elas devem ser mensuradas?
Diferentemente das métricas de vaidade, vamos falar daquilo que realmente deve ser mensurado e acompanhado em todos os empreendimentos. Confira!
Número de leads gerados
Leads são aqueles potenciais clientes que se cadastram em algum ponto de contato da empresa. Eles deixam pelo menos o nome e e-mail, autorizando que a marca envie conteúdos e materiais relevantes. Quanto mais leads gerados, maior será a chance de transformá-los em clientes!
Muitas ações podem ser tomadas para melhorar esse indicador, tais como sorteios, materiais ricos, conteúdos, anúncios, feiras e muitas outras, sempre com a coleta de dados.
É necessário lembrar que, independentemente da ação tomada, você precisa atuar com o público-alvo, ou seja, aqueles que realmente são interessantes ao negócio. Não adianta ter leads que não procuram pelas soluções ofertadas.
ROI
A sigla ROI representa Return On Investment e é uma das principais métricas para mensurar resultados. Ela assume a relação entre o valor que foi aplicado em uma determinada estratégia e o que foi obtido de retorno. O cálculo do ROI se faz da seguinte forma:
ROI = (Retorno do investimento – Investimento) / Investimento
Esse cálculo pode ser usado para comparar a eficiência de duas ou mais estratégias de marketing, sabendo o que deve ser priorizado.
CAC
O CAC é nosso último indicador de desempenho usado para mensurar resultados. Ele representa o Custo de Aquisição de Cliente. Na avaliação, são considerados todos os custos envolvidos em determinada estratégia e a quantidade de clientes obtidos a partir dela, da seguinte forma:
CAC = Custo total da estratégia / Número de clientes obtidos com ela
Mensurar os resultados é essencial.
Vimos que mais importante do que simplesmente criar um leque de estratégias de marketing é mensurar resultados e encontrar o que realmente tem eficiência ou não. Assim, as ações se tornam mais inteligentes para chegar aos objetivos traçados.
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Se você ficou com alguma dúvida ou quer entender melhor como mensurar resultados em sua empresa, entre em contato com nossa equipe para que a gente possa ajudar nessa tarefa.