Inovação é a palavra-chave do momento. É ela quem consegue trazer resultados significativos para as empresas. As estratégias inovadoras permitem o alinhamento entre os diversos grupos existentes dentro de uma organização, bem como o esclarecimento de objetivos e prioridades. Além disso, a inovação ajuda a concentrar e integrar os esforços desenvolvidos ao redor de tais grupos. Você sabe o que é um mindset de inovação?
Tudo isso é um reflexo do que hoje se conhece como mindset inovador, sobre o qual o conteúdo a seguir irá abordar, procurando destacar as melhores técnicas de implementação dentro das empresas.
Mas, afinal: o que é um mindset inovador?
Antes de mais nada, é necessário entender, primeiramente, o que é “mindset”.
Este conceito foi desenvolvido pela psicóloga Carol S. Dweck, formada pela Universidade de Stanford. Ela afirma em seu livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” que “mindset” seria a forma de olhar que as pessoas possuem em relação à vida. Ou seja, o mindset de uma pessoa é basicamente a maneira como ela organiza os seus pensamentos, utilizando-os para enfrentar situações do cotidiano.
Portanto, o mindset de inovação é proveniente do termo em inglês “innovation mindset” e tem conquistado bastante fama dentro das empresas e, principalmente, na internet. Isso porque o mindset de inovação se refere ao conjunto de esforços empreendidos para que as organizações possam avançar rumo às diversas possibilidades de inovação que existem.
Assim, tendo em vista o conceito de mindset explicado no parágrafo anterior, pode-se depreender que o “mindset de inovação” nada mais é do que o desenvolvimento de uma forma de ver a vida e as situações do cotidiano com um olhar inovador. Dessa maneira, é possível encontrar oportunidades inovadoras dentro do trabalho.
A inovação é um processo natural desenvolvido por todas as empresas da atualidade. Inovar dentro das companhias é encontrar novas soluções para problemas como: qual é a melhor maneira de reduzir custos e conquistar mais lucros em uma fábrica de embalagens personalizadas? Um software poderia encurtar e automatizar trabalhos, aumentando a produtividade? É possível melhorar e otimizar processos internos de um e-commerce?
Todas as decisões que serão tomadas para as problemáticas abordadas precisam ser pautadas na inovação com o intuito de se alcançar resultados não esperados e totalmente benéficos.
A importância do mindset de inovação se dá pelo fato de que ele valoriza as pessoas durante o desenvolvimento de estratégias avançadas dentro das empresas. Com isso, atitudes inovadoras são capazes de:
- Idealizar e gerar processos;
- Desenvolver novos produtos;
- Elaborar serviços;
- Ultrapassar barreiras.
E como é possível aplicar um mindset de inovação?
A implementação de um mindset de inovação dentro de um negócio pressupõe a inserção de uma cultura organizacional pautada em pensamentos inovadores. Contudo, existem etapas que precisam ser seguidas para a construção de um mindset de inovação dentro das empresas.
1) Desenvolva ou otimize estratégias de inovação
Criar um mindset inovador dentro de um negócio não pode acontecer quando uma empresa não possui um planejamento estratégico bem definido. Isso quer dizer que uma organização precisa identificar quais são os objetivos que precisam ser alcançados no futuro, levando em conta critérios, ferramentas necessárias, inovação, métricas, planos de ação e indicadores de desempenho de uma empresa. Contudo, todos esses fatores devem estar voltados à prática de inovação. Com isso, empresas de iluminação podem, através da análise dos recursos disponíveis e de outros aspectos, desenvolver um plano de iluminação pública inovador capaz de cobrir diversas regiões de uma cidade com uma quantidade menor de lâmpadas.
Atitudes assim servem para direcionar as atividades tanto dos profissionais quanto dos líderes de uma empresa, tirando o pensamento inovador do papel e transformando-o em algo concreto.
2) Incentive as ideias inovadoras
Dentro de uma organização, vale muito a pena desenvolver uma postura de intercâmbio de ideias entre as diversas partes existentes, favorecendo a implementação de ideias inovadoras dentro de um espaço.
Para tal, pode-se pensar em realizar uma integração entre departamentos e equipes de uma empresa. Isso pode ser feito por meio de eventos de integração, investimento em comunicação interna e criação de metas conjuntas entre líderes e colaboradores. Certas ferramentas podem ser utilizadas para favorecer a comunicação interna, tais como:
- E-mails;
- Jornais;
- Reuniões;
- Murais de avisos;
- Noticiários.
Vale frisar que as reuniões gerenciais também servem para abrir um espaço de diálogo com o intuito de possibilitar a participação ativa de funcionários e, consequentemente, favorecer a troca de ideias e de sugestões. Todavia, essas reuniões precisam ser pensadas de uma forma organizada para que não ocorra perda de tempo e de dinheiro.
Além disso, a colaboração pode partir de outros componentes, tais como fornecedores, clientes ou parceiros.
3) Invista em tecnologias
As inovações tecnológicas são ferramentas importantes para potencializar as inovações de uma empresa. Portanto, utilizando bons serviços de T.I e softwares, pode-se desenvolver muitas estratégias inovadoras, bem como oferecer recursos e informações para as equipes de uma organização conseguir trabalhar adequadamente nas inovações.
Isso porque, assim como um cientista precisa de laboratórios para realizar as suas pesquisas, os funcionários de uma empresa precisam dos itens necessários para desenvolver adequadamente as inovações. Afinal, não adianta nada ter ideias se não é possível aplicá-las.
Dessa maneira, uma empresa que oferece serviços de engenharia civil, por exemplo, pode realizar a compra de computadores e de equipamentos avançados para o trabalho de seus funcionários.
Além disso, como dito anteriormente, a comunicação interna é algo que deve ser valorizado dentro das empresas. Mas, a tecnologia também favorece o diálogo dentro de um espaço, como é o caso de softwares de comunicação que podem ser implementados em uma organização para maior integração entre os variados setores.
4) Valorize novas ideias
Por que é importante valorizar novas ideias?
Muitas vezes, a visão que os líderes de uma organização possuem a respeito dos processos empresariais é muito diferente do ponto-de-vista dos colaboradores. Ou seja, estes, ao trabalharem de uma forma direta nas atividades de uma empresa, como funcionários de uma produtora de alarme de incêndio, por exemplo, podem oferecer ideias práticas e eficientes, colaborando com inovações. Todos os esforços de todas as partes envolvidas no funcionamento de uma empresa podem ser eficientes para potencializar o mindset inovador.
Outra ação que pode ser realizada é um sistema de recompensas. Assim, quando um funcionário tem uma ideia que pode ser realmente vantajosa para a empresa, ela oferece bonificações em dinheiro.
5) Desenvolva um comitê de inovação
Um comitê de inovação nada mais é do que um grupo de profissionais selecionados para desenvolver uma cultura inovadora dentro de uma empresa. Para isso, recomenda-se que esse comitê seja formado por integrantes multidisciplinares, contando com uma hierarquia interna.
Dessa maneira, uma produtora de embalagens, pode montar um comitê de inovação com funcionários de habilidades, funções, cargos, responsabilidades e experiências diferentes. Isso porque a diversidade de ideias é um elemento principal para o surgimento de inovações.
As atividades de um comitê de inovação, em linhas gerais, consistem na criação de um portfólio de inovação, na seleção de ideias, a intermediação de debates, a mensuração e a comunicação de resultados das discussões realizadas nas reuniões. Por último, um comitê de inovação deve ser capaz de desenvolver as ações para a concretização das inovações.
Dessa maneira, o comitê de inovação de uma empresa que desenvolve etiquetas personalizadas para roupas, por exemplo, é capaz de sugerir e construir soluções inovadoras para problemas que as organizações podem vir a ter. Assim, resultados reais são fornecidos para a empresa, gerando mais lucros, otimizando soluções e diminuindo custos.
Nesse sentido, tendo em vista todas as informações colocadas acima a respeito de como implementar um mindset inovador dentro das empresas, é possível observar que a inovação não é um assunto simples e precisa ser levado a sério dentro de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. As organizações que utilizam um mindset de inovação estão mais propensas a se destacar perante os concorrentes, capturando uma parcela maior do mercado.
É importante perceber que qualquer tipo de empresa pode fazer uso da inovação, desde postos de gasolina até lojas de etiquetas de cetim personalizadas, por exemplo.
Contudo, isso só pode ocorrer se as etapas fornecidas acima forem colocadas em prática. Uma vez compreendendo as estratégias utilizadas, a tarefa de desenvolver novas ideias pode fluir naturalmente.