Uma boa notícia para quem trabalha com loja virtual: em 2015, foram movimentados mais de 41,3 bilhões de reais no comércio virtual no Brasil, de acordo com a E-bit. Conclui-se, então, que o brasileiro está mais confiante e habituado a fazer compras pela internet.
Ao mesmo tempo, a preocupação com a segurança da informação na internet, também cresce à medida que os usuários se “alfabetizam” digitalmente. E as previsões divulgadas por importantes órgãos não ajudam a tranquilizar: o número de violações de dados deve aumentar em 2016, de acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).
Neste sentido, cada vez mais, os gestores e proprietários de e-commerce estão se perguntando: como garantir de vez a confiabilidade da loja online? E mais: como mostrar isso aos consumidores?
Estas questões serão respondidas ao longo dos próximos tópicos deste artigo. Acompanhe!
1. Certifique-se de que realmente sua loja virtual é confiável
O primeiro passo é verificar se seu e-commerce tem ferramentas e práticas que garantem total segurança dos dados próprios e também das informações de transações financeiras do consumidor (cartões, etc.).
Se a loja virtual foi desenvolvida no Magento, por exemplo, significa que está em uma plataforma robusta, confiável e segura, fornecendo total segurança aos dados que trafegam ali diariamente — tenha certeza de que os dados sensíveis do seu cliente são criptografados (de que sua loja online possui um certificado SSL).
2. Mostre ao cliente que sua loja é segura
Agora, de nada adianta você saber que sua loja é 100% segura se isto não está claro para o consumidor quando ele ali navega. É preciso mostrar ao consumidor que ele entrou num ambiente seguro e que pode deixar seus dados sem medo de que eles sejam violados.
No rodapé da página, você deve incluir os certificados de segurança adquiridos (de preferência, tenha certificados reconhecidos nacional e internacionalmente). Isto poderá dar confiança ao usuário que navega pela primeira vez e quer dar uma checada na loja antes de começar a explorar os produtos disponíveis.
3. Mostre a confiabilidade da sua loja durante o processo de compra
Também é importante que o consumidor perceba confiabilidade durante a compra. Divida o processo de check-out, por exemplo, em passos. Este tipo de ajuda deve mostrar ao consumidor quanto falta para ele concluir o processo.
Na hora em que ele for inserir seus dados de cartão, endereço, entre outros, também é importante que os selos de segurança estejam visíveis, que, mesmo de forma implícita, sua loja diga a ele: “fique tranquilo, aqui você está seguro. Nós temos ferramentas e seguimos boas práticas para isso”.
4. Comprove suas certificações de segurança com links
Outra coisa muito importante: ao ver um certificado de segurança, o consumidor que quiser saber mais , deve ser conduzido para o site do órgão que concedeu a certificação. Não caia no erro de apresentar apenas uma imagem estática.
— Leia também: 5 itens indispensáveis em um e-commerce de sucesso.
5. Capriche na experiência do usuário
Pense na experiência do seu consumidor ou potencial consumidor. Trabalhe para que ela seja a melhor possível. Isso inclui: visual agradável, usabilidade, mensagens bem estruturadas (bom português é fundamental!), interface moderna e de fácil compreensão, entre outros aspectos.
Mostre com facilidade quem é a empresa (Quem Somos) e trabalhe sempre a imagem da marca, pois uma marca forte inspira confiança.
6. Preste o melhor serviço
Dentro do que podemos chamar de ciclo de confiabilidade, também os serviços prestados devem ser inclusos. Organize seus processos de atendimento, expedição, entrega e pós vendas para que seu cliente tenha total confiança em você. Com isso, ele se sente seguro para fazer novas compras e, principalmente, indicar para seus pares (fazer elogios nas redes sociais, por exemplo). Acredite, seu esforço para tornar sua loja virtual confiável será recompensado!
— Leia também: Cuidado! Sua loja virtual Magento pode estar correndo um sério risco.
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