Sua loja virtual, provavelmente, deve investir em anúncios profissionais em meios como revistas, jornais ou até na TV. Mas, você sabia que dá pra melhorar bastante esses resultados com uma boa estratégia on-line? Nesse artigo vamos te dar algumas dicas de como usar blogs para divulgar uma loja virtual, através de ferramentas como publieditoriais e outros tipos de anúncio. Confira!
O que é um publieditorial?
O publieditorial, também conhecido como post pago, é uma postagem nas redes sociais com o intuito de anunciar, divulgar ou vender um produto. Esses posts são contratados diretamente pela empresa ou por intermédio da agência, que cuida da comunicação do empreendimento.
Os blogs nos quais os anúncios são veiculados, são escolhidos pela quantidade de visitantes, temas que abordam e outros critérios. É que alguns desses blogueiros fazem tanto sucesso que se tornam verdadeiros influenciadores digitais, ou seja, pessoas que têm bastante influência nas decisões de compra dos seus leitores.
Quais os outros formatos de anúncio?
A maioria dos blogs, além de trabalhar com publieditoriais, oferece espaço para banners e anúncios em texto. Cada blog tem uma quantidade limitada de espaços para este fim e a decisão de onde veicular e o quê, é do próprio blogueiro. Nessa hora é importante que o site em que você pretende fazer a divulgação da sua loja tenha um mídia kit, para que esses valores sejam considerados durante o planejamento.
O que é preciso para divulgar uma loja virtual nos blogs?
Para anunciar on-line é preciso conhecer muito bem o seu cliente. Por isso, é importante estudar quais são seus espaços prediletos on-line e onde eles mais buscam conteúdo, para que assim, você consiga identificar corretamente os influenciadores, que farão a diferença na sua campanha. Definir bem seu público-alvo te ajudará a dimensionar também o tamanho desse público em potencial.
Qual a importância de definir os seus objetivos de campanha?
Definir os objetivos da sua ação não é só escolher em quais blogs os publieditoriais estarão, mas também o quanto será gasto com a campanha e em quantas ações. Antes de entrar em contato com o blog, é preciso saber aonde sua empresa quer chegar.
Além disso, algumas ações funcionam melhor que outras para objetivos em particular: quem busca aumentar os acessos na sua loja virtual pode falar com um público mais generalista do que quem quer qualificar conversões.
Como escolher os influenciadores ideais para a sua loja?
Depois de definir objetivos, público-alvo, orçamento e direcionamento da campanha, procure blogs que se encaixem na sua demanda. Verifique se o blog tem restrições quanto a algum tipo de conteúdo e adéque sua proposta de acordo. Pode ser interessante, por exemplo, aliar seu publieditorial a banners no próprio blog ou em outros relacionados ao tema. Assim, você garante que quem acessa aquela página de fato entrará em contato com a sua empresa buscando informações sobre o produto ou serviço divulgado.
Por que é fundamental anunciar que um post é pago para os leitores?
O consumidor preza por certos níveis de transparência na sua relação com blogueiros e influenciadores, então a regra é clara: nada de fazer publieditorial sem avisar aos leitores de que aquele conteúdo é pago. Propagandas que não se diferenciam das demais postagens do blog são formas ilegítimas de publicidade e podem levar a problemas legais.
Consulte o Código Brasileiro de Publicidade antes de colocar a mão no bolso e lembre-se: é essa transparência que garantirá o sucesso da relação entre sua loja virtual e um futuro cliente.
Um publieditorial precisa de uma ação clara, direcionando o usuário a um objetivo: visitar sua loja virtual, assinar a newsletter ou levá-lo a uma landing page do seu produto. As possibilidades são infinitas, tudo vai depender de como sua estratégia é desenhada.
Quer saber mais sobre como divulgar uma loja virtual com o auxílio de plataformas como os blogs de moda? Curta a página da Bertholdo no Facebook e não fique de fora dessa.