Como competir com as grandes lojas virtuais? Isso pode parecer um desafio e tanto, e é. Porém, algo totalmente possível nos tempos atuais.
Esse será o assunto desse post e também um tema extremamente importante para os pequenos empreendedores que, na maioria das vezes, se sentem intimidados na hora de bater de frente com as gigantes da internet.
Uma dúvida que passa na mente de quem vai abrir uma loja virtual é: será que vou conseguir criar um e-commerce de calçados e cativar o cliente que compra na Zattini? Ou vender eletrônicos e competir com a Amazon?
Acreditamos que você, lojista, que acessou esse conteúdo, provavelmente já se fez essas perguntas. E, mais uma vez, podemos afirmar que é completamente possível! Com a imensidão de possibilidades oferecidas pela internet, pequenos negócios, hoje, são capazes de competir com grandes players.
Para clarear as ideias, e te ajudar a enxergar possibilidades, separamos algumas dicas!
Seja dinâmico e atento às novidades
Os grandes e-commerces possuem muitos processos, que os tornam burocráticos. Para fazer qualquer mudança, mesmo que pequena, será necessário um grande esforço que, muitas vezes, não gera resultado significativo. Nos pequenos empreendimentos, isso não acontece!
Um exemplo, aqui, poderia ser: você possui uma loja virtual de bijuteria e, de repente, um modelo de pulseira se torna um boom no mercado por conta de alguma novela. Todas as mulheres querem a novidade. O que você faz? Procura logo um fornecedor e coloca a peça à venda. Isso é bem mais fácil em um e-commerce menor, onde há menos processos e hierarquias.
Pode ter a certeza de que os grandes e-commerces não conseguirão ter essa agilidade e flexibilidade. Só esse exemplo já é um “7 X 1” para o seu negócio. Transforme sua agilidade em vantagem competitiva.
Não foque apenas em preços baixos. Seja único!
É um erro querer igualar o preço do seu produto à mercadoria de uma gigante. O poder de barganha deles, junto ao fornecedor, é maior que o seu. Então, qual a saída? Seja único e reforce seus diferenciais!
Em primeiro lugar, entenda o que importa para os seus clientes e coloque sua energia em atendê-los nessas necessidades. Isso pode ser observado com uma pesquisa, via e-mail marketing, ou até mesmo observando o comportamento do seu público no dia a dia do seu negócio.
Um exemplo simples: dê a chance do seu cliente marcar se um produto é para presente ou não. Se sim, ofereça uma embalagem especial que agregue valor ao presente.
Trate seus clientes de uma maneira especial
O cliente é a razão do seu negócio existir! Isso soa clichê? Pode ser, mas há muita verdade nessa frase.
No momento de competir com as gigantes da web, lembre-se de que o atendimento é fator fundamental para a satisfação do cliente, porém, a maioria esmagadora dos grandes e-commerces não fazem questão, ou não conseguem, atender bem o seu público.
Então, seja forte nesse quesito e ofereça um atendimento exemplar e eficaz, de forma com que todos os seus clientes se sintam especiais e com voz ativa.
Gostou das dicas sobre como competir com as grandes lojas virtuais?
Competir com as grandes lojas virtuais não é tarefa fácil. Nós sabemos disso. Mas não fique intimidado.
Acredite nos seus diferenciais pois dessa forma será completamente possível. Comece seguindo nossas dicas e depois volte aqui e conte sobre os resultados obtidos.
Quer mais uma dica? Leia o nosso artigo “Concorrência e sucesso no E-commerce: como estar à frente no mercado digital?” e fique ainda mais atento em relação às novidades desse mercado!