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O que é e como se dá a definição de cliente ideal (ICP)?

Já definiu o perfil do cliente ideal da sua empresa? Então, siga as nossas dicas para criar o seu!

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Você sabe o que é perfil do cliente ideal (ICP — Ideal Customer Profile)? Ele faz referência ao consumidor que mais se beneficia dos seus serviços ou produtos, ou seja, faz uso do seu produto de maneira constante e consegue ter bons resultados com ele. 

Essa estratégia facilita a criação de campanhas de marketing mais eficientes, permitindo que a abordagem seja otimizada para melhorar os resultados da empresa. Isso ajuda o negócio a economizar dinheiro, tempo e esforços.

Neste artigo, ajudamos você a definir o cliente ideal da sua organização. Continue a leitura e confira as nossas dicas!

Como definir o cliente ideal

Use a sua base de clientes

O primeiro passo é entender quem forma a sua base de clientes, a fim de definir quais deles trazem uma renda maior para a sua empresa e estão mais propensos a fechar negócio. Com essas informações em mãos, será possível encontrar uma relação entre:

  • o tempo de negociação;
  • o custo de aquisição;
  • a taxa de conversão.

Além disso, você poderá analisar outros fatores, tais como:

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  • principais segmentos dos clientes atuais;
  • ticket médio;
  • qual nicho teve mais cases de sucesso;
  • quais tipos de serviço/produto seus clientes compraram;
  • qual o lifetime value dos clientes;
  • com quais clientes as suas equipes se relacionam melhor;
  • por onde o cliente se comunica (Facebook, LinkedIn, telefone, e-mail etc.).

Escolha as principais características desses clientes

Nesse momento, você precisa escolher as principais características do seu cliente ideal. É importante identificar questões referentes:

  • ao gênero;
  • à faixa etária;
  • à renda;
  • ao local onde ele mora, entre outros.

Além disso, entender o perfil de consumo de seus clientes é essencial para uma definição eficiente de ICP. Leve em consideração:

  • o volume de compra;
  • a frequência;
  • os meios de pagamento utilizados;
  • o engajamento;
  • a recorrência;
  • os produtos/serviços escolhidos etc.

Levante o problema a ser resolvido

Ao chegar até aqui, você precisa entender quais problemas os seus produtos conseguem solucionar para o consumidor. Dessa forma, é possível traçar estratégias para otimizar a qualidade do item e, com isso, entender quais ações de marketing serão mais certeiras para atrair o cliente ideal e destacar a sua marca.

Descreva o que os clientes valorizam na empresa

O cliente ideal é aquele que entende a importância do seu produto e valoriza aquilo que você tem a oferecer. Além disso, ele também dá sugestões de possíveis melhorias para garantir a excelência do item.

Portanto, descreva quais são as características do seu produto que os clientes mais valorizam — isso inclui até mesmo a sua proposta de valor ou o posicionamento estratégico.

Por fim, vale destacar que a definição de perfil de cliente ideal será muito útil para o seu e-commerce, uma vez que ele oferece informações valiosas para otimizar as campanhas de marketing. Portanto, ignorar essa estratégia poderá prejudicar os resultados da empresa, pois, certamente, os seus anúncios serão direcionados para quem não tem interesse nas suas mercadorias.

Agora que você já sabe o que é e como definir o cliente ideal, também é importante entender o que é persona e qual a sua importância para o e-commerce — afinal, esses são conceitos diferentes. Boa leitura!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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