O checkout transparente refere-se à experiência que o cliente tem no e-commerce durante a fase de realização do pagamento. Nesse formato, o domínio continua inalterado e o consumidor permanece na loja até a conclusão do pagamento.
Acontece assim: a loja virtual entra em contato com a API do processador de pagamento, encaminha os dados da compra e do cliente, e o consumidor recebe a resposta do resultado da compra no mesmo site.
Neste artigo, você vai compreender por que o checkout transparente é indispensável para o comércio eletrônico. Acompanhe!
Reduz o abandono de carrinho
Uma das maiores preocupações dos empreendedores é quando um cliente abandona o carrinho com os produtos exatamente na hora em que ia fazer o pagamento.
Com o processo simplificado de checkout transparente, o consumidor pode acompanhar todas as informações que são apresentadas durante todo o percurso da compra e do pagamento, seja ele feito em qualquer modalidade.
Melhora a experiência de compra
O checkout transparente proporciona ao consumidor uma experiência bem diferente da tradicional. Por ser um processo contínuo na plataforma, as etapas tendem a ser mais rápidas, com feedbacks imediatos para otimizar as ações realizadas naquele momento.
Ao perceber que o método checkout é seguro, o cliente adquire confiança na loja virtual e torna-se um cliente fiel, realizando muitas outras compras de forma ainda mais confortável.
Gera credibilidade
É fácil entender que normalmente as pessoas comentam suas experiências de compras entre elas. Diante disso, pode-se confirmar que a experiência positiva que o cliente tem ao pagar suas compras chega até outros consumidores, que também passam a admirar a empresa e, com isso, buscam fazer as mesmas experiências.
Os resultados de uma oferta de pagamento otimizada e satisfatória ao cliente são sinalizados com um avanço em suas vendas, maior destaque diante de seus concorrentes e melhor posicionamento no mercado.
Proporciona sensação de compra segura para o cliente
Diante do elevado número de fraudes quanto ao roubo de dados ao fazer uso do cartão de crédito e outros golpes durante os processos de compra, os clientes sentem-se um tanto inseguros ao praticar pagamento na modalidade online. Com o método checkout transparente, em que tudo acontece em uma única página, o cliente tem certeza de que realmente está fazendo as transações de pagamento no próprio e-commerce.
A certeza de ainda estar na loja é devido ao padrão no layout, nas cores próprias da empresa e logotipo da marca, que estão sempre presentes em todas as fases da compra e que são percorridas até o seu fechamento.
Enfim, agora que você já conhece as vantagens de ter um checkout transparente, é importante saber como criar um. Facilite a entrada pelas redes sociais do cliente, apresente o valor do frete na hora do pagamento, disponibilize a confirmação da compra.
Otimize o processo ao oferecer diversas formas de pagamento, compra com um clique, renovar tentativa de pagamento e permita atualização automática do cartão de crédito. Todos esses fatores ajudam a potencializar as vendas em seu e-commerce e, com isso, sair na frente dos concorrentes.
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