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Checkout: saiba como criar uma página relevante

Saiba o que não pode faltar no checkout da sua loja virtual e evite os carrinhos abandonados!

✓ Conteúdo criado por humano

Vários são os motivos pelos quais a sua loja virtual não vende, e o checkout pode ser um dos principais deles. Você já parou para pensar sobre isso? Esse “pequeno grande” detalhe não pode passar despercebido. Afinal, a decisão de compra pode ser tomada a partir dele.

Por que ele é tão importante? Segundo estudo de empresas como IBM e SaleCycle, até 70% das compras online são abandonadas no meio do caminho. Esse número com certeza assusta, mas há formas de reverter esse quadro!

Como otimizar Checkout do seu e-commerce

De forma a sanar qualquer dúvida, rapidamente, vamos falar sobre o que é o checkout! Essa palavrinha, em inglês, é muito utilizada por nós em vários segmentos como o de viagens. Para o comércio eletrônico, ela representa o encerramento do processo de vendas.

Geralmente o checkout é feito por etapas e é exatamente isso que deve ser o foco da sua atenção: quanto mais passos um usuário tiver que dar para comprar um produto, maiores são as chances dele desistir da aquisição.

Pensando nisso, fizemos uma seleção das principais funções que um checkout deve ter para que o número de carrinhos abandonados seja nulo ou, pelo menos, diminuía de maneira significativa. Sabe a história do “nem mais, nem menos”? É sobre isso que vamos falar.

Garantimos que essas ações vão te ajudar a vender mais e, como sempre frisamos, fidelizar os seus clientes.

Passo a passo para ter um checkout eficaz

Capriche no call to action

O call to action é a famosa chamada para a ação: o botão que vai fazer com que o seu cliente coloque o produto no carrinho. Por isso, ele é muito importante, já que é o primeiro passo para a que a compra seja efetivada.

O call to action deve ter uma mensagem simples como “adicionar ao carrinho” ou “comprar agora”. O botão deve ter cores como o verde ou azul, que induzem o usuário a prosseguir a ação. Já o vermelho deve ser evitado, ele sempre é associado ao “pare” ou “cuidado”.

Porém, se a sua identidade visual for em um tom tido como perigo, não tem problema. As Lojas Americanas utiliza seu botão de ação em vermelho, já que a cor é a marca registrada da empresa. Veja abaixo:

Botão CTA Checkout

Deixe a barra de progresso visível

Sabe quando você está fechando uma compra, preenchendo os dados e nunca sabe se está próximo do fim do processo? Isso também pode levar à desistência. Quem nunca, né?

Por isso, ter a barra de progresso visível, mostrando quantas etapas ainda faltam para a finalização do pedido, deixará o seu cliente mais confortável e sem aquela típica pressa que a internet nos traz.

barra de progresso

Black Bertholdo

Permita a edição de itens

Se clicar em voltar, você perderá todos os produtos que já colocou no carrinho. E agora? Coloque-se no lugar do seu cliente e permita que ele edite os itens já selecionados.

Em muitos casos, as pessoas compram por impulso e na hora do pagamento desistem de algo, assim como acontece nos caixas das lojas físicas.

Ofereça vendas casadas: cross-selling

Você quer que o ticket médio da sua loja virtual aumente, mas precisa oferecer formas sutis para que isso aconteça. O cross-selling é a solução.

Por meio dessa estratégia, você disponibiliza opções de compras casadas condizentes com o comportamento do seu cliente. Abaixo, um exemplo simples: o usuário selecionou uma vitrola, assim, o e-commerce em questão sugere duas opções complementares ao produto.

Vale dizer ainda que, em muitos casos, o lojista oferece descontos em vendas casadas.

crossselling

Disponibilize meios para contatos imediatos

No comércio eletrônico não há vendedores, aqueles que te ajudam em todos os momentos da compra. Faltou algo? Tem alguma dúvida sobre o produto? Eles estão ali!

No e-commerce é essencial que os contatos estejam visíveis, de maneira com que o usuário possa esclarecer dúvidas rapidamente. O contrário disso é a perda da venda. Afinal, o concorrente está a um clique.

Outra opção são os chats online, onde alguém da sua equipe possa atender o potencial cliente de forma humanizada, como se ele estivesse em uma loja física.

Permita com que o carrinho seja salvo

Às vezes, a pessoa está no meio do fechamento da compra e acontece um imprevisto. As chances dela voltar e refazer todo o processo não são as mesmas de antes.

Como resolver isso? Ofereça a opção de salvamento de carrinho. Dessa forma, o cliente pode acessar o seu site mais tarde e continuar a compra sem problemas! Porém, deixe claro que essa reserva tem duração estabelecida como, por exemplo, 24 horas.

carrinho_ecommerce

Ofereça várias opções de pagamento

Produtos no carrinho, dados preenchidos e você quer pagar no boleto e não encontra essa opção. Assim, a compra é abandonada e você migra para outro e-commerce.

Por isso, é importante oferecer muitas formas de pagamento. Talvez seja difícil manter todas: cartão de crédito, débito, boleto… mas, mesmo assim, pesquise e faça essa etapa ser a mais completa possível. Quem sabe até oferecer opção de transferência ou depósito bancário?

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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