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Categorização de produtos: confira melhores práticas

Categorização de produtos: neste conteúdo, a gente explica do que se trata e como impacta positivamente.

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Categorização de produtos é um dos pontos mais importantes de um e-commerce. Por meio dela, três tópicos principais terão melhorias: o primeiro deles é o ranqueamento. A partir do momento em que há uma boa estrutura dos produtos dispostos no canal, os canais de buscas tendem a reconhecer melhor a sua plataforma. Com isso, os itens são identificados antes dos concorrentes. O segundo está voltado para uma experiência mais positiva do cliente e, consequentemente, estimula a conversão.

Porém, muitos gestores de e-commerce ainda têm dúvidas a respeito de como fazer essa categorização da forma correta. Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire suas dúvidas. Continue a leitura e saiba mais!

Analise os padrões do mercado

Primeiro, entenda como o mercado se comporta. É importante entrar nos canais de seus principais concorrentes e avaliar como os produtos estão categorizados. Dessa forma, você vai entender se faz sentido também levar essa classificação para o seu canal ou se é necessário praticar algumas mudanças de acordo com o comportamento de seu público.

O design do site também influencia. Ele se comporta como um importante fator para que a pessoa consiga encontrar o que busca e ter uma visão positiva de seu empreendimento. Portanto, analise se ele é responsivo (se adapta a qualquer tipo de tela) e, mais do que isso, se consegue trazer uma boa usabilidade ao seu cliente.

Categorização de produtos

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Coloque-se no lugar do cliente

Esse tópico está diretamente ligado com o que acabamos de trazer. Se você entrasse em seu site como cliente, encontraria todos os produtos que busca?

Entenda: suponhamos que existe um e-commerce que vende produtos para casa. Você, enquanto comprador, preferiria encontrar um lençol na categoria de “Quarto” ou preferiria que essa categoria estivesse separada por “Cortinas”, “Cama”, “Tapetes” etc.? Certamente, quanto mais bem detalhado, melhor para chegar onde deseja, concorda? Com isso, entra no ganho que mencionamos na introdução: as taxas de conversão são naturalmente maiores nesse sentido.

Limite as subcategorias

Apesar de elas serem importantes, como acabamos de dizer, ter muitas subcategorias pode fazer com que o cliente fique perdido nos pontos que ele realmente precisa para comprar o que deseja. Isso contribui até mesmo para que não seja tão nichado e ele tenha acesso a outros tipos de produtos, o que poderia impactar na decisão de compra de uma mercadoria que, até então, não teria interesse.

Considere ferramentas de análise

Por fim, não deixe de considerar ferramentas de análise. Geradores de palavras-chave possibilitarão que as categorias levem o nome daquilo que o público realmente procura. Assim, as chances de ranquear aumentam, o que permite que mais pessoas chegam até ao seu site e se interessem pelo seu produto.

No que diz respeito à categorização de produtos, contar com um parceiro que vá auxiliar em todo esse processo, independentemente da plataforma utilizada, também será um importante passo para que você obtenha os resultados almejados. Com a expertise desses profissionais, você terá as categorias certas, com uma excelente usabilidade e um design que atenda às necessidades de seu público.

Se deseja saber um pouco mais sobre o tema, entre em contato com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

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O Que os Líderes do Varejo Já Estão Fazendo para Faturar Mais em 2025

Autor/a

Amanda Coelho

Coordenadora de Marketing da Bertholdo

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