Seu cliente virtual provavelmente está no smartphone. O número sempre crescente de pesquisas e compras em dispositivos trazem novas necessidades e demandas para os processos de navegação. Quer alcançar essa fatia latente do mercado? Então, atender a busca por voz deve estar dentro das suas estratégias, afinal, a tendência é que a experiência pela fala supere a experiência do teclado.
Na busca por voz, o consumidor consegue agilidade e precisão, e isso está revolucionando não apenas as estratégias virtuais, como também impactando diretamente nas tendências do e-commerce. Esse processo deixa o usuário ainda mais consciente, fazendo pesquisas específicas e direcionadas às suas necessidades. Isso significa que é hora de entender melhor com quem o seu negócio fala e como se adaptar às buscas por voz. Confira!
Desenvolvimento da tecnologia de voz com voice commerce
Fazer pesquisas no Google usando a voz já faz parte da rotina de muitas pessoas. A tecnologia está se popularizando e mostra ser muito mais eficiente quando o aparelho usado é um celular.
As lojas virtuais demoraram um pouco para se adaptar à novidade por completo, se concentrando em estratégias por voz quando o assunto é atrair clientes para a loja virtual, mas se esquecendo da experiência completa.
O voice commerce é o modelo que contempla a busca por voz durante toda a jornada do cliente, ajudando na escolha do produto, na inclusão no carrinho de compras virtual e no fechamento da venda (incluindo o pagamento). Dessa maneira, a experiência de compra em dispositivos móveis fica mais fácil. Um case de sucesso na área é a Alexa, da Amazon, que conseguiu ampliar também as compras feitas via TV.
Melhora na experiência do usuário com a busca por voz
Quando o foco da estratégia é o cliente, é preciso treinar o olhar para uma perspectiva diferente. Várias ferramentas como o mapa da empatia podem ajudar a encontrar as necessidades e desejos do público-alvo. Além disso, é importante alinhar as estratégias que ajudarão o consumidor a se conectar com seus sonhos, e a busca por voz é uma das mais promissoras.
Implementar a busca por voz ajuda a:
- oferecer mais um mecanismo de compra;
- deixar o processo mais fluido para dispositivos que não têm um teclado físico;
- acompanhar uma tendência que tem se transformado em uma preferência de navegação;
- agilizar o processo de compras;
- reduzir o abandono de carrinho, aumentando as vendas.
Aumento das vendas usando os micro-momentos
Outra tendência crescente já observada pelo Google e que você pode aproveitar com o voice commerce são os micromomentos. Esse é um modelo de pesquisa no qual o usuário busca resolver uma questão específica, como “consertar um vazamento na torneira da pia” ou “qual é o sapato ideal para usar com vestidos longos”.
Nesse tipo de pesquisa, o usuário já sabe exatamente o que procura, e um modelo de compras eficiente como o recurso da busca por voz pode ajudar nas conversões.
Como você deve ter percebido, a busca por voz é uma realidade, e para quem quer impulsionar os resultados da loja virtual, é importante acompanhar essa forte tendência. Para que esse recurso seja aproveitado adequadamente no seu negócio, você precisa conhecer bem o seu cliente ideal, construindo a estrutura do seu voice commerce para otimizar a experiência do consumidor.
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