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Entenda a importância da avaliação de produtos para um e-commerce

Por meio de avaliações positivas, um e-commerce é capaz de aumentar suas vendas! Leia o artigo e saiba como conseguir reviews de clientes!

✓ Conteúdo criado por humano

Embora as pessoas estejam cada vez mais habituadas à Internet e às facilidades trazidas por ela, muitas vezes um contato mais pessoal é necessário na hora de tomar decisões importantes, como a compra de um produto. Nesse momento, a avaliação de produtos faz toda a diferença!

Isso ocorre porque, quando o cliente chega à loja virtual e percebe que outras pessoas já adquiriram o item que ele deseja comprar, e que tiveram uma boa experiência, a tendência é que ele se sinta mais seguro para realizar a compra.

Levando esse fato em consideração, preparamos este conteúdo para apresentar a você a importância dos reviews de clientes para um e-commerce. Leia o artigo e tenha acesso a esse conhecimento!

Avaliação de produtos para loja virtual

A importância da avaliação de produtos

Não é uma novidade que os gatilhos mentais — técnicas desenvolvidas com a finalidade de levar o cliente a concluir a compra — são de suma importância para as lojas virtuais que desejam otimizar suas vendas.

Os reviews de clientes podem ser considerados um desses gatilhos, pois eles funcionam como uma prova social. Isso ocorre porque, quando o cliente é informado que outros consumidores “aprovaram” o produto que ele pretende comprar, ele entende que o item em questão já foi testado. Isso aumenta significativamente as chances do consumidor acrescente o produto ao carrinho e finalize a compra.

Como a qualidade dos produtos e do atendimento impacta na avaliação

É importante ressaltar que a avaliação de produtos só será positiva se os clientes estiverem realmente satisfeitos com o produto e com o atendimento da loja virtual em que fizeram a compra.

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Em primeiro lugar, portanto, o lojista precisa garantir esses fatores. Sem esse cuidado, os comentários podem ser negativos e afastar os clientes em vez de atraí-los.

Felizmente, os donos de e-commerces podem evitar classificações negativas tomando os seguintes cuidados:

  • fazendo descrições sinceras e precisas dos produtos à venda;
  • passando todas as informações referentes a preços, possíveis taxas e frete;
  • conferindo cada produto antes de realizar o envio;
  • prestando um suporte eficiente em caso de extravio do item ou do envio de um produto defeituoso.

Mesmo tomando todos os cuidados, os lojistas estão sujeitos a cometer erros, como o de enviar um produto danificado. Por esse motivo, um bom atendimento é tão importante. Se a loja for capaz de resolver o problema do cliente de maneira adequada, ele tende a relevar o erro a avaliá-la positivamente.

Ferramentas para aumentar as avaliações de produtos

Embora os reviews sejam extremamente úteis para os consumidores, eles não costumam deixar avaliações sem um incentivo. É importante que o lojista entre em contato com o cliente e peça a avaliação — o que pode ser feito por e-mail ou mensagem de texto, por exemplo.

Essa é uma tarefa que costuma ser feita automaticamente por marketplaces e que pode ser automatizada em plataformas próprias de e-commerce!

Por meio de ferramentas especializadas — como a Stamped e a Youviews —, o lojista pode adicionar funcionalidades à loja virtual, como a opção de avaliar o produto por rating, por comentários e até mesmo por imagens. Essas ações tornam o processo de review mais intuitivo para o usuário.

Em um mercado competitivo, as lojas virtuais precisam demonstrar seus níveis de eficiência e de confiabilidade para os clientes. Essa é uma tarefa que tende a se tornar mais simples por meio da classificação da loja e dos itens vendidos por ela.

Agora que você entende a importância da avaliação de produtos, compartilhe o artigo nas redes sociais e ajude os seus amigos a adquirirem esses conhecimentos!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

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