O atendimento via chatbot deixou de ser uma tendência para se tornar uma regra no e-commerce. Se antes os clientes estavam acostumados a esperar minutos (ou até horas) para obter um retorno de uma empresa, hoje eles exigem respostas imediatas.
O consumidor quer resolver dúvidas imediatamente para escolher um produto ou acompanhar um pedido. Um atendimento lento ou falho pode fazer com que ele simplesmente desista da compra e vá direto para a concorrência.
Mas afinal, como funciona o atendimento via chatbot? Quais são os benefícios reais dessa tecnologia para os lojistas e para os consumidores? Explicamos mais sobre o que você precisa saber sobre como os chatbots podem transformar o atendimento ao cliente.
O que é um chatbot?
Um chatbot é um programa de computador que conversa com as pessoas, como se fosse um atendente virtual. Ele responde perguntas, ajuda com informações e até realiza tarefas, tudo de forma automática.
Os chatbots podem funcionar de duas formas:
- com respostas prontas: eles seguem um roteiro pré-programado e respondem com base em palavras-chave;
- com inteligência artificial: aprendem com as conversas e ficam cada vez mais espertos, dando respostas mais naturais e personalizadas.
Você já deve ter visto um chatbot em lojas online, bancos ou redes sociais – é aquele assistente que aparece no canto da tela perguntando se você precisa de ajuda.
Quais são os benefícios do chatbots no e-commerce?
Os chabots são muito usados para:
- atender clientes 24h por dia;
- tirar dúvidas sobre produtos e serviços;
- ajudar no rastreamento de pedidos;
- agilizar processos sem precisar de um atendente humano.
Com esse programa, empresas conseguem oferecer um atendimento rápido e deixar os clientes satisfeitos. E o melhor: sem precisar de uma equipe disponível o tempo todo!
Como integrar chatbots no e-commerce com a Bertholdo?
Se você quer oferecer suporte instantâneo, responder dúvidas e guiar seus clientes até a finalização da compra, um chatbot bem configurado pode fazer tudo isso.
A Bertholdo, especialista em soluções para e-commerce, oferece suporte na implementação de chatbots para Magento, WooCommerce e Shopify.
Veja como funciona o processo de integração e como deixar seu e-commerce ainda mais eficiente com essa tecnologia:
1. Escolha a ferramenta certa
A Bertholdo trabalha com soluções testadas no mercado, como o JivoChat, para oferecer atendimento em tempo real, integração com múltiplos canais (como WhatsApp, Messenger e e-mail) e personalização para diferentes tipos de negócios.
Além do JivoChat, também podem ser avaliadas outras ferramentas de automação dependendo das necessidades do seu e-commerce.
2. Faça a instalação e configuração
Depois de definir qual ferramenta será usada, a Bertholdo cuida de toda a instalação e configuração do chatbot na sua loja virtual, incluindo:
- integração com a plataforma do seu e-commerce (Magento, WooCommerce ou Shopify);
- ajustes de layout e identidade visual, para que o chatbot combine com a sua marca;
- definição de fluxos de conversa personalizados, de acordo com as perguntas mais frequentes dos seus clientes;
- automação de respostas para consultas simples, como status de pedidos, prazos de entrega e formas de pagamento.
Essa etapa serve para que o chatbot funcione sem falhas e se torne um verdadeiro assistente digital para seus clientes.
3. Faça a personalização do atendimento
Cada negócio tem um público diferente e, por isso, a configuração do chatbot precisa ser personalizada. A Bertholdo trabalha na criação de fluxos de conversação para garantir que o bot seja eficiente sem parecer “robótico” demais.
Além disso, o chatbot pode ser treinado para:
- direcionar os clientes para setores específicos (como suporte, vendas ou financeiro);
- sugerir produtos baseados no comportamento do usuário na loja virtual;
- oferecer cupons de desconto em momentos estratégicos da conversa;
- encaminhar atendimentos para humanos quando necessário.
Tudo isso ajuda a tornar a comunicação mais natural e melhorar a experiência de compra do usuário.
4. Aproveite treinamento e testes
Antes de colocar o chatbot no ar, é importante realizar testes e ajustes. A Bertholdo faz uma série de avaliações para garantir que:
- o chatbot responda corretamente às dúvidas mais comuns;
- o fluxo de conversa esteja claro para os clientes;
- as integrações com outras ferramentas (como WhatsApp e e-mail) funcionem sem erros.
Conclusão: vale a pena usar um atendimento via chatbot no e-commerce? Se você quer oferecer um suporte rápido e aumentar as conversão de vendas, a resposta é sim! Com a Bertholdo, o processo de integração é feito de forma estratégica para que o chatbot realmente seja útil e gere resultados para o seu negócio.
Quer mudar a hospedagem da sua loja virtual? Aprenda tudo sobre como migrar de plataforma de e-commerce. Clique aqui e confira nosso guia!