E já que estamos em março, mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, fica a pergunta: por que as mulheres estão crescendo no e-commerce?
De forma a responder a questão, fomos atrás de dados e histórias inspiradoras que confirmaram o que já sabíamos: sim! Elas estão com tudo!
As mulheres e o mercado de e-commerce
De acordo com a terceira edição do estudo Mercado Livre/Ibope Conecta, que coletou informações com 512 empreendedores MPMEs (Micro, Pequenas e Médias empresas) em todo o Brasil, as mulheres estão mais confiantes com o crescimento do e-commerce em 2017 do que os homens.
A pesquisa mostrou que 50% das mulheres que estão à frente de negócios online acreditam que o comércio eletrônico irá crescer mais de 25% neste ano. Em 2016, elas estavam menos confiantes e apenas 35% das empreendedoras apostavam no sucesso do setor, esse que foi o percentual apresentado pelos homens em 2017.
O estudo também chamou a atenção para um ponto importante: mulheres tendem a terem mais iniciativa e, consequentemente, mais coragem na hora de arriscar e inovar. Prova disso é que 20% das entrevistadas pediram demissão dos antigos trabalhos para dar o start nos negócios online. Já os homens mostraram mais receio e apenas 15% tomaram essa decisão.
Sobre os produtos mais vendidos por lojas virtuais comandadas por mulheres, itens para casa e decoração, além de calçados, roupas e bolsas, estão no topo da lista e representam 51% de todo o mercado. Porém, muitas mulheres estão crescendo nos segmentos de eletrônicos (17%) e acessórios para veículos (16%).
Mulheres que são sucesso no e-commerce
Pegando esse gancho, o que falar de Luíza Trajano, da Magazine Luiza? Uma das maiores lojas de varejo do Brasil é comandada por uma mulher que consegue transformar um tombo em vendas!
Para quem não se recorda, ao cair, enquanto carregava a tocha Olímpica nas Olimpíadas de 2016, a empresária conseguiu transformar o acidente em marketing!
Esse dom de estar próximo ao público, e transformar tudo em ação de vendas, veio desde o início da empreitada. Quando Luíza assumiu os negócios da família, a loja chamava “A Cristaleira”. Depois se transformou em rede, mudou de nome com a ajuda de um concurso feito em uma rádio de Franca, cidade paulista.
Hoje, a Magazine Luíza possui mais de 700 lojas físicas espalhadas em todo território nacional. Possui forte presença no e-commerce, sendo um dos focos da empresa. Por lá são vendidos desde camas até produtos eletrônicos. Com certeza, o olhar feminino de Luíza Trajano foi essencial para esse sucesso.
De blogueiras à donas de e-commerce
Seguindo o boom das mulheres que estão arrasando com seus e-commerces, separamos duas blogueiras que tornaram suas presenças digitais ainda mais rentáveis.
Somando sua página no Facebook e perfil no Instagram, Niina Secrets, de apenas 22 anos, soma mais de 3 milhões de seguidores. Esperta que só, viu potencial nas vendas de produtos de moda e beleza e montou a Niina Secrets Store.
Na loja online, a blogueira comercializa peças assinadas por ela. Praticamente todas as semanas, o e-commerce recebe novidades, o que faz com que o negócio seja dinâmico. Com sua grande expertise, Niina acompanha tudo de perto. Comprovando que estar atento ao que o público pede é um dos segredos de um negócio bem sucedido. Suas leitoras querem lançamentos? Ela traz!
Outra blogueira que pegou carona no seu sucesso na área da beleza foi Vanessa Lino! O ShopBela se tornou referência no setor de vendas de cosméticos online. Para falar mais sobre a empreitada, ninguém melhor que a própria influenciadora digital. Assista ao vídeo!
Dica final das mulheres que estão crescendo no e-commerce
Para fechar, anote algumas dicas dadas por elas:
- para venderem mais, 74% das empreendedoras apostaram na diversificação da oferta de produtos;
- 45% fizeram promoções e
- 39% passaram a oferecer frete grátis.
Gostou desse post e quer ficar sempre por dentro das nossas novidades do mundo do e-commerce? Assine a nossa newsletter! Até o próximo post 😉