No post anterior, mostramos como o e-mail marketing pode ser uma ferramenta eficaz na comunicação com os clientes e sua importância nos negócios. Agora vamos mostrar as principais métricas do e-mail marketing.
Uma campanha bem estruturada pode representar metade do lucro e divulgação de uma loja virtual. A ferramenta que precisa de um bom planejamento estratégico para atingir o seu público- alvo também deve ser avaliada e acompanhada.
As métricas são uma forma de verificar os resultados alcançados pela sua campanha. Saber se as conversões dos e-mails enviados geram lucros ou prejuízos é entender onde sua campanha está dando certo e no que ela precisa melhorar.
Por isso ao construir suas métricas pense:
– E-mails que estão na base de contatos;
– E-mails enviados ( Verifique se o e-mail enviado está com a escrita correta);
– E-mails entregues ( Verificar se o e-mail chegou ao destinatário ou se ele foi parar no SPAM);
– E-mails que foram deletados ( Verificar se o e-mail foi excluído, os e-mails deletados é um índice que mostra se o título ou conteúdo estão atraentes);
-E-mails que foram abertos – ( E-mails que são visulizados);
– E-mails que foram clicados – ( E-mails em que o usuário clicou e se interessou em conhecer a página de sua empresa);
– E-mails que descadastrados – (Solicitação dos usuários para não receber mais as mensagens do e-mail marketing, mostra que deve se avaliar o público- alvo);
Os e-mails clicados é um meio de saber as taxas de rejeições, tempo médio de navegação no site e se página realmente tem o que seu público procura ( telefone, contato,pedido de orçamento, informações sobre o produto e compra).
Antes de enviar os e-mails marketing , teste várias campanhas para verificar qual terá o melhor retorno. Existe vários software que ajudam a medir os resultados.
Com as métricas estabelecidas e as campanhas escolhidas avalie as taxas de acesso do seu site, as rejeições e cliques. Com os números em mão avalie o que precisa ser mudado.
Fonte: Os 8 Os do Marketing Digital – Livro Conrado Adholpo
Quer receber mais dicas como essa?
Se você quer manter-se sempre bem informado sobre comércio eletrônico, assine gratuitamente o informativo da Bertholdo. Receba artigos, dicas, notícias, informações técnicas e todo tipo de conteúdo relacionado ao e-commerce e tecnologia. Clique aqui e informe seu e-mail.