O mercado vive em constante mudança. Novas revoluções acontecem e as empresas devem estar sempre preparadas para se adaptar e garantir o sucesso. Uma das mudanças mais impactantes é a chegada da Amazon no Brasil. A gigante americana promete vir com tudo! Então, será que a sua empresa está preparada para isso?
Para tirar todas as suas dúvidas a respeito, preparamos este artigo. Mostraremos como se preparar, os principais impactos e os pontos positivos e negativos dessa chegada. Confira!
Por que a chegada da Amazon no Brasil assusta o mercado de e-commerce?
Assim que saiu a notícia de que a Amazon iniciaria a venda de produtos eletrônicos e outros itens no Brasil, além de livros que já eram comercializados, as ações do Mercado Livre caíram cerca de R$ 1 bilhão na bolsa. Esse forte impacto mostra que a chegada dessa gigantesca empresa promete mudanças bruscas no nosso mercado.
A Amazon é uma das empresas mais valiosas do mundo e, naturalmente, sua entrada em qualquer mercado gera receios, esperanças, expectativas e até um pouco de medo.
Porém, devemos ver essa mudança com um pouco de naturalidade e a encarar de forma positiva. Nos próximos tópicos mostraremos alguns pontos que devem ser analisados. Acompanhe.
Sua loja está preparada para ser mais competitiva?
Com a chegada da Amazon no Brasil, sua loja virtual precisa estar preparada e ser mais competitiva. A empresa americana é reconhecida pela preocupação constante com as experiências de seus consumidores, sempre trabalhando para exceder às expectativas.
Essa obsessão que eles têm é muito interessante e deve ser utilizada como referência. No Brasil, por possuirmos um vasto território e um certo sucateamento das vias terrestres, a logística dos pedidos é bastante prejudicada.
Nenhum comprador gosta de pagar um preço elevado para a entrega de sua compra e ainda ter que esperar um longo prazo.
Portanto, surge a necessidade de otimizarmos os processos internos e buscarmos novas opções de envio, além de todos os outros pontos que compõem uma boa experiência de compra.
As vendas dos concorrentes serão prejudicadas?
Uma das preocupações mais comuns é de que com a chegada da Amazon no Brasil, as vendas dos concorrentes cairão vertiginosamente. Não é bem assim.
Devemos lembrar que a Amazon deve trazer a sua experiência de anos de marketplace ao Brasil e nós ainda temos pouca prática nesse modelo de negócio.
Então, o que podemos esperar é que essa estratégia (marketplace) ganhe força e, com isso, outras empresas gestoras também recebam vantagens.
Há mais terreno a ser explorado?
Vamos pensar um pouco: o que faz uma das principais marcas mundiais vir ao nosso país? Se isto está acontecendo, é porque o nosso mercado tem um grande potencial.
Certamente a Amazon não viria para o Brasil se ela não enxergasse boas oportunidades, e isso também não quer dizer que ela vá reter todas essas vendas.
Como dissemos no tópico anterior, o marketplace no Brasil ainda está engatinhando e a chegada dessa grande potência pode acelerar esse processo e trazer benefícios para outros players.
Como usar essa situação a seu favor?
Por fim, devemos encarar essa mudança como sendo positiva. A competitividade faz com que todos os envolvidos busquem melhorar seus serviços, o que aumenta a satisfação do público e gera mais oportunidades.
No caso dos gestores de e-commerce, por exemplo, eles ganharão uma opção bem interessante para oferecer seus produtos. A expectativa do marketplace da Amazon é de que as taxas cobradas sejam menores que as tradicionais, o que é ótimo para quem quer explorar esse mercado.
Então, como vimos em nosso artigo, a Amazon no Brasil é um grande marco, cercado de grandes expectativas. É preciso preparar o seu negócio e deixá-lo mais competitivo, oferecendo melhores experiências aos consumidores.
Além disso, com toda a experiência que ela já possui, a empresa americana pode trazer ótimos benefícios para os lojistas, basta saber aproveitar as oportunidades.
Agora que você já viu sobre a chegada da Amazon no Brasil, confira como competir com grandes lojas virtuais.