A pergunta que não quer calar: como o Google Adwords funciona? Essa é uma das principais questões trazidas pela nossa equipe. Afinal, há uma série de fatores que vão influenciar o posicionamento e, consequentemente, a aceitação do seu anúncio na internet.
Mas, antes, outra dúvida também recorrente: o que é o Google Adwords? Essa questão pode parecer irrelevante. Isso porque muitas pessoas sabem o que o serviço é na teoria, mas na prática, para qual finalidade foi pensado, é bem diferente. Então, vamos entender isso?
O que é o Google Adwords
O Adwords é o serviço de publicidade do Google. Por meio dele, você cria e divulga anúncios tanto na rede de pesquisas do famoso buscador, como também pode aparecer na rede de displays do Google (sites afiliados).
Sabe quando você procura por algo na internet e, na parte superior, aparecem algumas opções marcadas como anúncio? Então! É exatamente isso que o Adwords faz: permite que a sua empresa/produto seja encontrado. Já na rede de displays, as propagandas aparecem em locais determinados pelo site em questão.
Tudo ok até aqui? Agora, vamos à prática.
Google Adwords: como funciona
O próximo passo é entender como ele funciona e como você pode aproveitá-lo ao máximo!
Como se cadastrar no Adwords
- Crie sua conta aqui e vá em “começar agora”;
- Preencha seu endereço de e-mail e insira a URL da sua empresa;
- Preencha o restante das informações solicitadas;
- Caso já tenha uma conta em qualquer dos serviços do Google, como Gmail ou YouTube, faça o login por meio delas.
- Forneça o seu fuso horário e moeda (esses dados serão usados para os pagamentos);
- Escolha a sua forma de pagamento;
- Informe os dados para a emissão da nota fiscal do Google Adwords para a sua loja virtual.
Direcione a sua campanha
Aqui está o segredo de um anúncio bem-sucedido. Será nesse momento que você vai definir seus objetivos e público-alvo.
Alguns exemplos de objetivos para a sua loja virtual:
- lançar um produto
- divulgar promoção
- atrair novos leads (visitas) para o seu site
Depois de definir o seu objetivo, é o momento de direcionar a campanha: qual será o produto linkado (é essencial que a campanha leve o usuário para a página do produto e não para a home da sua loja)? Qual será a oferta descrita para atrair cliques?
Agora, faça uma lista com palavras-chave relacionadas à promoção. Como? Vamos a um exemplo:
Pense que você está vendendo um livro para profissionais de saúde. Nesse caso, você pode listas palavras-chave como:
Livros de Medicina; livros sobre saúde; materiais para médicos; e por aí vai.
Feito isso, vá até a aba “campanha” e clique em “criar sua primeira campanha”. Para facilitar essa etapa, vamos ao passo a passo:
- Configure o modelo da campanha;
- Escolha um nome;
- Indique os dados demográficos e o idioma;
- Na seção “redes”, delimite se os seus anúncios serão visualizados somente para desktops ou dispositivos mobile (você pode escolher ambos);
- Defina seu lance ou clique em “lance automático” para que o Google possa bater o martelo sobre o melhor valor;
- Feche o seu orçamento diário;
- Pronto! Agora é só salvar as configurações.
A importância das palavras-chave para a sua campanha
Como você viu no tópico acima, a escolha das palavras-chave é essencial para o sucesso da sua campanha. Isso acontece porque será a partir delas que os usuários encontrarão o seu produto/loja virtual. Além disso, essa escolha também será um dos critérios utilizados pelo Google para te posicionar nas buscas.
A escolha das palavras-chave acontecem no formato de leilão. Por isso, é preciso dar um lance para que o seu negócio concorra com as demais lojas virtuais do seu segmento. Mas, calma! Você só irá desembolsar o valor após a conversão. Assim, será preciso que o usuário clique no seu site para que haja cobrança.
Essa estratégia é chamada de CPC ou custo por clique. Guarde esse termo porque você vai se deparar muito com ele. Para que você entende melhor tudo isso, separamos um vídeo em que Hal Varian, economista chefe da empresa, explica toda a lógica do negócio. Assista aqui.
Acompanhe a sua campanha no Google Adwords
Agora que a sua loja virtual já está, por meio de uma campanha, no Google Adwords, é importante acompanhar a aceitação do público. Afinal, o sucesso só é alcançado quando há métricas.
Para que isso aconteça de forma satisfatória, é indicado que esse rastreamento seja feito diariamente, sendo que a melhor forma é integrar sua conta do Adwords ao Analytics da sua loja virtual. Por que isso?
Como você sabe, é através do Google Analytics que você mede resultados como número de impressões dos anúncios, quantidade de cliques, custo por clique, retorno sobre o investimento (ROI) e muitos outros indicadores que ajudarão a direcionar sua campanha no Google Adwords.
Seu link está gerando conversões? Ótimo! Não mude a estratégia. Mas, se o resultado não for o esperado, ou bem abaixo, mude! Lembre-se: a cada campanha criada, você ganhará experiência e mais chances de acertar.
O Adwords é apenas uma das formas que você pode trabalhar o marketing digital em seu negócio. Para conhecer mais sobre o assunto, baixe o nosso e-book gratuitamente!