Você sabe o que é marketing e como pode implementar estratégias de marketing para e-commerce?
O termo, atualmente utilizado para várias frentes que, inclusive, já falamos por aqui (como é o caso do nosso e-book sobre Marketing Digital), tem uma história baseada em práticas de comunicação que auxiliam nas vendas.
Por isso, é essencial que um empresário, independente do tamanho do seu negócio, entenda sobre os conceitos principais do marketing.
Esse post é sobre isso e tem o intuito de ajudar você, que está começando, a compreender o termo e a utilizá-lo em seu e-commerce.
E como tudo na vida evolui a partir de uma pergunta, vamos ao questionamento desse texto. Após, vamos mostrar como aplicar as principais estratégias de marketing para e-commerce em seu negócio.
O que é Marketing, afinal?
Entende-se como Marketing o conjunto de estudos e práticas que têm como meta compreender as necessidades do cliente, consumidor ou usuário.
É importante, aqui, entender que o termo “cliente” se encaixa em todos os estágios da compra: desde a prospecção até a fidelização ou reaproximação da sua loja virtual e um ex-cliente.
Dessa maneira, o Marketing tem como objetivo saber, nos mínimos detalhes, o que uma pessoa precisa para se tornar um consumidor de determinada marca, além de se fidelizar a ela.
Falar sobre o que é marketing é se interessar, diretamente, em entender os hábitos, gostos, medos, desejos e alegrias de um determinado grupo, que será quem irá manter o seu negócio no mercado.
Por isso, é costume dizer que o marketing é o coração de uma empresa. É a partir dele que saem todas as estratégias: desde a definição de uma promoção até uma ação comemorativa, como é o caso do Natal, Dia do Consumidor e etc.
“Marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Essa troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”.
Raimar Richers
Agora, você já sabe o que é marketing. Porém, indicamos que conheça a história, que é longa, já que desde o início da humanidade vivemos em uma relação de trocas.
Então, indicamos a publicação a seguir, do site Administradores.com.br, que ilustra bem, de forma simplificada, todo o processo do marketing ao longo dos anos. Clique e leia!
Os 4 posicionamentos do Marketing: conheça os 4 Ps
De acordo com Philip Kotler, renomado professor da área do Marketing, entender o que é Marketing também está na compreensão de saber sobre o seu posicionamento. Para ele, isso é, basicamente, “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.
De maneira prática, essa equação é feita da seguinte maneira: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento. Isso torna a análise de posicionamento indispensável para saber qual é o papel do seu e-commerce no mercado atuante.
Essa definição está ligada com os 4 Ps do Marketing, difundidos por Kotler. Eles são: preço, praça, produto e promoção. Todos os quatro têm como função entender a essência de tudo: as necessidades reais dos seus clientes.
Para se posicionar em um mercado especifico, é determinado que se estruture e saiba qual o seu público-alvo, que hoje, também, pode ser compreendido de forma mais profunda nas definições das personas.
A partir disso, toda uma jornada de compras será construída e acompanhada, com a visão atual de que o cliente não é apenas quem irá comprar o seu produto, mas quem vai falar dele para os amigos, quem irá marcar conhecidos e compartilhar os conteúdos do seu blog e redes sociais.
Saiba, agora, as breves definições dos 4 Ps do Marketing:
P de Produto
Uma empresa só existe porque oferece algo ao outro: seja um serviço, como é o nosso caso, seja algo palpável como é o caso de uma empresa de roupas ou automóveis.
Para que você consiga alcançar o seu cliente, e entender o real propósito do que está sendo feito, faça as seguintes perguntas:
- O que o meu produto faz pelos outros? Qual a minha missão como empresa?
- O que meu produto deve ter? Quais serão as características para atingir o meu objetivo como empresa e não decepcionar o meu cliente?
- Qual será seu nome e sua apresentação? Como posso transmitir a verdade dessa criação?
- O que o meu produto tem de inovador no meu mercado atual?
- Se for físico, quais serão os formatos e cores e o motivo dessas escolhas?
- Qual será o seu principal diferencial?
Visualize o ciclo de vida do seu produto: desde a ideia inicial até a implantação no mercado. E fique atento a todas as mudanças. Se for preciso, renove uma ideia, mude, quantas vezes for necessário.
P de preço
Chegou o momento de precificar, de colocar valor no seu produto. Aqui está uma das sobrevivências da sua empresa. Então, olhe ao redor, veja qual solução você oferece no momento e como ela é cobrada pelos concorrentes.
É importante frisar que, caso você tenha diferenciais que o seu vizinho não tenha, aumente o preço, e deixe claro, em suas campanhas, o que você traz de melhor e inovador. Mas, fique de olho para não cobrar além.
- Qual o valor do meu produto/serviço para o cliente?
- Posso oferecer algo mais simples para um novo cliente, criando confiança para que, em um próximo momento, ele adquira esse produto/serviço?
- Como esses mesmos produtos/serviços estão sendo trabalhados pelos concorrentes?
- Como posso divulgar os meus diferenciais e transmitir verdade?
P de Praça
Qual o meu mercado e onde devo me posicionar? No caso de e-commerce, o seu principal posicionamento será online.
Para isso, observe sua persona e veja em quais canais de comunicação ela busca/pesquisa informações sobre o seu produto.
- Onde meu público-alvo/persona busca pelos meus produtos/serviços?
- No caso de e-commerce, como são feitas as buscas: Google, redes sociais? Quais redes sociais são fortes para o meu segmento?
- Como posso me aproximar? Redes sociais, e-mail marketing?
P de Promoção
Promoção, aqui, deve ser visto como a forma de promover o seu produto/serviço. Esse item está diretamente ligado ao item da praça.
A partir da definição descrita no P de Praça, você compreenderá a linguagem a ser utilizada, a forma de não ser invasivo e etc.
- Qual linguagem utilizar com meu público? Mais formal, mais descolada?
- Como não ser invasivo? Quantos E-mails Marketing devo enviar por semana? Devo utilizar mensagens de WhatsApp? Como usar o Remarketing de forma correta?
- O que posso oferecer, gratuitamente, para o meu cliente conhecer mais sobre o meu negócio de forma indireta? Um e-book sobre a importância da leitura na infância (se eu tenho um e-commerce de livros infantis)? Um post no Instagram sobre como usar um determinado sapato (se tenho uma loja virtual de calçados)?
- Como posso fidelizar após a primeira compra? O que oferecer? Quais benefícios posso dar? Como fazer com que meu cliente se sinta único?
Agora que você já conhece os conceitos do marketing, chegou o momento de focarmos no que é o marketing para e-commerce e como aplicar estratégias ao seu negócio.
Marketing para e-commerce: 5 estratégias para o seu negócio
Abaixo, listamos as principais estratégias de marketing para e-commerce, com links de materiais e textos que já produzimos sobre os temas.
1. SEO
Arriscamos dizer que, com certeza, você já ouviu falar sobre SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca), que é a estratégia utilizada para ser visto pelo Google e aparecer na primeira página de buscas de determinado assunto/produto.
Entender sobre SEO, mesmo que de maneira básica, irá impulsionar os seus resultados e, a longo e médio prazo, vai aumentar, de maneira significativa, suas conversões.
Veja como implementar:
Loja virtual otimizada
Cadastre seus produtos com palavras-chave e descrições completas, utilizando essa palavra durante o texto. Exemplo: você está comercializando um tênis de determinada marca. Utilize esse termo-chave e fale sobre a coleção, cores disponíveis, material do produto.
A palavra-chave também vale para a inserção da imagem em sua loja virtual. Renomeie a foto antes de subi-la ao seu site e, coloque nela, o termo escolhido. Veja mais sobre isso aqui.
Tenha um blog como estratégia de marketing para o seu e-commerce
Ganhar autoridade em determinado tema, fidelizar usuários e aparecer no topo do Google. Nada mal, hein? Para isso, o blog é uma das melhores estratégias para se tornar relevante no universo digital.
Aqui na Bertholdo, há pouco mais de 4 anos, iniciamos um planejamento de conteúdo, com publicação, semanal, de textos sobre o mercado do e-commerce, marketing digital e negócios. Como resultado, recebemos, diariamente, contatos de lojistas interessados em nossos serviços.
URL amigável
Nada de URL difícil, cheia de números e letras. Utilize a sua palavra-chave em determinada página. Exemplo: www.site.com.br/calcas-para-trabalhar.
Site responsivo
O site responsivo é aquele que também funciona muito bem nos dispositivos mobile, como tablet e celular. Hoje, a maioria dos acessos, principalmente de pesquisas, vem desses aparelhos. Veja mais sobre sites responsivos e sua importância.
2. Google Ads
O Google Ads nada mais é que anúncios pagos no Google, onde o seu site/conteúdo irão aparecer em destaque. Essa é uma estratégia, diferente do SEO, onde os resultados chegam em curto prazo. Por isso, indicamos que as duas sejam utilizadas.
Você pode utilizar a estratégia de marketing para e-commerce, com foco no Google Ads, de duas maneiras:
Rede de Pesquisa
A Rede de Pesquisa mostra os anúncios nas páginas de resultados do Google ou em redes de pesquisa parceiras. Essa opção é feita por meio de uma espécie de leilão em que você diz ao Google qual palavra-chave quer comprar e quanto quer investir nela.
Sendo assim, sempre que um usuário buscar um produto, e o anúncio aparecer por meio da palavra-chave escolhida, você irá gastar x reais (60 centavos, por exemplo). Mas, claro, o custo só será válido se o clique for feito.
Rede de Display
Já a rede de display mostra seus anúncios em vários sites parceiros do Google. Então, se você vende eletrônicos, pode ser uma boa aparecer, no formato de banner, em sites e blogs sobre o tema.
Veja como funciona os investimentos, que não precisam ser altos. Você pode iniciar suas estratégias no Google Ads com menos de R$ 100.
- CPC (Custo por Clique): valor cobrado por cada clique no anúncio;
- CPM (Custo por Mil): valor cobrado por cada mil impressões de banners. Modelo exclusivo para a Rede de Display;
- CPA (Custo por Aquisição): valor cobrado apenas quando uma conversão é realizada. Ou seja, em um e-commerce, você só paga após uma venda vinda desse anúncio.
3. Remarketing
O Remarketing, que também pode ser chamado de Retargeting, é uma estratégia de marketing para e-commerce bastante eficiente.
Sabe quando você pesquisa sobre um produto, vai em uma loja virtual e clica para mais informações e, por algum motivo, não compra e após, magicamente, ele começa a aparecer nas páginas em que você entra? Isso é o Remarketing.
Essa estratégia é feita por meio do Google Ads. Você pode escolher aparecer em sites parceiros do Google ou em redes sociais como o Facebook.
4. Redes Sociais
Nem precisamos dizer o quanto as redes sociais são importantes para uma boa comunicação entre marca e usuários (leia o nosso texto sobre Branding).
O primeiro passo é analisar qual é a rede social que tem a ver com o seu público e como se comunicar através dela. Há muitas opções disponíveis, como o Instagram, Facebook e Pinterest, e o nosso e-book gratuito vai te ajudar. Clique para baixar.
Além de publicações orgânicas (que não as publicações onde não há investimento), você pode impulsionar posts em várias redes sociais. Veja:
- Facebook Ads: funciona para o Instagram e para o Facebook. Há como fazer anúncios como vários focos: levando seus já seguidores, por meio de um link, para a sua loja virtual, aparecendo, por meio do seu perfil em uma das redes, para novos seguidores, mostrando determinado post promocional para sua base, e por aí vai;
- Google Ads: funciona para anúncios no Youtube;
- Twitter Ads: funciona para promover no Twitter, como é o caso de temas pagos que aparecem no Trend Topics.
5. E-mail Marketing
Já o e-mail marketing, é a maneira mais eficaz de manter um diálogo próximo com seus clientes, fidelizando a sua base. Por ele, você pode enviar promoções, descontos, textos com dicas sobre determinado produto, construir um clube de assinatura e outras infinitas ideias!
Existem algumas plataformas gratuitas para isso, como é o caso do Mail Chimp (veja aqui) e o Benchmark (veja aqui). Se quiser investir em uma plataforma paga, indicamos o RD Station (clique e confira).
Invista no Marketing para E-commerce
Pronto para aplicar as estratégias de marketing para e-commerce?
Para isso, baixe, de graça, nosso e-Book sobre como utilizar as redes sociais. Converse de perto com o seu cliente! E, se tiver alguma dúvida, conte com a gente!