Você já reparou que o desempenho de tráfego de um site varia em ciclos anuais? Isso ocorre devido a um fator chamado sazonalidade. A demanda por produtos e serviços é diretamente impactada pelo período do ano em que estamos. Por conta disso, é fundamental entender e utilizar o marketing sazonal.
Um exemplo dessa flutuação são os sites B2B em comparação aos B2C. É comum que nos meses de dezembro e janeiro haja uma queda grande de tráfego nos sites focados em fazer negócios com empresas (B2B), por serem períodos de festas e férias. Já no mercado B2C, a demanda cresce exponencialmente devido aos presentes de fim de ano e compras para as viagens de verão.
Outro ótimo exemplo é a Black Friday. Em 2018, o volume total de vendas foi de mais de 2,1 bilhões de reais, de acordo com dados da consultoria Ebit Nielsen. Porém, nem todas as lojas virtuais conseguiram obter resultados significativos nesse período.
Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe este texto até o fim.
O que é marketing sazonal?
O termo pode ser entendido como a estratégia de ajustar as campanhas de marketing às atividades que estão ocorrendo.
Em outras palavras, é direcionar a comunicação para importantes eventos, feriados nacionais e internacionais, e datas importantes para o nicho em que seu negócio está inserido.
É a arte de olhar para o calendário, identificar oportunidades apropriadas e ganhar dinheiro com elas. É conseguir chamar atenção para o seu produto ou serviço a partir da conjuntura momentânea do mercado.
Como planejar uma campanha sazonal?
É necessário entender que é possível prever os picos de acesso de um site. Por isso, um bom estrategista de marketing digital sabe que é preciso planejar suas ações com antecedência.
Uma das melhores formas para construir um calendário de ações de marketing é analisar o histórico de acessos da sua página nos últimos anos. Faça um comparativo e veja quais são os meses, semanas e dias com maiores acessos.
A partir dessa pesquisa, veja quais são as palavras-chave mais buscadas online durante esses períodos e trabalhe campanhas que as utilizem de forma adequada. Dessa forma, é muito mais fácil atrair a audiência desejada no período certo de compra.
Prepare seu site da seguinte forma:
- comece a campanha sazonal com dois a três meses de antecedência. Assim, você garante tempo de exposição para suas ações de Google Ads e indexação das suas páginas de conteúdo;
- atualize a identidade visual e o logo da página para remeter à data que está sendo divulgada;
- diferencie-se da concorrência e não use o mesmo texto para os anúncios;
- analise as campanhas anteriores e aprenda com os erros e acertos.
Quais datas devem ser exploradas e dicas
É claro que sua loja virtual deve sempre estar focada nas grandes datas festivas. Dia das mães, dos pais, dos namorados, Natal, Páscoa e Black Friday são alguns exemplos que não podem ser ignorados.
Porém, há no calendário uma infinidade de datas especiais que podem ser usadas para capitalizar o seu e-commerce. Confira alguns exemplos:
- Dia do livro;
- Dia do médico;
- Dia das crianças;
- Dia do lojista;
- Dia do trabalho;
- Dia do consumidor.
Abaixo, listamos ideias e dicas práticas para que você trabalhe as principais datas citadas neste tópico:
Páscoa
Para a Páscoa, crie campanhas com foco em divulgar descontos para o período.
Outra ideia é, a partir de compras de x R$, o cliente ter direito a um ovo de chocolate ou algo similar. Como os preços de chocolates crescem muito nessa época, esse será um ótimo atrativo.
Dia dos Namorados
Procure ajudar seu cliente a escolher o presente ideal. Destaque seus produtos que podem contribuir para que o momento seja ainda mais especial. Se possível, ofereça brindes especiais para a data, vale cartão especial, coração de pelúcia e até sorteio de jantar romântico.
Incentive as compras para o casal. Prepare campanhas onde o segundo produto sairá com descontos de 20 a 50%. Por exemplo: na compra de um tênis, leve outra unidade com 40% de desconto e presenteie quem você ama!
Para isso, avalie produtos que estão com dificuldade de saída. Dessa maneira, você irá agradar o seu público e ainda movimentará o seu estoque.
Vale também fortalecer o relacionamento com seus clientes pedindo a eles que relatem aquilo que fariam para provar seu amor. As melhores respostas ganham vale-compras para gastar na loja.
Não se esqueça dos clientes solitários. Faça uma promoção para quem vai passar a data sozinho. Por exemplo: no Dia dos Namorados, compre um presente para você mesmo e ganhe desconto na próxima compra.
Dia das Mães
No Dia das Mães, ofereça mimos que irão complementar o presente. Exemplo: embalagens especiais, cartão e uma rosa.
Com a correria do dia a dia, muitas pessoas buscam por praticidade na hora de presentear alguém querido e esse combo será um diferencial.
Dia dos Pais
Para o Dia dos Pais, utilize a mesma ideia do Dia das Mães. Você também pode complementar com descontos específicos para o período.
Quer um exemplo: compre uma camisa e leve, com 30% de desconto, uma gravata.
Dia do Livro
O Dia do Livro é uma data bem específica para o comércio, já que irá impactar um público bem fiel. Por isso, aproveite e crie campanhas que terão a empatia como o principal gancho.
Ofereça o terceiro livro gratuito, a partir da compra de duas unidades. Ou, até mesmo, utilize gatilhos sentimentais como: “na compra de um livro, ganhe outro para presentear um amigo!”.
Esse tipo de ideia dá muito certo! Mas, é preciso deixar bem claro as regras para que a sua loja virtual não saia no prejuízo, ok?
Dia do Trabalho
Esta é uma data muito boa para fugir da mesmice! Que tal fazer parceria com uma empresa de turismo ou uma rede de hotel e oferecer, a partir de compras de x R$, a participação em um sorteio de uma viagem ou um fim de semana relax em um local agradável?
Muitos trabalhadores, mesmo nas férias, não têm a possibilidade de viajar ou curtir um momento diferente. Além de oferecer o presente, isso fidelizará o cliente. Experimente!
Black Friday
A Black Friday é, com certeza, uma das principais datas do comércio eletrônico. Antes de qualquer dica com foco em vendas, seja transparente e ofereça descontos reais! Dessa forma, você irá fidelizar o público para os próximos anos.
A data é uma boa oportunidade para a queima de estoque e temos um conteúdo completo sobre isso. Clique e confira!
Também temos outras dicas para que o seu e-commerce aproveite a Black Friday com muito sucesso: como preparar uma pré-campanha, frete, atendimento e mais. Veja aqui.
Natal
O Natal oferece um mar de possibilidades para a divulgação de companhas na sua loja virtual. Comece com o básico, oferecendo melhores condições de pagamento e frete para os clientes.
Feito isso, crie campanhas diferentes, com descontos escondidos dentro do seu site, por exemplo. Divulgue a estratégia em seus canais de comunicação. Mesmo se a pessoa não for a sortuda, ela acessará a sua página, convidará amigos e acabará fazendo uma compra.
Veja mais ideias e dicas para o Natal!
Use e abuse de banners, redes sociais e e-mail marketing
De nada vale uma promoção sensacional sem a divulgação da mesma. Por isso, para as estratégias citadas aqui, além de outras que poderão surgir em sua mente, utilize os seguintes canais para o anúncio das ofertas e ideias:
- E-mail Marketing
- Redes sociais
- Banners e identidade visual da data em seu site.
Marketing Sazonal no e-commerce
Estratégias voltadas a datas específicas são fundamentais para lojas virtuais que queiram identificar e monetizar as diferentes oportunidades e períodos do ano, que são propícios para campanhas de divulgação.
Ao utilizar o marketing sazonal de forma correta, se constrói uma estrutura de conteúdo, mídias sociais e de layout do site, que favorecem o lançamento de promoções temporárias.
Gostou das dicas? Quer aplicar o marketing sazonal na sua loja virtual?
Para aproveitar ao máximo as datas comemorativas e aquecer o seu e-commerce, confira o Calendário E-commerce da Bertholdo. Tenho certeza que você vai encontrar ótimas oportunidades para aumentar suas vendas durante todo o ano.