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Embalagem para e-commerce: como encantar e fidelizar clientes

Uma embalagem para e-commerce diferenciada tende a trazer impacto na experiência de seus clientes! Leia o artigo e entenda como elaborá-la!

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Sempre reforçamos aqui os motivos pelos quais uma loja virtual torna-se um sucesso. Independentemente do segmento, é preciso enxergar além e fidelizar o seu cliente nos pequenos – grandes – detalhes: atendimento, embalagem para e-commerce, pós-venda, entre outros.

O item “embalagem” está entre os principais na hora de montar a estratégia de uma loja virtual querida por seus seguidores. Sim! O seu negócio online não possui clientes. Atualmente, eles são mais do que isso, são verdadeiros fãs.

Sendo assim, como encantar seu público no momento da entrega? Como tornar esse momento digno de compartilhamento e indicações? E, além disso, como tornar essa logística viável, de forma com que as contas fechem ao fim de cada mês? Neste post, a gente conta!

Embalagem para e-commerce

 

Embalagem para e-commerce: como pensar a sua!

No fim das contas, o sucesso de uma loja virtual está diretamente relacionado aos seus diferenciais, de modo que, entregar sempre mais do que está sendo esperado pelo cliente é de suma importância. Neste contexto, tende a se destacar o e-commerce que tem o cuidado de sempre entregar antes do prazo, quando possível, e garantir a qualidade e a integridade da encomenda.

Como o prazo de entrega acaba escapando do controle do lojista, manter o foco na embalagem é uma opção mais viável!

A elaboração de uma embalagem para e-commerce inteligente vai muito além de sua aparência, embora de fato ela seja fundamental. Neste momento, o lojista deve necessariamente considerar a proteção do produto enviado, a experiência do consumidor e os custos atrelados ao envio. Para ajudar você a lidar com essa tarefa, separamos algumas dicas práticas. Acompanhe!

Proteção de mercadoria

Levando em consideração os interesses do cliente, podemos dizer que o ponto mais crítico, quando pensamos em embalagens para e-commerce, é a proteção das mercadorias que estão sendo enviadas.

Afinal, por mais bela que seja a embalagem escolhida, se o produto chegar avariado, o cliente obviamente ficará insatisfeito. Nesse caso, além de exigir a troca do produto em questão, ou até mesmo o estorno de seu pagamento, o cliente vai pensar duas vezes antes de voltar a fazer compras na loja, o que, obviamente, é prejudicial.

Para evitar esse problema, é necessário que o lojista analise fatores como as características do produto que está enviando, assim como as condições do percurso que ele precisará fazer.

Utilizando esses dados, o lojista pode optar pelas embalagens e materiais de proteção mais indicados para a sua mercadoria. No decorrer deste artigo, vamos aprofundar mais a respeito dos tipos de embalagem para e-commerce e dos itens que podem ser usados a fim de torná-las mais seguras.

Marketing

De um modo simples e resumido, podemos dizer que o Marketing é o conjunto de técnicas usadas para gerar valor ao cliente, fazendo com que ele opte pelos produtos de determinada empresa, criando assim uma relação de fidelidade com ela.

Neste contexto, mais do que apenas levar a pessoa a fazer uma única compra, o Marketing de um e-commerce deve fazer com que ela continue a adquirir os produtos da loja ao longo do tempo. Tal tarefa exige esforço e atenção por parte dos responsáveis por ela.

O ideal é que a embalagem do produto seja pensada como uma ferramenta capaz de criar uma relação entre o cliente e a loja. Relação essa que pode ser construída por meio de sensações.

Por exemplo, ao receber a encomenda e constatar que a embalagem é bonita, o cliente tende a se sentir mais satisfeito, até pela sensação de confiança que uma embalagem de qualidade gera.

É interessante, porém, que o lojista vá além da beleza e pense em personalização. Para que, só de olhar a embalagem em questão, o cliente possa se lembrar do e-commerce.

Diferenciais

Não é exatamente uma novidade que os clientes gostam de ser surpreendidos de um modo positivo. Levando esse fato em consideração, o lojista pode ir um pouco além e enviar, junto ao produto, algum item a mais.

Isso não significa que o e-commerce precisa investir seus recursos em brindes caros. Afinal, se esse item extra tiver um preço elevado, a venda pode deixar de ser lucrativa.

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Nesse caso, o importante é fazer com que o cliente sinta-se especial. O que pode ser feito, por exemplo, por meio de um cartão, de um adesivo ou mesmo de um cupom que conceda algum desconto em compras futuras.

Custos envolvidos

Embora oferecer embalagens para e-commerce eficientes e de alta qualidade seja fundamental, a verdade é que essa qualidade tem um preço. O que pode encarecer questões como o frete, tornando a compra menos interessante para alguns clientes em potencial.

Por essa razão, o lojista deve buscar por opções de embalagens que combinem qualidade com um preço acessível. Felizmente, existem diversos fornecedores, o que abre espaço para que o lojista encontre uma opção que de fato se encaixe em seu orçamento.

Bom exemplo de embalagem para e-commerce

Quer ver um exemplo prático de embalagem para e-commerce bem pensada, que visa a beleza, branding e também a economia na hora do frete? Veja abaixo:

A Everlane, e-commerce do segmento de moda nos EUA, desenvolveu uma embalagem chique e minimalista. Baseada nas características da empresa, utilizou materiais baratos e que protegem o tipo de produto comercializado. Por fim, no lugar de caixa, que pesa muito na hora do frete, optou por um pacote e um cartão carinhoso para o cliente.

Everlane

Dicas de materiais para embalagem de e-commerce

Então, para dar aquela forcinha extra, colocamos os principais materiais utilizados para um bom e certo empacotamento, além da referência de preço de cada um deles no varejo:

Almofadas de ar

Este item é útil para o preenchimento de espaços vazios dentro das caixas, que devem ser usadas para o envio das mercadorias do e-commerce. Isso com o objetivo que os produtos não balancem durante o transporte, o que pode danificá-los. Esse item não está disponível no varejo.

Plástico bolha

Outra ferramenta útil, quando pensamos na proteção dos produtos em uma embalagem para e-commerce, é o plástico bolha. O material é capaz de envolver itens com camadas de bolhas de ar, contendo impactos e atritos.

O preço de uma bonita deste produto, com dimensões de 50mx0,5m, costuma estar na faixa dos R$ 18,00.

Papel fragmentado

O papel fragmentado também é muito utilizado no envio de encomendas. Segue o mesmo propósito das almofadas de ar, pois impede que os itens balancem durante o transporte.

Fita adesiva

Embora esse produto aparente ser simples, é considerado indispensável. Afinal, ele é o grande responsável por envolver as embalagens. No mercado, um rolo com cerca de 45mx45mm custa, em média, R$ 4,99.

Placas de isopor

As placas de isopor, por sua vez, podem ser alocadas ao lado da caixa para absorver impactos, protegendo os produtos dentro dela. Uma placa de isopor com 100x50x0,20cm costuma custar, no varejo, cerca de R$ 4,67.

Papel pardo (Kraft)

Esse tipo de papel é eficiente para o envio de materiais que não são considerados frágeis, como roupas. Além de proteger o item a ser enviado, o papel pardo é mais barato. O custo de uma bobina, de 80g, 0,4x150m, é de aproximadamente R$ 33,30.

Caixas de papelão

Elas podem ser usadas tanto o para o envio de materiais não frágeis quanto para materiais frágeis e seu preço gira em torno dos R$ 3,60. Isso por uma caixa com 34x24x27cm.

Envelopes

Quando os produtos são demasiadamente pequenos, como joias e bijuterias, o envelope costuma ser a melhor opção, pois combina preço baixo e eficiência. No mercado, um pacote com cerca de 250 envelopes, todos com proporções de 250x353mm, geralmente custa aproximadamente R$ 51,70.

Dica bônus

A Amaro, e-commerce brasileiro de moda feminina, ganhou, em 2017, o prêmio por ofertar uma caixa fofa voltada para envio de presentes. Poucas lojas virtuais oferecem esse cuidado e, por isso, a Amaro sempre está na lista de cases de empresas que fidelizam clientes.

amaroConforme a tecnologia avança e as pessoas tornam-se mais habituadas a fazer suas compras por meio da internet, as lojas virtuais tendem a ganhar cada vez mais destaque. O que também torna o mercado mais disputado. Nesse cenário competitivo, focar na experiência do cliente e pensar em detalhes importantes, como a embalagem para e-commerce, pode fazer toda a diferença.

Agora que você sabe como encantar e fidelizar os seus clientes por meio das embalagens para e-commerce, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais informações relevantes para sua loja!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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