Muitos empreendedores que pretendem abrir uma loja virtual passam dias pesquisando sobre a melhor plataforma, hospedagem, serviço de pagamento, entre outras questões. No entanto, muito deles se esquecem de um detalhe essencial para o sucesso do negócio: a pesquisa de mercado para e-commerce.
De acordo com o Sebrae, a falta de planejamento está entre os três principais fatores para o fechamento das empresas. Portanto, quem deixa essa questão de lado, corre sérios riscos de desaparecer do mapa.
Quer saber por que você deve fazer uma pesquisa de mercado para o seu negócio online e quais fatores devem ser observados? Continue lendo e confira!
Por que a pesquisa de mercado é tão importante?
O principal motivo para realizar uma pesquisa é ter uma previsão do desempenho da sua empresa. Muitas vezes, idealizamos algo em nossas cabeças, mas, futuramente, as coisas não saem como o planejado e precisamos mudar a estratégia.
Por meio de consultas, entrevistas e análises, torna-se possível descobrir obstáculos e oportunidades. Assim, a proposta original pode ser modificada de forma mais certeira para que o objetivo seja alcançado.
A não ser que você tenha um nome forte no mercado e muitos clientes fiéis, vai precisar de um diferencial para se destacar da concorrência. Contudo, nem sempre os consumidores estão interessados nessa novidade que imaginamos ser um sucesso. Somente com um levantamento de dados conseguimos saber o nível de aceitação da proposta.
Quais fatores devem ser observados na pesquisa de mercado para e-commerce?
O processo de investigação e análise é basicamente o mesmo dos estabelecimentos físicos, com algumas particularidades. Não existe um questionário padrão a ser seguido ou qualquer fórmula mágica, afinal, cada negócio tem suas características próprias. Veja abaixo alguns aspectos fundamentais que devem estar presentes em sua pesquisa!
Produtos e serviços
Primeiramente, você deve entender a relação entre a qualidade e o preço do produto ou serviço. Você quer oferecer algo mais caro e com um padrão elevado? Então, descubra se há demanda e qual é o nível de concorrência nesse segmento.
No caso de uma empresa que possui um produto próprio, o ideal é fazer teste com grupos de pessoas para saber os principais defeitos, qualidade e demais opiniões a respeito do material.
Público-alvo
Se você já tem em mente o público que deseja atingir é necessário entrevistá-los por meio de um questionário sob medida. É aconselhável que você faça tanto pesquisas quantitativas quanto qualitativas. Desse modo, você consegue informações relevantes para elaborar uma estratégia de marketing e definir o seu posicionamento.
Concorrência
Ninguém precisa reinventar a roda na hora de construir uma loja online, entretanto, também não podemos nos prender a um modelo engessado. É fundamental observar o que os concorrentes estão fazendo em sua pesquisa de mercado. Com isso, você consegue descobrir o que funciona e os pontos que podem ser melhorados.
A Bertholdo desenvolveu um metodologia chamada pesquisa simplificada de mercado, ou apenas PSM. Clique no link e leia nosso material, pois ele pode te ajudar a entender exatamente como realizar essa tarefa.
Entendeu a importância da pesquisa de mercado?
Como você deve ter percebido, a pesquisa de mercado para e-commerce pode prevenir que o seu negócio tome a direção errada. É claro que sempre surgem obstáculos inesperados, mas eles podem ser menos frequentes com os devidos cuidados.
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