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Funil de vendas: saiba o que é e como implementar no seu e-commerce

Você precisa melhorar a conversão de visitantes em clientes? Então, conheça o funil de vendas e suas vantagens.

✓ Conteúdo criado por humano

As propagandas invasivas têm se mostrado cada vez mais ineficazes, e é bastante comum vermos pessoas instalando bloqueadores de anúncios em seus navegadores para não serem interrompidas a todo momento. Com isso, diversas marcas tiveram que se adaptar para conseguir bons resultados — e o funil de vendas é uma das estratégias mais viáveis.

A chegada da era digital também trouxe o hábito de pesquisarmos a fundo antes de optarmos por determinado produto ou serviço. Assim, aqueles que estão bem posicionados nos mecanismos de busca conseguem bastante tráfego em seus sites.

Entretanto, é preciso ter conteúdos relevantes para segurar a audiência e conhecer algumas práticas para transformar esses visitantes em clientes. Quer saber o que é funil de vendas, como aplicá-lo em sua loja virtual e as vantagens dessa estratégia? Continue lendo!

Funil de vendas como implementar no seu e-commerce

O que é funil de vendas?

Dificilmente o consumidor compra um produto ou serviço assim que ele toma conhecimento de sua existência. De modo geral, as pessoas passam por uma jornada antes de se tornarem clientes.

Portanto, o funil de vendas foi criado para conduzi-las nesse processo, desde o primeiro contato com a empresa, até a realização da compra. Podemos dividi-lo em três etapas:

  1. Topo do funil: é a primeira fase, quando o consumidor é atraído ao seu canal de comunicação e passa a conhecer o seu negócio;
  2. Meio do funil: nesse segundo estágio, o potencial cliente já está bem informado das suas soluções e começa a considerar algumas das opções;
  3. Fundo do funil: por fim, estão aqueles que já sabem qual é o produto que atende às suas necessidades, mas ainda falta um empurrãozinho para tomarem a decisão de compra.

Como aplicar o funil de vendas no e-commerce?

O blog é o meio ideal para criar conteúdos que conduzam os consumidores por essas etapas. No entanto, é altamente aconselhável que você utilize outros canais — como plataformas de vídeos e redes sociais — para aumentar ainda mais a sua visibilidade.

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Topo

Para o topo do funil, você deve produzir conteúdos com temas mais abrangentes que chamem a atenção dos usuários que estão fazendo suas pesquisas. Se você vende máquinas fotográficas, por exemplo, pode criar um artigo dando dicas de como tirar boas fotos.

Meio

Já no meio, o mais indicado é elaborar materiais que ajudem os visitantes a tirarem suas dúvidas sobre seus produtos ou serviços. Nesse caso, levando-se em consideração o exemplo anterior, seria mais indicado esclarecer as diferenças entre as câmeras.

Você pode também criar e-books e disponibilizá-los para download em troca do endereço de e-mail dos usuários. Dessa maneira, além de ajudar os consumidores com um material rico em informações, você consegue seus dados para trabalhar na estratégia de vendas.

Fundo

Nesse estágio, a abordagem pode ser mais direta. O potencial cliente já sabe o produto que mais se encaixa em sua necessidade, logo, os conteúdos devem ser pensados para ajudá-lo no processo de decisão. Uma boa dica é exibir depoimentos de clientes satisfeitos.

Saiba o que é funil de vendas

Quais são as vantagens?

Como vimos, o funil de vendas é uma excelente estratégia para as lojas virtuais. Os consumidores têm a oportunidade de conhecer suas soluções e, muitas vezes, são persuadidos a optarem por uma delas.

Contudo, essa não é a única vantagem. Confira abaixo outros pontos a serem considerados quando falamos nos benefícios de utilizar essa estratégia:

  • o custo de aquisição de clientes diminui significativamente;
  • você conhece melhor o seu público-alvo;
  • os resultados são mensuráveis;
  • o time de vendas recebe contatos qualificados.

Portanto, se você deseja uma estratégia duradoura e que traga resultados constantemente, o funil de vendas é, sem dúvidas, uma das melhores opções. Não basta ter anúncios com muitas visualizações, posts com centenas de likes e uma lista imensa de contatos: é preciso convertê-los em clientes.

Quer saber como impulsionar ainda mais as suas vendas? Então, aprenda agora mesmo a anunciar seus produtos com o Instagram Ads!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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