fbpx

Amazon no Brasil: o que isso muda para o e-commerce?

Amazon no Brasil: entenda como se preparar, os principais impactos e os pontos positivos e negativos dessa chegada. Confira!

✓ Conteúdo criado por humano

O mercado vive em constante mudança. Novas revoluções acontecem e as empresas devem estar sempre preparadas para se adaptar e garantir o sucesso. Uma das mudanças mais impactantes é a chegada da Amazon no Brasil. A gigante americana promete vir com tudo! Então, será que a sua empresa está preparada para isso?

Para tirar todas as suas dúvidas a respeito, preparamos este artigo. Mostraremos como se preparar, os principais impactos e os pontos positivos e negativos dessa chegada. Confira!

Amazon no Brasil: o que isso muda para o e-commerce?

Por que a chegada da Amazon no Brasil assusta o mercado de e-commerce?

Assim que saiu a notícia de que a Amazon iniciaria a venda de produtos eletrônicos e outros itens no Brasil, além de livros que já eram comercializados, as ações do Mercado Livre caíram cerca de R$ 1 bilhão na bolsa. Esse forte impacto mostra que a chegada dessa gigantesca empresa promete mudanças bruscas no nosso mercado.

A Amazon é uma das empresas mais valiosas do mundo e, naturalmente, sua entrada em qualquer mercado gera receios, esperanças, expectativas e até um pouco de medo.

Porém, devemos ver essa mudança com um pouco de naturalidade e a encarar de forma positiva. Nos próximos tópicos mostraremos alguns pontos que devem ser analisados. Acompanhe.

Sua loja está preparada para ser mais competitiva?

Com a chegada da Amazon no Brasil, sua loja virtual precisa estar preparada e ser mais competitiva. A empresa americana é reconhecida pela preocupação constante com as experiências de seus consumidores, sempre trabalhando para exceder às expectativas.

Essa obsessão que eles têm é muito interessante e deve ser utilizada como referência. No Brasil, por possuirmos um vasto território e um certo sucateamento das vias terrestres, a logística dos pedidos é bastante prejudicada.

Nenhum comprador gosta de pagar um preço elevado para a entrega de sua compra e ainda ter que esperar um longo prazo.

Portanto, surge a necessidade de otimizarmos os processos internos e buscarmos novas opções de envio, além de todos os outros pontos que compõem uma boa experiência de compra.

Black Bertholdo

As vendas dos concorrentes serão prejudicadas?

Uma das preocupações mais comuns é de que com a chegada da Amazon no Brasil, as vendas dos concorrentes cairão vertiginosamente. Não é bem assim.

Devemos lembrar que a Amazon deve trazer a sua experiência de anos de marketplace ao Brasil e nós ainda temos pouca prática nesse modelo de negócio.

Então, o que podemos esperar é que essa estratégia (marketplace) ganhe força e, com isso, outras empresas gestoras também recebam vantagens.

Há mais terreno a ser explorado?

Vamos pensar um pouco: o que faz uma das principais marcas mundiais vir ao nosso país? Se isto está acontecendo, é porque o nosso mercado tem um grande potencial.

Certamente a Amazon não viria para o Brasil se ela não enxergasse boas oportunidades, e isso também não quer dizer que ela vá reter todas essas vendas.

Como dissemos no tópico anterior, o marketplace no Brasil ainda está engatinhando e a chegada dessa grande potência pode acelerar esse processo e trazer benefícios para outros players.

Como usar essa situação a seu favor?

Por fim, devemos encarar essa mudança como sendo positiva. A competitividade faz com que todos os envolvidos busquem melhorar seus serviços, o que aumenta a satisfação do público e gera mais oportunidades.

No caso dos gestores de e-commerce, por exemplo, eles ganharão uma opção bem interessante para oferecer seus produtos. A expectativa do marketplace da Amazon é de que as taxas cobradas sejam menores que as tradicionais, o que é ótimo para quem quer explorar esse mercado.

Então, como vimos em nosso artigo, a Amazon no Brasil é um grande marco, cercado de grandes expectativas. É preciso preparar o seu negócio e deixá-lo mais competitivo, oferecendo melhores experiências aos consumidores.

Além disso, com toda a experiência que ela já possui, a empresa americana pode trazer ótimos benefícios para os lojistas, basta saber aproveitar as oportunidades.

Agora que você já viu sobre a chegada da Amazon no Brasil, confira como competir com grandes lojas virtuais.

5/5 - (2 Votos)
Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima