Montar um e-commerce é uma estratégia muito interessante para quem deseja criar um empreendimento altamente lucrativo de forma bem estruturada.
Uma loja virtual proporciona diversas oportunidades. Mas, para aproveitá-las da melhor forma, é preciso conhecer esse modelo de negócio. Portanto, o primeiro passo é saber como montar um e-commerce. Afinal, se você não começar do jeito certo, todas as estratégias que serão usadas para melhorar seus resultados serão em vão.
Por isso, neste artigo, mostraremos as principais dicas para quem deseja abrir uma loja virtual e conquistar grandes resultados. Confira!
Afinal o que é e-commerce?
E-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se à compra e venda de bens ou serviços através da internet. Este modelo de negócio abrange uma ampla gama de atividades comerciais que podem ser realizadas online, desde a venda de produtos físicos e digitais até a prestação de serviços e transações financeiras.
Como realizar um planejamento prévio para montar um e-commerce?
De início, você precisa se planejar. Logo, para montar um planejamento eficaz, é preciso definir:
- seus objetivos e metas: saber onde deseja chegar é fundamental para evitar “andar em círculos;
- seu público-alvo: lembre-se de que quem fala com todo mundo, não fala com ninguém. Portanto, entenda o que o seu público quer, quais são os seus medos e as suas dores, entre outras informações relevantes;
- sua estratégia de conversão: após atrair seu potencial cliente para o e-commerce, você precisa incentivá-lo a fechar o carrinho. Nesse sentido, otimize suas estratégias para convencê-lo de que o seu produto é o que ele precisa;
- como os resultados serão monitorados: entenda quais KPIs precisam ser acompanhados e defina um período para analisar os dados e entender o que pode ser melhorado nas suas estratégias.
Importância do planejamento
O planejamento orientará você a tomar melhores decisões, observando e corrigindo áreas consideradas críticas, ao mesmo tempo em que identifica oportunidades de crescimento.
Além disso, um planejamento prévio ajuda você a entender o seu mix de produtos, otimizando as suas estratégias de marketing e vendas.
Quais cuidados devem ser tomados durante a montagem do e-commerce?
Como o seu e-commerce lidará com dados sensíveis, é importante que você invista na proteção dessas informações. Com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as lojas virtuais precisam ter:
- certificado de segurança;
- políticas de privacidade;
- um canal de comunicação aberto para que o público possa tirar dúvida
Quais são as principais informações para montar um e-commerce?
Agora, vamos ajudar você a montar seu e-commerce de maneira eficiente. Tome nota das informações a seguir!
Registro do domínio
O primeiro passo para montar um e-commerce é registrar o domínio na internet. Depois que você já escolheu o nome da sua empresa, é fundamental garantir que o endereço do site esteja cadastrado em seu nome para evitar problemas futuros.
Antes de efetuar esse registro, você precisa verificar se ele está disponível. Há alguns sites possíveis para essa verificação e cadastro, como o Registro.Br e a GoDaddy.
Escolha da plataforma
A plataforma de e-commerce é a ferramenta em que a loja virtual será montada. Essa escolha é importante pois ela, provavelmente, seguirá em toda a vida do e-commerce.
Uma boa plataforma deve permitir uma gestão facilitada, assim como alterações simples e rápidas no design, além de garantir uma boa usabilidade aos usuários.
Uma escolha ruim pode engessar o seu ambiente virtual e atrapalhar bastante o seu negócio. Por isso, tenha muita atenção nessa escolha!
Documentos necessários para a abertura
Para abrir uma empresa no Brasil, há uma série de documentos que você precisa providenciar. Eles podem variar de acordo com a área de atuação, mas os mais comuns são:
- CNPJ;
- Inscrição na Previdência Social;
- Contrato Social;
- Registro na Junta Comercial;
- Alvará de Localização e Funcionamento;
- Inscrição Estadual.
Abertura de CNPJ para loja virtual
Se você quer montar um e-commerce, saiba que é obrigatório a abertura de CNPJ, ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
Para efetuar esse cadastro, você precisa preencher e entregar a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica (FCPJ) e o Quadro de Sócios e Administradores (QSA) na Junta Comercial. O envio dos documentos também pode ser feito via Correios.
Etapas de cada registro
Vamos aprofundar o assunto. Entenda o que você deve fazer em cada etapa do registro.
Contrato social
O contrato social define o capital que cada sócio aplicará na empresa, as parcelas de participação, a área de atuação e o modelo tributário.
Para obtenção desse registro, você deve elaborar o documento, reconhecer em cartório a empresa e a firma dos sócios, além de obter a assinatura de um advogado.
Registro na Junta Comercial
Para essa etapa, você deve levar até a Junta Comercial o contrato social, as cópias autenticadas do RG e CPF do titular ou dos sócios, o requerimento padrão da Junta Comercial, a Ficha de Cadastro Nacional — modelos 1 e 2 — e os comprovantes de pagamento das taxas de DARF.
Alvará de localização e funcionamento
Para obter o alvará, você precisará do formulário obtido na prefeitura, de uma consulta para verificar se o endereço desejado está disponível, cópia do CNPJ, da cópia do contrato social e dos laudos dos órgãos de vistoria (corpo de bombeiros, vigilância sanitária etc.), se necessário.
Inscrição estadual
A inscrição estadual é bem simples de se fazer. Todo o processo é realizado pela internet, no site do SEFAZ.
Lei do e-commerce
Para legalizar as atividades on-line e garantir que os direitos do consumidor sejam atendidos, o Decreto nº 7.962/2013 foi criado. Ele é conhecido como a Lei do e-commerce, e visa estabelecer algumas regras, como:
- identificação completa do fornecedor no site;
- endereço físico e eletrônico no site;
- informações claras e precisas;
- resumo e contrato disponibilizados;
- obrigação da etapa de confirmação de compra;
- regras para o atendimento eletrônico;
- manutenção da segurança das informações;
- permissão do direito de arrependimento;
- regras para estornos solicitados;
- regras para compras coletivas.
Quanto custa montar um e-commerce?
Chegamos a um assunto mais burocrático. Em um primeiro momento, você precisa ter um CNPJ antes de iniciar suas negociações. A partir da abertura da sua empresa, podemos definir uma média de custos que você terá ao montar um e-commerce.
Primeiramente, vamos destacar os tipos de empresa que você pode abrir:
- MEI: você pode ter no máximo um funcionário e seu faturamento anual não pode ultrapassar os R$ 81 mil. A única despesa tributária que terá é com a contribuição mensal de R$ 70,60;
- ME: o seu faturamento anual pode variar de R$ 81 mil a R$ 360 mil. A sua tributação será estabelecida de acordo com o seu faturamento, porém, os principais encargos são com COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido), CPP (Contribuição Previdenciária Patronal), IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social) e ISS (Imposto sobre Serviços);
- EPP: se a sua empresa fatura entre R$ 360 a R$ 4,8 milhões, seu custo tributário será correspondente a 9% do seu faturamento;
- EGP: para empresas que faturam mais de R$ 4,8 milhões, a carga tributária é cobrada com base na projeção de faturamento da receita bruta.
Além disso, é preciso ter em mente que será necessário pagar a empresa responsável pelo desenvolvimento do e-commerce, bem como:
- identidade visual;
- certificado digital (para emitir notas fiscais eletrônicas);
- contabilidade (se a sua loja virtual não se enquadrar no MEI);
- registro da marca;
- registro de domínio do e-commerce (nome da loja virtual);
- hospedagem;
- gateways de pagamento;
- estoque e logística;
- capital de giro;
- sistema ERP etc.
Vamos montar um e-commerce de grandes resultados?
Como vimos em nosso artigo, montar um e-commerce é uma estratégia muito interessante, mas deve ser feita respeitando cada etapa necessária para estar legalizado e evitar problemas futuros.
Agora que você já sabe o caminho para montar um e-commerce, fale com um dos nossos especialistas. Nós podemos te ajudar!