Se você vende produtos em marketplaces como o Mercado Livre, provavelmente já se perguntou como aproveitar ao máximo as possibilidades que a plataforma traz para seu negócio, certo? Então, que tal aprender algumas dicas sobre como criar títulos no Mercado Livre?
Tenha em mente que, para ser encontrado pelos clientes, saber criar títulos é fundamental. Aqueles que exibem as palavras-chave e informações básicas do anúncio ajudam o consumidor a economizar tempo. Com isso, você ganha em credibilidade e visibilidade e sai na frente na disputa pela atenção do consumidor.
Veja agora as 5 dicas matadoras que listamos para você criar títulos no Mercado Livre! Vamos lá!
Por que títulos bem redigidos fazem a diferença?
Nos marketplaces, a ideia é que o consumidor encontre diferentes opções de marca e ganhe tempo na busca pelo que procura. Afinal, quando o título de um anúncio é informativo e direto, não é preciso ir até a página do produto para saber logo de cara se ele interessa ou não.
Com isso, o potencial cliente economiza cliques. É claro que, num segundo momento, o usuário buscará um nível maior de descrição da mercadoria, assim como imagens dela. Mas tudo começa por títulos bem redigidos.
De acordo com a terceira edição do estudo Mercado Livre/IBOPE Conecta, entre os vendedores multicanais, 49% consideram o Mercado Livre como o responsável pela maior parte das suas vendas online. A pesquisa foi realizada em janeiro de 2017 com 512 empreendedores de micro, pequenas e médias empresas de todo o país.
Mas, como tudo, os marketplaces têm suas vantagens e desvantagens. Neles, você não tem uma identidade visual definida, paga uma porcentagem sobre cada venda e não tem autonomia total sobre o seu negócio.
Como criar títulos no Mercado Livre?
1. Pense como o usuário na hora de fazer a busca por um produto
Vale a pena dedicar um tempo para analisar a maneira como seu potencial cliente realiza suas pesquisas no marketplace. Coloque-se no lugar dele e tente extrair insights dessa experiência.
Por exemplo, enquanto algumas pessoas procuram por celular barato, outras podem optar por smartphones baratos. Se os termos da busca e sua chamada coincidirem, mais vezes seu anúncio será visualizado.
Mais adiante, vamos falar sobre o que é a replicação de anúncios e para que serve. É importante conhecer a diferença entre o Mercado Livre e outros marketplaces no que se refere à possibilidade de versões de anúncios.
2. Saiba escolher as palavras-chave
Tendo em mente como o usuário costuma fazer a busca, a etapa seguinte é definir as palavras-chaves do anúncio.
Para saber sua palavra-chave principal, responda o que é o produto e sua principal característica. São consideradas palavras-chave secundárias as qualificações do seu produto, como tamanho e material.
Caso possa somar mais informação à chamada, inclua a ocasião em que o potencial cliente poderá utilizar a mercadoria em seu dia a dia. Isso costuma ser bem interessante para anúncios de vestuário, por exemplo. Afinal, um sapato ou vestido pode ser mais casual ou mais chique. Que tal mencionar isso?
Uma ideia é utilizar as sugestões que a própria ferramenta de busca do Mercado Livre oferece quando se começa a digitar em sua caixa de pesquisa. Ela se baseia no número de buscas realizadas na plataforma.
Por exemplo, ao escrever “boneca”, são sugeridos os seguintes termos: “boneca inflável”, “boneca barbie estrela”, “bonecas reborn baratas” e “cabeça boneca para cabeleireiro”.
O Mercado Livre também conta com uma página de tendências, que mostra os 40 termos mais procurados no site nos últimos 40 dias. Ela é atualizada diariamente, e é possível aprofundar a pesquisa pelas categorias.
Já o Google oferece um planejador de palavras-chave, que fornece sugestões de palavras-chave e volume de pesquisa. A ferramenta é gratuita e faz parte do Google AdWords, serviço de publicidade do Google.
3. Evite usar sinais de pontuação e símbolos
Para não poluir visualmente seu título, evite usar sinais de pontuação e símbolos. Caso necessário, utilize apenas o hífen para separar informações e deixe espaço entre uma palavra e outra. Você tem à disposição 60 caracteres, aproveite-os da melhor forma possível.
4. Analise como seus concorrentes têm feito
Veja como seus concorrentes estão criando chamadas de produtos parecidos com o seu e aprenda também com eles.
5. Revise sempre
Seu título não pode ter erros de gramática ou digitação. Parece óbvio, mas não custa repetir.
Periodicamente, revise seus títulos. Encontre pontos que podem ser melhorados.
O que é replicar meu anúncio no Mercado Livre?
Embora não seja exatamente uma dica para criar títulos, saber o que é e para que serve a replicação de anúncios no Mercado Livre é bem importante, porque esse conhecimento ajudará você a ter mais visibilidade nesse marketplace.
Como já falamos, as pessoas usam diferentes termos para se referir a um mesmo produto numa busca. Você se lembra do exemplo de celular barato e smartphone barato?
Ao replicar o anúncio de uma mercadoria alterando apenas determinadas palavras no título, por exemplo, você consegue abarcar mais variações, aumentando a chance de ser encontrado por quaisquer tipos de termo.
A ferramenta de planejamento de palavras-chave, do Google AdWords, mencionada anteriormente, é especialmente útil nesse caso.
Usar diferentes versões permite fazer combinações não só nos títulos dos anúncios, como também em relação a formas de pagamento e frete. A partir daí, acompanhe e faça testes para saber quais deles estão tendo o melhor resultado.
Sai na frente na disputa da atenção do consumidor, invista na criação os melhores títulos para seus anúncios no Mercado Livre.
A tarefa de conseguir ser encontrado pelo potencial cliente requer que você se coloque no lugar dele, estude as palavras-chave mais adequadas, observe as atividades dos concorrentes e esteja atento para evitar erros de gramática e digitação.
Embora não seja possível abrir mão de descrições detalhadas e fotos de qualidade, ninguém duvida de que tudo começa por um título bem redigido.
Além dessas dicas matadoras para criar títulos no Mercado Livre que listamos neste post, você se lembra de alguma outra? O que já testou e deu muito certo e, também, o que não deu certo?
Compartilhe com a gente um pouco da sua experiência nos comentários e, claro, continue acompanhando nosso blog!