Com certeza, ao visitar uma loja virtual e pesquisar por algum produto, você já deve ter se sentido “perseguido” por ele. Não é mesmo? O nome disso é remarketing e ele tem sido uma das principais estratégias do marketing digital.
Ficou curioso e quer saber mais sobre ele? Continue lendo esse post 😉
O que é remarketing?
O remarketing é uma ferramenta do Google AdWords que sinaliza e identifica os visitantes da sua loja virtual. Dessa maneira, esses usuários receberão anúncios que têm o intuito de lembrá-los sobre algum produto que ele pesquisou e, até mesmo, chegou a colocar no carrinho de compras.
Para que o remarketing aconteça, os lojistas interessados precisam se inscrever no Google Adsense, serviço de publicidade do buscador. Por lá, as marcas exibem anúncios em texto, fotos e vídeos em websites. Essa disputa é administrada pelo próprio Google e os lucros são gerados tendo como base a quantidade de de cliques e visualizações.
Conhecida também como retargeting, essa tática é muito utilizada por e-commerces. Podemos, até mesmo, afirmar que o remarketing é uma das principais formas de conversão dos comércios eletrônicos.
Como o remarketing funciona?
Agora que já acendemos aquela luzinha sobre o que é remarketing, vamos entender como ele funciona.
Como dissemos, o remarketing (ou retargeting) é uma funcionalidade do Google Adwords, no qual o usuário é “capturado” ao visitar a sua loja virtual, principalmente se houver interação com algum produto. Mas, como essa captura acontece? Vamos ver abaixo:
a identificação do visitante é possível graças a utilização de um cookie, gravado no computador ou dispositivo da pessoa. Após essa ação, esse cookie intensificará a aparição de anúncios em sites e blogs que fazem parte do Google Adsense.
Agora, você deve estar se perguntando: como faço para que o Google identifique que eu quero um anúncio em formato remarketing?
Quando você estiver logado no Google Adwords, procure pela opção que permita com que a anúncio seja exibido em duas redes distintas: de pesquisa e de display. Dessa maneira, você conseguirá divulgar a sua loja virtual nas páginas de respostas do buscador e, claro, no formato remarketing.
Então, lembre-se de marcar a rede de display. Ela é a responsável por agrupar todos os sites, blogs e redes sociais que possuem espaço para a exibição de anúncios do Google Adsense, ok?
Para finalizar, assista ao vídeo que exemplifica tudo o que falamos aqui:
Lembre-se de que o marketing digital é a principal forma de divulgar a sua loja virtual. Por isso, fique atento a tudo que ele oferece. Para te ajudar, baixe o nosso e-book 7 melhores estratégias de marketing digital para o seu e-commerce.