A consultoria em e-commerce é um serviço customizado de otimização de negócios focados em vendas online. O trabalho dos especialistas é realizar diagnóstico da loja virtual e indicar pontos de melhoria. A consultoria em e-commerce pode ajudar lojas virtuais a aumentarem as vendas e escalar os resultados, qualquer que seja a etapa do negócio.
Ter uma consultoria em e-commerce traz muitos benefícios à sua loja virtual. Não basta simplesmente abrir um comércio eletrônico e esperar que os resultados cheguem. Na internet as oportunidades são extensas, mas a concorrência também é bem rígida. Por isso, contar com ajuda profissional é fundamental.
Dessa maneira, hoje vamos conversar sobre consultoria para lojas virtuais. Aqui na Bertholdo nós oferecemos esse serviço para nossos clientes e garantimos que essa estratégia traz ótimos resultados!
Então, tire todas as suas dúvidas neste conteúdo e veja como uma consultoria em e-commerce pode ajudar!
Antes de mais nada, o que é consultoria?
Consultoria, em qualquer área, é uma atividade profissional, exercida por um especialista, que visa diagnosticar e apresentar soluções para um determinado negócio.
Em uma consultoria, há intervenção intencional e confiável. Ambas as partes devem estar dispostas a compartilhar dados e manter em segredo informações sigilosas.
Por ela, também existe transferência de conhecimentos, principalmente por parte do profissional contratado. O consultor deve, por meio de habilidades e atitudes, contribuir para um único intuito: melhorar o desempenho do negócio em questão.
Aqui, é importante frisar que a consultoria deve ser prestada por um especialista que não esteja inserido diariamente na empresa contratante. Ele deve ter um olhar neutro, sem se envolver em questões internas à organização (nesse caso, seu e-commerce).
O que é uma consultoria em e-commerce?
No tópico anterior, nós mostramos o que é uma consultoria em geral. Agora vamos falar especificamente sobre a consultoria em e-commerce.
O serviço em questão permite trabalhar de forma estruturada e estratégica para aumentar vendas e a receita da sua loja virtual. Contar como o apoio de especialistas pode reduzir significativamente o tempo para alcançar objetivos e evitar erros. Tomar medidas baseadas em uma metodologia apresentará um caminho consistente, seguro e testado para o sucesso do seu e-commerce.
A equipe da Bertholdo já realizou consultoria online para lojas virtuais de diversos segmentos e portes. Diagnosticamos mais de mil lojas virtuais utilizando nosso exclusivo check-up gratuito. Nosso trabalho de consultoria em Magento e WooCommerce é realizado com dezenas de lojas virtuais de forma contínua.
Como funciona a consultoria em e-commerce
Quando alguém abre um e-commerce, muitas questões pairam no ar:
- O que faço agora que a loja está pronta?
- Como posso divulgar os meus produtos?
- Como aumentar as vendas?
É nesse momento que entra um profissional preparado para orientar e definir, de acordo com a sua realidade, as melhores estratégias para o seu negócio. Ou seja, um consultor especializado em e-commerce pronto para esclarecer essas e outras dúvidas.
Antes de qualquer ação, geralmente, é feita uma primeira reunião que funciona como uma investigação. Então, nessa etapa será verificado o tamanho do empreendimento, quais são os produtos ofertados, as características do público-alvo, os objetivos e as principais dificuldades.
Tanto esse primeiro levantamento quanto as demais reuniões da consultoria em e-commerce, normalmente, são realizados por Google Meet. Tudo é feito online, evitando deslocamentos desnecessários e perda de tempo.
Um bom exemplo de consultoria é o trabalho feito pelo Sebrae. Ele é uma entidade privada que ajuda micro e pequenos negócios, oferecendo educação empreendedora, capacitação, articulação política e financeira, além de acesso à tecnologia e inovação.
Quais as principais atividades da consultoria online em e-commerce?
Normalmente, o primeiro passo de uma consultoria é a identificação da situação do e-commerce com base nas principais métricas. Também, são definidas metas e objetivos a serem alcançados.
Outro passo essencial é definir a persona da loja virtual. Persona é a personificação do seu cliente ideal, ou seja, a criação de um personagem semi-fictício com as características de um consumidor que a marca deseja atrair e vender.
Um empreendimento pode, por exemplo, ter mais de uma persona, sem que isso mude os objetivos finais. A definição da persona impacta em todas as estratégias futuras, pois isso, interfere no tipo de linguagem, nos canais de comunicação, formas de abordagem, entre outros aspectos importantes.
Após essa etapa, serão traçadas as melhores medidas e estratégias para alavancar os resultados do seu negócio.
A partir do estudo da sua loja virtual, a consultoria em e-commerce auxiliará em questões como:
- pesquisa detalhada do seu segmento de atuação;
- monitoramento e identificação de possíveis falhas técnicas na sua plataforma de e-commerce;
- avaliação do cadastro de produtos: inserção de textos e fotos adequadas ao SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Busca Orgânica) e, consequentemente, melhor posição no Google;
- propor estratégias de marketing digital: redes sociais (quais mídias são indicadas ao meu negócio e como utilizá-las), e-mail marketing, Google Ads, Facebook Ads e outros;
- aprimorar o atendimento: como preparar a sua equipe, independente de seu tamanho, para atender as necessidades do cliente desde o primeiro contato até o pós-venda;
- otimização de logística e métodos de pagamento;
- entre várias outras atividades.
Quais resultados a consultoria proporciona à minha loja virtual?
Todo trabalho de consultoria em e-commerce precisa ser feito em conjunto. Então, de nada adianta contratar esse serviço se você não colocar em prática a estratégia sugerida. Também, deve-se acompanhar os resultados constantemente.
O trabalho de um consultor é orientar e preparar o empreendedor para caminhar sozinho. Um exemplo é o cadastro de produtos: nesse caso, o profissional não vai fazer o trabalho por você, mas proporcionará tudo o que for necessário para que o aprendizado se torne prática.
Dessa maneira, esteja atento às recomendações e pratique!
Quais são os benefícios de uma consultoria focada em e-commerce?
Agora que você já sabe do que se trata uma consultoria em e-commerce e como ela funciona, vamos falar sobre os benefícios que esse serviço pode trazer para o seu negócio.
Direcionamento para as ações
Muitos novos empreendedores são atraídos ao mundo virtual com a promessa de bons ganhos e custos de operação e manutenção inferiores, se comparado a uma loja física. Essas vantagens, apesar de reais, devem ser encaradas com cuidado.
Não adianta ter uma loja virtual, cadastrar os produtos, mas se esquecer de traçar boas estratégias de marketing para atrair tráfego, por exemplo. Então, a consultoria vai trabalhar em todos os aspectos, pensando no negócio de ponta a ponta, de maneira global. Isso pode fazer toda a diferença no faturamento!
Otimização dos investimentos
Outro ponto de benefício é quanto a otimização dos investimentos. O Google Ads é um exemplo de plataforma muito utilizada pelos empreendedores digitais. Ela funciona como um leilão de palavras-chave, em que você determina valores de lance para uma determinada ação do público.
Investindo no Google Ads você consegue alcançar uma boa audiência, colocando sua loja em destaque rapidamente. Porém, quanto é necessário investir? Será que o lucro da venda está sendo maior que o valor investido? Será que há como melhorar esse trabalho? Essas questões serão respondidas durante a consultoria.
O seu investimento disponível poderá ser amplamente otimizado por profissionais capacitados e treinados para isso.
Embasamento em resultados
Já falamos, ao longo deste conteúdo, que o papel do consultor é direcionar o cliente a seguir seu próprio caminho e isso é visto aqui. Cada decisão a ser tomada no negócio tem um peso e gera consequências. Uma ação errada pode representar grande perda financeira, assim como uma decisão certa gerar ótimos lucros.
Para aumentar a segurança é preciso se embasar em resultados, não em achismos e crenças. Na consultoria em e-commerce serão levantadas as métricas, metas e um plano de acompanhamento para que todos os envolvidos mantenham o negócio sobre controle e saibam realizar as ações quando necessário.
Como é a consultoria da Bertholdo?
Aqui na Bertholdo as consultorias são feitas por ciclos que duram três meses. Em um ciclo, por exemplo, sobre geração de tráfego, serão trabalhadas todas as etapas para que você consiga fazer suas próprias campanhas de divulgação de produtos, lançamentos e promoções.
No final de cada ciclo o consultor mensura os resultados junto a você. Se eles forem abaixo do desejado, são analisados os motivos e definidas novas estratégias. Assim seu negócio pode prosperar e alcançar os resultados que você espera!
A Bertholdo oferece um produto focado apenas em consultoria em e-commerce, chamado BRT Turbo. Esse pacote inclui serviços de consultoria, apoio e treinamento para alavancar a receita do seu e-commerce. O diferencial é que você faz um pequeno investimento mensal sem nenhuma forma de fidelização (pode-se cancelar quando quiser mediante aviso prévio de 30 dias). Se quiser contratar o serviço, entre em contato conosco.
Muitas empresas desejam contratar apoio profissional para seu e-commerce. Porém, algumas ficam inseguras ao investir e selecionar uma empresa de consultoria. A equipe da Bertholdo entende essa situação, pois já iniciamos o trabalho com diversos clientes desconfiados dos resultados da consultoria de e-commerce.
Então, pensamos em como te ajudar na tomada de decisão. Nosso Check-up 100% Gratuito foi criado para você experimentar nosso trabalho de consultoria grátis.
Uma das primeiras etapas da Consultoria da Bertholdo é identificar falhas técnicas na loja virtual. Em diversos casos o lojista não tem conhecimento das falhas e erros do seu e-commerce e acaba perdendo vendas para os concorrentes.
Para resolver essa situação, disponibilizamos nosso exclusivo Check-up Gratuito. Ou seja, você pode experimentar a primeira etapa da nossa metodologia totalmente grátis. Se quiser saber mais e solicitar, clique aqui.
E então, o que achou do nosso conteúdo sobre consultoria em e-commerce? Ficou interessado em aplicar esse trabalho no seu negócio?
Se você deseja contratar consultoria profissional e customizada, conheça o BRT Turbo, que é um pacote completo de serviços de consultoria que vai te ajudar desde o marketing até a otimização da loja virtual!