Os influenciadores digitais são uma das principais tendências observadas nos últimos anos quando se fala em internet, com conteúdos direcionadas a todas as idades, principalmente as gerações Y e Z.
E você, já conhece esse termo? Já pensou em aliar sua marca à ideia? Se você ainda não está familiarizado com o assunto, chegou a hora. Afinal, eles estão com tudo e ganham, cada vez mais, espaços publicitários que, antes, eram das TV’s e outros grandes veículos impressos.
No cenário atual, ao adquirir serviços ou comprar produtos baseados em anúncios prévios, muitas pessoas recorrem ao aval de personalidades da internet – youtubers ou celebridades de outras mídias como o Instagram ou Snapchat – para decidirem em quais marcas irão investir.
Por isso, o chamado influencer marketing se tornou uma das estratégias mais promissoras para alavancar a captação de novos clientes e, claro, as fidelizações.
Assim, no post de hoje, você vai ver como aproveitar essa nova tendência, além de conhecer quais são os critérios que devem ser levados em conta na hora de escolher um influenciador para a sua marca ou loja virtual.
Por que os influenciadores causam tanto impacto?
Existem inúmeros canais no Youtube e perfis do Instagram onde pessoas testam, utilizam e comentam a respeito de uma enorme variedade de produtos.
Estas celebridades da internet têm o respeito, admiração e atenção de milhares de fãs, que seguem avidamente suas opiniões, escolhas e estilos. Não é surpresa, então, que estes seguidores estejam muito mais predispostos a utilizarem as marcas que os seus ídolos adotam.
O marketing tradicional já observou este efeito ao utilizar famosos para realizar os anúncios de vários tipos de produtos, estratégia que se mostra muito lucrativa até hoje.
No entanto, no ambiente virtual, este impacto é muito mais profundo e orgânico, porque os fãs de um influenciador digital sentem-se conectados à realidade de seu ídolo e prestam atenção no que eles dizem e fazem de maneira muito mais sincera e orgânica.
Afinal, uma coisa é ver uma pessoa famosa em um anúncio de TV falando sobre um produto que não está nem um pouco alinhado com sua personalidade. Poderoso mesmo é ver uma pessoa influente utilizando casualmente um produto dentro de sua realidade, lidando com uma audiência orgânica e engajada.
Como os influenciadores podem ajudar seu e-commerce?
Não faz muito tempo que empresas perceberam o enorme poder que os influenciadores digitais têm em suas mãos. Marcas, que já mergulharam nessa experiência, conseguiram criar relações fortes com estas celebridades virtuais e, também, aumentaram a visibilidade do seu nome e produtos.
Isto acontece porque os influenciadores afetam emocionalmente o seu público, por meio de buscas ativas e vivências positivas. Dessa maneira, quando ele comenta sobre um produto (ou somente o usa casualmente), sua audiência irá acreditar em suas percepções, avaliando positivamente a marca em questão, pois ela está inserida em um contexto muito mais informal.
Afinal, como encontrá-los?
Defina claramente os seus objetivos
O primeiro passo para encontrar influenciadores digitais é definir exatamente o que espera deles e qual o objetivo que deseja alcançar com essa estratégia. Antes de mais nada, é preciso que eles falem a mesma língua que você e estejam de acordo com os recursos disponíveis para essa ação.
Caso sua empresa tenha um alcance municipal, por exemplo, você não fechará parceria com uma celebridade mundial, não é mesmo? Tampouco adianta contratar um blogueiro que faz sucesso apenas no seu bairro se o seu empreendimento movimenta milhares de clientes diariamente.
Pense também na sua meta. Quer mais credibilidade? Então, apesar de não ser uma regra, é bem possível que um médico renomado e com excelentes conhecimentos técnico-científicos traga melhores resultados do que um ex-participante de um reality show. Estude bem as possibilidades do que é melhor para a sua marca e seu nicho naquele momento.
Use o poder das redes sociais
Não dá para pensar em encontrar influenciadores digitais sem pensar nas redes sociais, não é verdade? Invariavelmente, essas pessoas contarão com um bom poder nessas mídias e servirão também para que você descubra se elas têm o alcance desejado e atitudes condizentes com a missão e os valores do seu negócio.
O número de seguidores é um bom indicativo. Porém, apesar de o alcance ser importante, ele não deve ser o critério número um. Preocupe-se, sobretudo, se ele consegue refletir o posicionamento da sua marca: com um maior poder de persuasão exatamente com o público que você deseja atrair, conquistar ou fidelizar.
Pesquise o máximo que puder
Evidentemente, antes de fechar uma parceria importante para os resultados da sua empresa, você deve pesquisar o máximo que puder. Observar o que está sendo falado no universo virtual é um meio de descobrir um ou mais influenciadores adequados para as suas campanhas. E é aí que fazer um bom monitoramento se torna importante.
Além da pesquisa manual, existem algumas ferramentas que podem ajudar você nessa empreitada. Veja dicas durante esse texto.
Não menospreze o mundo real
Apesar do universo online ser a principal fonte de influenciadores digitais — por motivos óbvios —, isso não quer dizer que você deva desprezar as buscas no mundo real. As ruas também estão repletas não apenas de pessoas influentes, mas também de um público que consome suas notícias e deseja se expressar.
Para refinar a busca, procure participar de eventos relacionados a sua área de atuação. Essa é uma excelente maneira de detectar influenciadores, pois são locais nos quais eles estão se apresentando repetidamente, podendo ser encontrados facilmente quando as cortinas se fecharem.
Plataformas que te ajudarão na busca por influenciadores digitais
- Airfluencers: nessa plataforma, há como buscar e gerenciar campanhas junto a influenciadores. Pelo Airfluencers Score, também há como medir a qualidade do engajamento dos profissionais.
- Stilingue: essa é uma importante ferramenta de medição e relatórios para redes sociais. Uma das funções é identificar influenciadores através de determinados temas e causas que são abordados por esses influencers.
- Squid: plataforma voltada para os microinfluenciadores (que são pessoas que falam com determinado nicho do mercado). A Squid, então, funciona como uma intermediária, buscando e identificando os profissionais que mais têm a ver com o seu e-commerce.
- Fluvip: plataforma com foco na gestão e ativações de campanhas para a divulgação do seu negócio junto aos influenciadores digitais. Por lá, também é possível fazer o mapeamento de profissionais que têm a ver com o seu mercado.
- SocialBlade: puxa dados estatísticos de um determinado perfil do Twitter, Instagram, TikTok, Youtube e outras redes sociais.
O que você deve procurar ao criar parcerias?
É importante ressaltar que você não deve apenas buscar por influenciadores com um milhão de seguidores. Há alternativas mais em conta com um público tão engajado quanto. Tudo depende do segmento, ok? Por isso, separamos algumas dicas para você se preparar para esse tipo de parceria:
Fique de olho em polêmicas e posturas dos influenciadores
Esses profissionais são seres humanos com erros e acertos. Porém, é importante que faça uma pesquisa minuciosa na internet e confira se os nomes de seu interesse já estiveram envolvidos em polêmicas e, claro, se possuem posicionamentos pré-conceituosos.
A internet não perdoa e vai vincular sua empresa a esses nomes, te colocando, de fato, como marca que apoia tais posicionamentos.
Invista
Não espere que presentes ou viagens facilitarão sua relação com influenciadores. Eles trabalham com dinheiro e quanto maior for sua audiência, mais cobrarão.
Procure alguém alinhado com a sua marca
Afinal, você quer alguém que se comunique com um público parecido com a da sua empresa. Fora que se você procurar algum influenciador que fala de assuntos muito diferentes do que você vende, corre o risco da sua marca parecer forçada ou fora do lugar no conteúdo feito pelo influenciador.
Crie relações simbióticas
Ao lidar com influenciadores, pense que o seu investimento e confiança serão de grande valia para eles. Por isso, estabeleça um diálogo sincero e crie situações vantajosas para ambos.
Dê liberdade de criação
Os influenciadores fazem sucesso porque eles sabem se comunicar com sua audiência. Então, não tente impor falas ou muitas regras. Deixe que eles lidem com a linguagem e o conteúdo de maneira mais natural.
Aproveite o momento
Existe uma enorme oferta de influenciadores de vários tipos e poucas empresas estão vendo essa oportunidade. Por isso, aproveite essa diversidade e inicie o seu relacionamento com esses profissionais.
Você já utiliza influenciadores na sua estratégia de marketing? Já avaliou essa opção?
Esteja pronto para começar a desenvolver estratégias de marketing digital com influenciadores. Todas as dicas acima vão facilitar nos primeiros contatos.
Você sabia que influenciadores digitais estão fazendo dinheiro com lojas virtuais? Não? Clique no link e descubra os influenciadores que investem no mercado de e-commerce!
E para receber mais conteúdos como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter!