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Meios de pagamento para e-commerce: quais são os melhores?

Cada meio de pagamento para e-commerce possui particularidades que precisam de avaliações prévias. Aqui, te ajudamos a decidir o que é melhor para a sua loja virtual

✓ Conteúdo criado por humano

Saber sobre os melhores meios de pagamento para e-commerce é tão importante quanto a escolha dos produtos que serão vendidos e o layout da sua loja virtual. É preciso ter em mente que, além de influenciar no fechamento de novas vendas, essa opção também representa uma parcela dos custos operacionais do seu negócio.

Para ajudá-lo nessa escolha, listamos algumas dicas para que você avalie essas opções da melhor forma possível. Acompanhe!

Entenda a diferença entre facilitadores de pagamento e gateways

Antes de fazer qualquer escolha dentro desse tema, é preciso entender a diferença entre os facilitadores e os gateways de pagamento.

Enquanto o gateway de pagamento faz a ligação direta entre a loja virtual e a organização financeira responsável pela cobrança, o facilitador de pagamento trabalha coletando os dados do seu cliente e liquidando as transações.

É importante lembrar que, como o gateway de pagamento elimina a necessidade de intermediários para finalizar a compra, o cliente não precisa deixar o ambiente de sua loja virtual para finalizar a negociação.

Isso não acontece com os facilitadores de pagamento, já que eles exigem que o cliente acesse uma página externa à sua loja virtual para finalizar o pedido — fator que pode prejudicar o fechamento de novas vendas.

Entretanto, vale ressaltar que os dois meios oferecem a segurança necessária ao consumidor para a realização da transação de pagamento.

Entenda a diferença entre facilitadores de pagamento e gateways

Integre os meios de pagamento online com a sua loja virtual

Os meios de pagamento online escolhidos para a sua loja virtual precisam ser fáceis de integrar à plataforma responsável pela gestão de seu e-commerce.

Isso é importante porque, caso haja alguma inconsistência entre a plataforma de gestão e a de pagamento de sua loja, a experiência do usuário e a segurança de seus clientes podem ser prejudicadas, influenciando diretamente em seu negócio.

Por isso, antes de escolher os meios de pagamento online para o seu e-commerce, confira se todas as funcionalidades e características podem ser integradas à sua loja virtual sem dificuldades, garantindo, assim, a satisfação em relação ao que você deseja.

Ao fazer a escolha dos meios de pagamento que serão utilizados em seu e-commerce, é importante identificar quais são as opções mais procuras para a efetivação da compra pelo seu público-alvo.

Garanta a segurança nas transações

Você precisa estar ciente de que garantir a segurança dos clientes de sua loja virtual não é um luxo ou mesmo um diferencial competitivo, mas uma obrigação para qualquer negócio online. Esteja sempre atento a isso!

Sabendo disso, é indispensável que os meios de pagamento online escolhidos por você sigam os certificados SSL e protocolos HTTPS, garantindo que os dados confidenciais de seus clientes sejam criptografados em cada transação. O pagamento seguro deve ser uma prioridade!

Ofereça várias opções de pagamento

Para garantir o sucesso de seu negócio, o ideal é que você não perca nenhuma venda, principalmente por não oferecer as opções de pagamento que seu cliente precisa.

Por isso, o ideal é que você vá além das cobranças por cartão de crédito e invista também em métodos de pagamento como boleto bancário, transferência eletrônica e até mesmo facilitadores de pagamento como o PayPal e Mercado Pago.

Vale lembrar que a FEBRABAN anunciou o fim do boleto sem registro, simplesmente conhecido como boleto bancário no mundo do e-commerce. Isso está provocando alguns transtornos para novas lojas virtuais, que não conseguem mais contratar esse meio de pagamento diretamente com os bancos.

Quanto mais opções de pagamento online sua loja virtual oferecer para o seu cliente, menores serão as objeções dele para compra e, com isso, você vai aumentar as suas vendas.

Porém, é fundamental não apenas ter várias opções para o pagamento online, mas também saber escolher, no nicho de alternativas, as que mais se adaptam ao seu e-commerce de acordo com a preferência de pagamento do consumidor final .

Tendo isso em mente, você saberia dizer qual a forma de pagamento preferida dos consumidores no mercado online?

 Meios de pagamento para e-commerce quais são os melhores

Meios de pagamento mais utilizados

Cartão de crédito

Devido à flexibilidade, facilidade e, principalmente, rapidez de efetuar o pagamento das compras online com o cartão de crédito, ele figura como o favorito dos consumidores.

Muitas lojas online já possuem a opção de salvar os dados do cartão para a realização de uma próxima compra, o que é sensacional! Dessa forma, não é preciso digitar todos os números novamente.

Black Bertholdo

Para atingir um público diversificado, é necessário aceitar uma ampla gama de bandeiras de cartão, como Visa, Mastercard e American Express, entre outras.

A aceitação ou rejeição do pagamento é feita minutos após a validação do cartão, fazendo com que o envio do produto seja ainda mais rápido.

Boleto

Essa é uma ótima opção para quem quer efetuar o pagamento a vista, mas não quer utilizar o cartão de crédito. O boleto é gerado na hora, sem nenhum tipo de burocracia e pode ser pago pelo meio que o cliente desejar — internet banking, aplicativo bancário, casas lotéricas etc.

Uma vez que nem todos os usuários do mercado online possuem cartão de crédito, ter a opção de pagamento por boleto é uma grande valia.

Após feito o pagamento, geralmente o banco demora entre 2 e 3 dias úteis para liberar o valor ao lojista. Sendo assim, o envio do produto é postergado até essa liberação.

Transferências Bancárias Online (TED/DOC)

É possível fazer uma transferência eletrônica, da conta do comprador diretamente para a da loja. Esse é um meio de pagamento a vista, tão seguro quanto a utilização do boleto bancário — porém, com uma liberação mais rápida.

Carteiras Digitais (e-Wallets)

As carteiras digitais como PayPal, Apple Pay e Google Pay são seguras e facilitam o armazenamento e uso de dados de pagamento. Essas carteiras permitem que os clientes façam compras em lojas físicas e online sem precisar repetidamente fornecer seus detalhes de cartão de crédito. A experiência de compra é mais rápida e segura com suas sofisticadas ferramentas de segurança, checkout rápido e menor abandono de carrinho.

Pagamentos recorrente

Os pagamentos recorrentes são cobranças automáticas em intervalos regulares autorizadas pelos clientes, facilitando a gestão de assinaturas e serviços contínuos. Essa prática beneficia negócios ao garantir receita estável e melhorar a retenção de clientes, proporcionando conveniência, previsibilidade financeira e redução do churn.

Confira e fique atualizado com a nosso Papo de Loja falando sobre o fim do cartão virtual.

Pagamentos por Criptomoedas

Aceitar pagamentos em criptomoedas como Bitcoin ou Ethereum pode atrair um público específico em todo o mundo em mercados mais avançados.

Facilitadores

Muitas pessoas confiam no pagamento via intermediador. Além de possuírem um sistema tão seguro quanto aqueles utilizados para pagamentos com cartão, ainda é possível realizar o pagamento por boleto bancário.

É uma ótima maneira de organizar todas as operações financeiras do seu e-commerce, para que trabalhem em conjunto.

A aprovação ou rejeição do pagamento é rápida, ajudando nas operações logísticas da loja virtual.

Fique atento às taxas

Cada forma de pagamento possui custos operacionais que devem ser levados em conta durante o seu planejamento. É preciso analisar com cuidado a melhor relação custo-benefício de cada opção para o seu negócio.

É necessário levantar, também, qual é a forma de pagamento preferida dos seus clientes. Afinal, serão eles que vão movimentar as compras do seu e-commerce.

Os cartões de crédito possuem taxas mais elevadas. Além de uma mensalidade que pode variar entre R$ 24,00 e R$ 90,00 apenas para oferecer essa opção de pagamento, é cobrada uma taxa média de 5% sobre cada venda realizada — fator que deve ser levado em consideração na sua política de preços.

Já os boletos bancários são ótimas alternativas para receber à vista. Porém, apresentam um custo de aproximadamente R$4,00 para cada negócio realizado, independentemente do valor da venda.

Como tem uma taxa fixa de valor baixo, o boleto é um dos meios de pagamento para e-commerce mais vantajoso ao lojista, que, em contrapartida, costuma oferecer um desconto ao cliente na escolha dessa opção.

Já os gateways de pagamento (ou intermediadores) exigem uma cobrança fixa de aproximadamente R$0,65 por cada transação efetuada mais uma taxa sobre o valor do pagamento, que pode chegar a até 5% de cada operação.

Observe que, em todos os casos, são necessários que os custos das operações bancárias sejam inclusos no custo geral da sua loja virtual. Por isso, não cometa o erro de não contabilizar esse valor!

Qual meio de pagamento para e-commerce é o seu favorito?

Como vimos, há várias opções de meios de pagamento para e-commerce disponíveis, que poderão influir diretamente não apenas na retenção dos clientes, mas também no sucesso do seu empreendimento. Por isso, não se esqueça de considerar o perfil do seu consumidor ao analisá-las e compensar o gasto com taxas ao valor do seu produto. Assim, você não correrá riscos de prejuízos!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Flávio Augusto Bertholdo

Fundador da Bertholdo, Especialista em E-commerce, Consultor SAP, Apaixonado por Marketing, Finanças e Cultura Pop

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