Se você ainda imagina que o público acima de 60 anos de idade não está conectado à internet, de forma ativa e realizando compras, indicamos que reveja os seus conceitos.
De acordo com pesquisas, essa faixa etária, conhecida como Geração +60, está mais antenada do que nunca. Afinal, hoje vivemos mais e, muita das vezes, melhor do que há algumas décadas.
Um levantamento realizado pela consultoria A.T. Kearney, em parceria com o The Consumer Goods Forum (CGF), apurou que a previsão é de que, até 2047, existam cerca de dois bilhões de consumidores na terceira idade em todo o mundo.
Esses números foram coletados a partir de dados demográficos e entrevistas com mais de três mil clientes e consumidores +60 em sete países.
Imagine o filme Um senhor estagiário, clique aqui e assista ao trailer, em que o ator Robert De Niro interpreta um homem cheio de energia e que retorna ao mercado de trabalho mesmo após a sua aposentadoria.
Imaginou? Agora, vamos trazer isso para a realidade!
Geração +60: quem são?
Uma pesquisa realizada pelo SeniorLab, empresa que tem como foco o comportamento da geração +60, mostrou que, do total de entrevistados, 71% já se aposentaram, mas 39% continuam trabalhando.
Sobre suas posições no mercado, a maior parte (17,2%) são professores da rede pública ou privada e empregados da área de serviços (12%), o que endossa a imagem transmitida pelo personagem de De Niro.
O que sentimos é que esses “novos jovens” buscam formas de se manterem inseridos nos novos comportamentos, são mais independentes financeiramente e priorizam a qualidade de vida em todos os setores de seus cotidianos.
Os dados apresentados pela Consultoria A.T. Kearney (que citamos no início desse texto) mostram que, entre os entrevistados de 60-64 anos, 49% compram online; entre os de 65-79 anos, 41% são adeptos ao e-commerce; e 29% das pessoas com mais de 80 anos também realizam compras online.
Em comparação às outras nacionalidade, os +60 brasileiros foram observados como potenciais consumidores de e-commerce.
Essa tendência registrou, em 2015, mais de 634 bilhões em compras online, segundo o SeniorLab. Sendo que este público ainda apresenta escolaridade mais alta e predominância do sexo feminino.
Geração +60: o que querem?
O SeniorLab também divulgou que esse público passa cerca de 57 minutos conectados ao dia. Eles pesquisam mais e estão disposto a pagar um preço maior por produtos de qualidade, além de serem fiéis às suas marcas preferidas.
Em seus hábitos de consumo estão alimentos, bebidas e produtos de saúde. Eles gastam menos em roupas e acessórios. Outro dado importante é que eles compram menos em quantidade, mas possuem um ticket médio maior do que os mais jovens.
Geração +60: onde eles estão?
No Facebook! Sim! Eles adoram redes sociais e consomem muitas informações por elas. Então, use e abuse de promoções e anúncios na fanpage da sua loja virtual.
Veja o gráfico desse comportamento fornecido pelo SeniorLab.
O acesso da geração +60 também cresceu via celulares. De acordo com Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada em abril deste ano pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), 76% dos lares brasileiros têm os smartphones como preferência, o que inclui, claro, as pessoas com mais de 60.
O que pensar sobre tudo isso?
As lojas virtuais precisam se adaptar e incluir esse grupo em suas publicidades. Não há como fechar os olhos para esse crescimento, sendo que a população com +60 cresce no Brasil.
Então, reveja as suas estratégias! A pesquisa do SeniorLab também verificou que a maioria dessas pessoas possuem um olhar negativo para as propagandas na internet.
Eles querem ser representados, possuem interesse e poder de compra. Lembre-se disso na hora de montar a sua próxima campanha e pense em três fatores: inclusão, reorganização social e valor.
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